Como funciona consórcio de imóveis: vantagens e riscos

Adquirir uma casa própria pode ser uma tarefa muito difícil, pois os preços tendem a ser bastante altos. As parcelas e valores de entrada tendem a ser muito grandes para a renda média brasileira. Por isso, muitas pessoas buscam soluções alternativas a pagar diretamente esses valores. Uma dessas soluções é o consórcio de imóveis, um serviço muito conhecido e antigo no mercado, mas que muitos ainda tem dúvidas sobre como funciona.

O consórcio é uma forma de vários interessados em comprarem casa própria se unirem para conseguir uma. Ele não é um empréstimo ou financiamento, mas há algumas taxas envolvidas. Dessa forma, o consórcio é uma boa alternativa para quem não quer se endividar.

Neste artigo vamos explicar como funciona e quais precauções tomar quando se usa um consórcio. Além disso, vamos mostrar algumas das opções de empresas que oferecem o serviço. Assim, você pode decidir se essa é a opção ideal para você conseguir sua casa própria.

Continua após a publicidade

Leia mais: Empréstimo no BMG: como pedir? Veja aqui!

O que é e como funciona o consórcio de imóveis

Como falamos acima, comprar um imóvel pode ser algo muito difícil. Os preços são muito altos e opções como o financiamento apresentam risco de dívidas, além demandar garantias inacessíveis, como um bom valor de entrada. Assim, muitos ficam sem alternativas para sair do aluguel.

Uma das soluções encontradas foi o consórcio. Basicamente, ele funciona assim: as pessoas que querem comprar um imóvel se juntam e cada uma pagam um valor por mês. Somando tudo, todo mês essas pessoas compram um imóvel, que será sorteado entre elas. Quando a pessoa é contemplada no sorteio, ela recebe uma carta de crédito com o valor do imóvel, que vale como um pagamento à vista.

Essa opção torna a aquisição do imóvel muito mais acessível, pois elimina um grande problema, os juros. É verdade que há as taxas de administração do consórcio, mas elas costumam ser muito menores do que os juros e tarifas de um financiamento, por exemplo.

No entanto, ser sorteado ou não insere um elemento de sorte, algo que não está a seu controle. Isso pode ser um problema para muitas pessoas, mas também existe outra forma de contemplação que é o lance. Essa modalidade funciona mais como um leilão, em que quem paga os lances maiores vai sendo contemplado primeiro.

Como funciona o consórcio de imóveis: quais cuidados tomar?

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, é preciso ver se o valor das parcelas cabe em seu orçamento. Parece óbvio, mas esse planejamento pode ser mais difícil do que parece. Afinal, a depender do valor do imóvel, são alguns anos pagando as parcelas. Dessa forma, pensar no longo prazo evita que se gerem problemas.

Além disso, é necessário escolher uma boa administradora. Isso não apenas porque você vai pagar uma Taxa de Administração, mas porque trata-se um investimento que, para ser vantajoso, depende do baixo risco. Verifique se a empresa está cadastrada no Banco Central e tome o cuidado de procurar opiniões dos clientes na internet!

Como fazer um consórcio de imóveis?

Para fazer um consórcio, você precisa escolher uma administradora. Pesquise o contrato, veja todas as taxas e saiba quanto do seu orçamento mensal vão ocupar as parcelas. Depois de escolher, você deve entrar em algum grupo, o que pode ser feito achando algum que ainda tenha uma vaga, comprando a cota de alguém ou substituindo algum desistente.

Como funciona o consórcio de imóveis: opções de administradoras

Existem bastantes opções disponíveis no mercado para administradoras de consórcio. Dessa forma, vamos mostrar algumas das que mais se destacam, não só pela popularidade como pela qualidade do serviço. Nem sempre as mais conhecidas serão aquelas que oferecem o melhor, mas elas acabam sendo interessantes, porque, caso tenham algum problema, é mais fácil achar experiências de outros clientes na internet.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Embracon Consórcios

Com nota 7,2, considerada boa, no Reclame Aqui. Trata-se de uma empresa com alguma tradição no mercado, operando desde 1988 e oferece, entre outros, os consórcios de imóveis. É importante notar que ela está em dia com o Banco Central e é uma alternativa que já tem um reconhecimento no mercado.

Consórcio Magalu

Continua após a publicidade

Empresa associada ao grupo Magazine Luiza, oferecendo mais de 60 opções de cartas de crédito para imóveis. Possui nota 9 no Reclame Aqui, o que garante uma reputação acima da média no site. Com uma posição sólida no mercado e um surpreendente número de 77% de clientes que voltariam a fazer consórcio – outro dado do Reclame Aqui -, o Consórcio Magalu merece estar entre suas opções!

Saiba mais: Máquina de cartão PagSeguro: opções, taxas e como funciona

Ademilar

Tem nota 7,4 no Reclame Aqui, o que é um resultado relativamente bom. A empresa opera desde 1992 e oferece diferentes opções de carta de crédito, atendendo às necessidades tanto de quem procura uma casa para morar, quanto quem pretende fazer investimentos.

Saber as melhores opções de consórcio pode ser sua chance de ter uma casa própria. No entanto, isso depende de vários outros fatores que podem otimizar seu planejamento financeiro. Aqui no Meu Portal Financeiro publicamos as informações que você precisa para fazer isso, siga nos acompanhando!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Consórcio contemplado: conheça funciona e como comprar

Próximo

Melhor conta digital: confira as opções!

Posts Relacionados
Total
0
Share