rendimento CDI

Rendimento CDI: descubra qual o significado e o impacto

O CDI é um importante fator para definir os rendimentos nas aplicações no mercado financeiro. Fazer o dinheiro render mais é uma questão de definir objetivos e conhecer as opções e as principais taxas. Para investir bem é preciso pesquisar bastante, e o CDI é uma das coisas que você precisa conhecer. Mas você sabe o que ele significa? Como o rendimento CDI afeta seus investimentos?

Neste post vamos dar todos os detalhes sobre o Certificado de Depósito Interfinanceiro e como considerá-lo na hora de investir seus recursos.

Leia também: Conta Nubank vale a pena? Entenda o rendimento

O que é a taxa de CDI?

O CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interfinanceiro ou Certificado de Depósito Interbancário. De forma geral, é uma taxa que é gerada no lastro das operações entre as instituições financeiras.

A taxa é definida pela compra e venda de títulos privados entre os bancos. Quando comparada com a taxa Selic, outro fator importante para a definição do rendimento dos investimentos, essa é a principal diferença. Enquanto o rendimento CDI diz respeito aos títulos das próprias instituições financeiras, a Selic é formada a partir de compra e venda de títulos públicos.

Os empréstimos entre os bancos são bem comuns. Eles ocorrem quando o valor de saques na instituição é maior do que o de depósitos, por exemplo. O prazo de devolução é de 24 horas e essas movimentações, que definem a taxa do CDI, impactam diretamente no mercado de investimentos de renda fixa, como os valores investidos em CDB, LCI e LCA.

É possível investir em CDI?

Não! A taxa de CDI não se trata de um investimento, mas uma base de cálculo para investimentos em instituições financeiras. 

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Os juros dessas taxas incidem sobre outros tipos de investimento, especialmente os chamados de investimento de renda fixa, como CDB, LCI e LCA.

Leia também: O que é um consórcio? Entenda essa modalidade de crédito

Como o CDI impacta nos investimentos?

Para realizar as movimentações interfinanceiras, os bancos utilizam do valor investido nas poupanças e investimentos fixos de seus usuários e correntistas. Como retorno, o banco oferece uma porcentagem do valor mensal equivalente a essa taxa ao investidor. 

Geralmente, os investimentos oferecem uma parcela em relação ao total do percentual do certificado, definido diariamente pela Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados. Trata-se da taxa média dos juros praticados por essas operações interbancárias diariamente.

No entanto, o reflexo no mercado de investimentos não é diário. As médias diárias emitidas pela Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos servem como base para o cálculo de uma média mensal ou anual do CDI. São nessas médias que são utilizadas em um investimento de renda fixa.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Hoje no mercado existem instituições financeiras que oferecem o valor total da taxa a seus correntistas. É o caso do NuBank, que oferece 100% do CDI ao ano na conta corrente, sem necessidade de poupança, com liquidez instantânea.

Além do banco virtual, existem ainda outras instituições financeiras no mercado que oferecem um valor até mais elevado. O percentual oferecido é um importante indicador para definir o melhor investimento de renda fixa.

A taxa média de juros do CDI no ano de 2020 foi de 2,75%, o que representou uma queda significativa em relação ao ano de 2019, quando a taxa fechou em 5,96%.

Leia também: Como funciona o PIX? Tire todas as suas dúvidas

Referência nos investimentos

As operações realizadas entre as instituições financeiras possuem baixo risco, por isso, as taxas praticadas no CDI são um indicador importante para todo o mercado financeiro, principalmente nos investimentos de renda fixa.

É por isso que a taxa aparece como destaque na maioria desses investimentos, sendo atrelados ao CDI, mas especificamente à Taxa DI (Depósito Interbancário), que representa a média do valor cobrado nas operações interbancárias.

As condições do empréstimo, inclusive o percentual do CDI utilizado para dado investimento, são definidas por cada banco.

Como calcular o CDI em um investimento?

Para calcular o valor gerado pelos juros do CDI em um investimento é bem simples. 

O primeiro passo é verificar a média do CDI no período desejado, fornecido pela Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados. Aí é só aplicar o percentual ao investimento em questão.

Por exemplo: você quer descobrir o rendimento de um CDB que paga 90% do CDI. Se o índice nesse período for de 12% ao ano, a conta para R$ 1.000 de investimento seria:

Continua após a publicidade

0,90*12=10,8

Em seguida:

10,8%*1.000= 108

Isso quer dizer que, no ano, o investimento renderia R$ 108. Outros índices podem ser aplicados no mesmo valor, por isso é importante estar atento às taxas e juros emitidos em cada modalidade.

É seguro investir com essa taxa?

Como já mencionado, o CDI não é um investimento, mas um dos indexadores para investimentos em instituições financeiras. Como valor de base, não há perdas no CDI.

Mas para fazer um investimento render é preciso analisar diversos fatores, além do rendimento CDI. Cada modalidade oferece seus prós e contras. 

Além disso, na hora de investir deve-se levar em conta seu perfil de investidor, a liquidez do valor e o objetivo que você tem. Por exemplo: se seu desejo é fazer uma reserva de emergência, precisa de um investimento com rentabilidade boa e liquidez rápida. Ao mesmo tempo, a rentabilidade costuma aumentar de acordo com o tempo da aplicação.

Esse texto ajudou você? Acompanhe outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
investir reserva de emergência

Onde investir a reserva de emergência? Confira 3 opções

Próximo

12 aplicativos para ganhar dinheiro online de forma fácil

Posts Relacionados
Total
0
Share