Carta de consórcio contemplada: entenda como funciona

Quem quer comprar uma casa, ou um carro, ou contratar um serviço um pouco mais caro, precisa saber as dificuldades que os juros representam. Isso porque eles podem sair do controle, quando se contrata um empréstimo ou financiamento, gerando dívidas. O consórcio, solução para esse problema, tem também alguns inconvenientes, pois nos sorteios e lances, não se tem controle sobre quando vai conseguir a carta de crédito. Uma forma de driblar essa questão é comprar uma carta de consórcio contemplada.

Continua após a publicidade

Mas como isso funciona? Basicamente, você compra de alguém que já foi contemplado, e se compromete a pagar as parcelas restantes do consórcio. Essa é uma maneira de conseguir o serviço ou produto, sem ter de esperar pelo sorteio.

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Isso é realmente uma mão na roda, mas é preciso tomar alguns cuidados. Afinal, muitas pessoas com más intenções vendem cartas falsas ou com problemas. Neste artigo iremos explicar como funciona a compra da carta de consórcio contemplada e como se prevenir de golpes.

Leia mais: Banco BMG é bom? Veja avaliação e se vale ser correntista!

Como funciona a compra da carta de consórcio contemplada?

Em termos gerais, pode-se dizer que o consórcio é uma tentativa de solucionar o problema dos juros e do preço de bens como casas e veículos. Num consórcio imobiliário, por exemplo, cada associada paga uma parcela do imóvel. Assim, compra-se uma carta de crédito com o valor do imóvel todos os meses. Essa carta é sorteada entre os associados.

O consórcio é vantajoso porque elimina os juros: você só paga o valor do imóvel. Ainda assim, existem taxas de administração que as empresas cobram por viabilizar o consórcio. Além disso, o risco do endividamento continua presente. A pessoa pode se associar ao consórcio e, depois, não conseguir pagar o valor das parcelas. Continua sendo um problema menor do que os juros, mas o risco ainda existe.

Continua após a publicidade

Ao ser contemplada e receber a carta de crédito, a pessoa pode não querer trocar ela pelo imóvel, veículo ou serviço. Nesses casos, você pode comprar a carta de crédito dela, assumindo as parcelas que ainda faltam. Assim, você tem o imóvel mais rápido, podendo morar nele, ou mesmo alugar.

Comprar carta de consórcio contemplada vale a pena?

Isso depende. Se seu objetivo for investir, vai depender se o imóvel em questão vai valorizar, ou se o valor dos aluguéis compensam as parcelas. Caso tenha sido um carro e você precise dele para trabalhar, também é possível que compense. De qualquer forma, o que está sendo trocado é a obrigação de pagar as parcelas por ter o bem na mão. É o princípio de todo investimento: risco x benefício.

Cuidados a tomar

Continua após a publicidade

Quando estamos falando de consórcio, geralmente o que está em questão é um bem com um valor relativamente alto. Trata-se de algo que, com toda certeza, dá dinheiro suficiente para compensar o risco de aplicar um golpe. Por isso, é preciso tomar uma série de cuidados, antes de comprar uma carta de consórcio contemplada.

A primeira dica pode parecer um pouco óbvia: verificar se a carta de consórcio é verdadeira. Isso pode ser feito junto à administradora do consórcio, o que não deve ser muito difícil. É pouco provável que alguém venha com algo tão fácil de desmentir, porém estamos falando de um valor alto, então todo cuidado é pouco.

Continua após a publicidade

Além disso, é preciso dar uma investigada na administradora do consórcio. Precisa ser uma instituição cadastrada no Banco Central, o que é possível verificar pela internet. Tendo autorização para praticar esse tipo de serviço, é bem menos provável que a administradora esteja envolvida com algum golpe.

Não são apenas golpes que você precisa prevenir, no entanto. Uma cilada comum é comprar uma carta de consórcio contemplada e descobrir, depois da compra, que o contrato é muito desvantajoso. Pode ser um pouco chato, mas o contrato precisa ser revisado com atenção.

Saiba mais: Como ser contemplado no consórcio: saiba as regras

Leve em conta sua situação financeira!

Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

Feito tudo isso, é preciso avaliar se realmente trata-se de um bom negócio. Isto é, se você consegue arcar com as parcelas, se isso não vai gerar uma dívida. Afinal, quem vai para um consórcio em geral já está fugindo do endividamento. Assim, as parcelas devem caber no seu orçamento, preferencialmente com alguma folga, garantindo que você não terá problemas depois.

Por fim, é interessante dar uma olhada no bem que a carta de crédito compra. Se você vai comprar um imóvel, por exemplo, é interessante comprar em algum lugar que esteja valorizando. Pesquisa nunca é demais, principalmente quando o valor é alto.

Continua após a publicidade

Na vida financeira, de uma forma geral, é importante procurar informações. Isso porque você vai tomar decisões que podem atrapalhar ou ajudar a ter uma melhor qualidade de vida. Se é verdade que nem tudo é dinheiro, também é que ele está envolvido em quase tudo.

Aqui no Meu Portal Financeiro você encontra justamente isso: as informações que precisa para tomar decisões com dinheiro. Continue nos acompanhando para se informar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Empréstimo pelo cartão de crédito: saiba como conseguir

Próximo

Contas digitais com cartão de crédito: veja as melhores

Posts Relacionados