Como ser contemplado no consórcio: saiba as regras

Comprar um imóvel no Brasil não é uma tarefa fácil. Os valores tendem a ser muito altos, em comparação com os salários. Financiar é uma alternativa, mas isso impõe o pagamento de altas parcelas e o risco de endividamento. As pessoas encontraram diversas soluções para esse problema, uma delas é o consórcio. Porém, há várias incertezas sobre como ser contemplado no consórcio.

Primeiro porque o consórcio distribui os bens por meio de sorteios, o que está fora do controle de quem participa. No entanto, o que é possível fazer é dar um lance, uma quantia em dinheiro, para aumentar as chances de ser contemplado no consórcio. Aqui vamos mostrar como você pode fazer isso para conseguir seu imóvel, veículo ou serviço!

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Continua após a publicidade

Há várias formas de se fazer um lance, então é preciso saber como funciona antes de tentar. O consórcio pode ser uma ferramenta fantástica para adquirir bens com um valor mais elevado, vale a pena conhecer os benefícios dessa modalidade!

Saiba mais: Conta conjunta Nubank: como funciona?

Como funciona o consórcio? Como saber quando serei contemplado?

Antes de explicar como funciona o lance, vamos dar um passo atrás e ver como funciona um consórcio. Isso porque não dá para entender um sem entender o outro.

O consórcio é uma forma de adquirir bens e serviços com um valor elevado para pessoas que tem menor poder de compra. Basicamente, um conjunto de pessoas se junta para pagar um imóvel, por exemplo. Cada uma delas, todo mês, paga uma parcela desse imóvel – que depois é sorteado entre elas.

Como você deve imaginar, existem empresas especializadas em administrar consórcios. Assim, o dinheiro pago também vai para essa empresa, na forma da Taxa de Administração. Além disso, há um fundo de segurança, pois existe o risco de pessoas ficarem inadimplentes. Também são pagos seguros e outras taxas, que devem estar discriminadas no contrato.

Como fazer lances para ser contemplado no consórcio?

Nem todo mundo gosta de depender da sorte. Considerando que quem entra no consórcio em geral procura adquirir um bem relativamente caro para sua renda, geralmente se trata de algo importante, como um carro ou casa. Quanto mais cedo receber o bem, mais tempo a pessoa terá para aproveitar, seja economicamente (alugando, por exemplo) ou mesmo utilizando.

Continua após a publicidade

Não existe uma forma de conseguir, com 100% de certeza, antecipar a contemplação. O que existe é o “lance”, uma quantia em dinheiro que você dá para a administradora para ter mais chance de conseguir. Normalmente, consegue o imóvel o consorciado que fizer o lance mais alto, como num leilão.

Você pode dar o lance com seus próprios recursos, mas também há outra forma de fazê-lo. É possível usar o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para dar lances, especificamente no caso de consórcios imobiliários.

Tipos de lances

Continua após a publicidade

Existem algumas formas de dar o lance. Elas dependem do que está estabelecido no contrato do consórcio. Aliás, é muito importante conhecer esse documento antes de assiná-lo, pois um consórcio é um grande investimento. Além dos tipos de lances permitidos, é preciso verificar taxas, condições para eventual saída do consórcio, entre outras informações.

Lance de antecipação

Como o nome dá a entender, é o lance feito pela antecipação de parcelas. É bastante vantajoso, afinal, se você tem o dinheiro para pagar a parcela mais cedo, é bom fazer isso aumentando as chances de contemplação.

Lance de quitação

Continua após a publicidade

Quando você paga todo o valor restante na carta de crédito. Em algumas administradoras, existe um percentual máximo que você pode adiantar.

Lance livre

Algumas administradoras permitem que você proponha o valor de um lance, que, em geral, elas podem aceitar ou não.

Lance fixo

Basicamente, o contrário do livre. Isto é: o valor do lance está fixado no contrato do consórcio.

Lance embutido

Quando você na verdade não paga o lance, mas entra em um acordo com o consórcio para abater o valor da sua carta de crédito. Isto é: ao invés de pagar mais, você recebe menos para ser contemplado antes.

Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

Leia mais: Empréstimo pessoal para negativado: 3 entidades que oferecem

Como posso garantir que vou ser contemplado no consórcio?

Infelizmente, não há uma forma de garantir com 100% de certeza. O que é possível fazer é aumentar suas chances em um determinado mês. As possibilidades aumentam bastante, no entanto, se você dá lances múltiplas vezes.

Continua após a publicidade

Além disso, com em um leilão, é possível avaliar com o passar dos meses a capacidade dos outros participantes do consórcio de dar lances. Assim, você consegue ter um controle maior sobre os resultados. Em última instância, no consórcio você troca não pagar juros por não ter certeza quando vai ser contemplado, mas existem essas estratégias para lidar com isso.

Quando se faz um consórcio, é importante garantir que suas finanças estejam em dia para pagar as parcelas. Já pensou em como fazer isso? Aqui no Meu Portal Financeiro nós te atualizamos com dicas quentíssimas de finanças pessoais. Continue nos acompanhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Juros empréstimo consignado: saiba por que é mais vantajoso

Próximo

Como abrir conta digital: passo a passo

Posts Relacionados