Carteira Digital: O que é e como funciona uma e-wallet

Related articles

A tecnologia está mudando cada vez mais a forma como lidamos com o dinheiro. A carteira digital, por exemplo, permite que você pague suas contas sem precisar de um dinheiro ou cartão. Isso mesmo: com apenas um smartphone é possível fazer transações, simplesmente aproximando o celular da máquina.

Dessa forma, se garante uma maior praticidade e segurança. Por isso, cada vez mais pessoas usam carteiras digitais no dia a dia. A tendência é que, com o tempo, o dinheiro físico perca espaço para esta nova tecnologia.

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Mas como funciona uma e-wallet? Como saber se ela é segura? Quais as opções disponíveis no mercado brasileiro? Essas e outras questões serão exploradas neste artigo. Acompanhe!

Continua após a publicidade

Leia mais: 6 ideias para ganhar dinheiro rápido e honesto em 2021

O que é uma carteira digital?

A carteira digital, também chamada de eletronic wallet ou e-wallet, é uma forma de pagamento a partir do celular. Como uma carteira física, você pode guardar nela o dinheiro que planeja ou espera gastar. A diferença, no entanto, é que, por ser digital, a e-wallet oferece muito mais recursos.

Para entender o funcionamento de uma e-wallet, é preciso ter noção do que é a tecnologia Near Field Communication – NFC. A partir de um microchip, seu smartphone se conecta com a máquina de cartão de crédito. Como em seu celular você já estará autenticado e assim, a transição dispensa senhas.

Você talvez se pergunte: mas o que garante a segurança dessa transação? Em geral, as e-wallets usam criptografia. A criptografia funciona como um cofre digital, que protege as informações tornando-as ilegíveis para quem não tem a senha.

Dessa forma, temos uma opção prática, segura e ágil de pagamento. Pense, por exemplo, na possibilidade de comprar pães, ou uma corrida de táxi, sem precisar de contato fixo ou se preocupar com o troco. Essas são apenas as vantagens básicas da carteira digital, que pode oferecer muito mais dependendo do serviço que você escolhe.

Vantagens da carteira digital

Ser prática e ágil, no entanto, não é o suficiente para ter competitividade com formas mais convencionais de pagamento. Afinal, as pessoas tendem a se apegar ao que já conhece. Por isso, as empresas que oferecem o serviço da carteira digital disponibilizam uma série de outras vantagens. Vamos ver algumas delas!

Em primeiro lugar, descontos. Empresas como o 99Taxis e o Mercado Livre oferecem e-wallets como uma forma de alavancar seu mercado, oferecendo uma alternativa de pagamento para quem não tem conta em banco. Assim, é comum também que as carteiras tenham programas de descontos incluídos. Além disso, também há carteiras digitais que têm cashback – parte do dinheiro volta para você após as compras.

Outra vantagem possível são os rendimentos no CDI. Embora não sejam, a princípio, um lugar para guardar dinheiro, as carteiras digitais se mantém a salvo da inflação. Na verdade, podem render até mais do que uma poupança. Assim, além de ter uma forma de pagar suas compras com praticidade e segurança, você ganha também algum rendimento!

Principais e-wallets no mercado

Falar de um serviço sem falar das opções no mercado é quase como não falar nada. Afinal, quem vai a uma mercearia para comprar sorvete, por exemplo, vai se deparar com qualidades e preços diferentes, conforme muda a marca.

Com fintechs não é diferente: as vantagens e desvantagens variam muito de uma para a outra. Aqui vamos apresentar algumas das principais, com suas características.

Paypal

Uma das carteiras digitais mais populares do mundo, o Paypal ajuda a fazer compras na internet com mais segurança, visto que você não precisa informar seus dados bancários. Essa e-wallet se destaca pela segurança digital, que vem de alguns anos de experiência no mercado. De fato, existe um pacote anti-fraude gratuito que deixa tudo mais seguro.

Por ser antigo no mercado, o Paypal é aceito em muitas lojas. Porém, se você planeja deixar o dinheiro ali, é preciso levar em conta que esta fintech não possui rendimento no CDI.

Mercado pago

Continua após a publicidade

Quer saber qual cartão de crédito mais combina com você?
Faça o nosso teste gratuito e descubra!

Descubra o cartão de crédito ideal para você

Carteira digital do Mercado Livre, possui cashback e tem rendimento de 100% do CDI. Através dele você pode pagar boletos, faturas de cartão de crédito e contas de casa. O Mercado Pago também disponibiliza uma máquina de cartão de crédito para quem for vendedor.

Além disso, pode ser usada como pagamento para compras no Uber, Google Play e outros aplicativos. A e-wallet também proporciona descontos no pagamento de compras.

Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

Saiba mais: Como organizar sua vida financeira: veja o passo a passo

PicPay

Essa é uma fintech complexa, com alguns serviços que lembram os de um banco. De fato, o rendimento é maior do que a poupança e você pode fazer um upgrade para o PicPay Pro. Com o PicPay Pro, vendedores têm direito a uma máquina de cartão de crédito.

Além disso, a carteira digital autoriza um limite de crédito de acordo com a sua renda. Eles têm cashback e não cobram juros ou taxas para operações abaixo do limite de 800 reais.

O mercado das carteiras digitais está em rápida expansão. Dessa forma, é bom também dar uma olhada no Banqi, no Google Pay, no Apple Pay, PagBank e Iti e nós temos um artigo dedicado à BTG +. A partir dessas opções, já dá para ter uma ideia do que está disponível.

Se você quer saber muito mais das fintechs, continue acompanhando o Meu Portal Financeiro. Aqui, todas as semanas, publicamos textos sobre as novidades do mundo do dinheiro!

728x90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Cadastre-se e receba dicas, notícias e informações sobre cartões de crédito, contas, bancos e finanças!

    Aceito entrar em contato

    | Publicidade |

    Posts recentes