Empréstimo pelo cartão de crédito: saiba como conseguir

Existem diversas formas de conseguir crédito, algumas mais vantajosas e outras menos, dependendo também da sua situação. Existe o empréstimo pessoal, o consignado, o crédito rotativo, entre outros. O que muita gente não sabe, no entanto, é que é possível pedir um empréstimo pelo cartão de crédito.

Ao contrário de outras formas de crédito, o empréstimo pelo cartão de crédito não exige que você tenha conta no banco que oferece. Assim, é mais fácil conseguir crédito pré-aprovado, por exemplo, dando mais agilidade ao processo. É um jeito cômodo e prático de conseguir um dinheiro extra em uma situação de dificuldade.

Related articles

Em termos de custo/benefício, é muito parecido com o empréstimo pessoal. Ou seja: aqui também você encara os juros e os problemas que eles podem causar. Para isso é preciso tomar algumas precauções e fazer um planejamento antes de tomar o empréstimo. Assim, você consegue garantir seus objetivos, sem cair em dívidas.

Leia mais: Qual é o melhor banco para abrir conta PJ em 2021?

O que é o empréstimo pelo cartão de crédito?

O cartão é um dos métodos favoritos de pagamento dos brasileiros. Isso tem razão de ser: é prático, rápido e seguro. Você pode fazer compras grandes sem sair com muito dinheiro de casa, se livra do problema que é o troco e, com o limite, aumenta seu poder de compra. Há vários motivos para ter um cartão de crédito, mas pouca gente sabe que também é possível pedir um empréstimo por ele.

É uma opção interessante, na medida em que você não precisa ter uma conta-corrente no banco que tem o cartão. Dessa forma, há um pouco mais de independência. Porém, existe um detalhe importante: as parcelas do empréstimo virão na fatura do cartão de crédito.

Embora você pague as parcelas pela fatura, não necessariamente isso vai comprometer o limite. Nem todas as instituições são iguais nesse aspecto, então é preciso verificar caso a caso. Como o vínculo com o banco é mais superficial, pois você não tem conta-corrente, as taxas de juros também podem ser ligeiramente mais altas. Em assuntos de crédito, é sempre bom olhar todas as possibilidades e escolher qual, no fim das contas, vai ficar mais barata.

Como fazer empréstimo pelo cartão de crédito?

Hoje em dia, qualquer operação financeira está mais simples, pois pode contar com a agilidade que a internet proporciona. O empréstimo com o cartão de crédito não é uma exceção, nesse sentido, e você pode ter o dinheiro em no máximo 3 dias úteis. Mesmo assim, vale a pena saber quais os passos do processo, para saber o que vem à frente.

Em primeiro lugar, é importante verificar se a sua operadora de cartões oferece o serviço do empréstimo. Nem todos os bancos permitem, então é realmente necessário pesquisar antes. Além disso, você precisa pesquisar quais as condições do empréstimo. Uma condição, em especial se você usa bastante o cartão, é bastante crítica: se a parcela do empréstimo vai comprometer seu limite.

Depois disso, você pode fazer uma simulação no site ou app da instituição. Recomendamos fazer a simulação antes de qualquer solicitação, pois é bastante simples se enganar quando os valores não estão suficientemente visíveis. Na simulação você pode ver o tempo para quitar o empréstimo, valor das parcelas e outras informações vitais.

Feita a simulação, é hora de solicitar seu empréstimo. Você terá de preencher um cadastro com seus dados e enviar alguns dos documentos. O banco então vai fazer uma análise de crédito, para saber quais suas condições de honrar com as dívidas. Tenha em mente que os juros são mais altos conforme aumenta o risco de você não retornar o empréstimo.

Após o banco fazer a análise de crédito, o contrato fica disponível para você assinar. É bem importante dar uma estudada nele antes de assinar qualquer coisa, pois é o seu dinheiro que está ali. O dinheiro geralmente é liberado na hora, mas dependendo da instituição pode demorar uns 3 dias.

Saiba mais: Juros empréstimo consignado: saiba por que é mais vantajoso

Cuidados a tomar

Assumir dívidas é sempre algo a ser feito com cuidado. Afinal, a partir do momento que elas passam do controle, elas diminuem muito sua capacidade de compra e qualidade de vida de uma forma geral. Com o empréstimo pelo cartão de crédito não é diferente.

Um ótimo começo é pesquisar qual a taxa média de juros do empréstimo pessoal no banco escolhido. Essa taxa está no Banco Central e é importante lembrar que é uma taxa média, ou seja, pode ser maior. No caso do empréstimo pelo cartão de crédito, provavelmente vai ser um pouco maior, se você não tiver conta-corrente no banco. Isso é simples de entender: os juros são uma forma de lidar com o risco em operações financeiras, e os bancos tendem a confiar mais nos seus próprios correntistas.

Se você quer mais informação sobre todo tipo de empréstimos, financiamentos, consórcio e finanças no geral, continue acompanhando nosso blog. Aqui damos a informação necessária para você tomar as melhores decisões com o seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Cadastre-se e receba dicas, notícias e informações sobre cartões de crédito, contas, bancos e finanças!

    Aceito entrar em contato

    | Publicidade |

    Posts recentes