IPVA atrasado: veja como parcelar o imposto

Começou o ano, o orçamento apertou e você está com o IPVA atrasado? Calma, que tem solução! Uma coisa é verdade, independente dos seus problemas financeiros o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores precisa estar em dia.

IPVA atrasado pode te gerar uma grande dor de cabeça. Você pode receber multa e ter o nome inserido na dívida ativa. A vantagem de regularizar a sua situação é que muitos estados possuem desconto para o IPVA atrasado.

Quer saber como resolver o seu IPVA atrasado? Leia esse conteúdo até o final que vamos te ajudar. Descubra, inclusive, como consultar todos os débitos existentes no seu veículo acessando só uma plataforma.

Leia também: Como economizar dinheiro? 6 passos para organização financeira

Multa e juros para o IPVA atrasado  

Não tem como escapar do IPVA. Ele vence todos os anos. Se você não conseguiu fazer uma reserva para quitar o IPVA atrasado, saiba que corre um sério risco ao circular de carro pelas ruas do Brasil.

Se você não pagar o IPVA até o vencimento, perde o primeiro desconto oferecido pelos governos. Depois disso, ultrapassando 60 dias do vencimento, outra multa no valor de 18% é aplicada. Ou seja, fica cada vez mais complicado regularizar a sua situação.

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Então, veja nossas dicas de como acelerar esse processo!

Saiba como pagar

Para te ajudar a pagar o IPVA atrasado, separamos um passo a passo que pode ser realizado de qualquer local. Confira:

  • Acesse o site do DETRAN da Secretaria da Fazenda do seu estado. Você pode realizar essa pesquisa na internet, considerando a sua localização;
  • Informe a placa do veículo e o RENAVAM;
  • Solicite uma  guia de pagamento, chamada de Guia para Regularização de Débitos (GRD);
  • Confirme os juros e multas aplicados;
  • Escolha uma forma de pagamento. Lembre-se que você pode pagar o total da fatura ou parcelar. No entanto, considere sempre os juros. Afinal, eles podem ser ainda maiores.
  • Tente negociar essa dívida. Você pode buscar informações pelo site do DETRAN ou na Secretaria da Fazenda do seu estado;
  • Se emitir o boleto no site, use o código de barras para pagar no aplicativo do seu banco. Também dá para quitar em qualquer caixa eletrônico ou lotérica.

Conheça o parcelamento do IPVA atrasado

Cada estado possui a sua maneira de cobrar pelo IPVA atrasado. Sendo assim, você terá mesmo que verificar na Secretaria de Estado da Fazenda como é o processo na sua região. Atualmente, tudo pode ser resolvido pelo site.

Para ajudar, separamos aqui algumas dicas dos principais estados, veja:

São Paulo

O processo para regularizar o IPVA atrasado em SP é totalmente online. Você precisa consultar o site da PGE-SP. Informe o documento do veículo e a forma de pagamento. Assim, você será direcionado para o portal de Dívida Ativa. Realize a quitação e regularize o seu nome.

Minas Gerais

Para quitar o IPVA atrasado em MG é preciso acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). Nesse caso, você poderá parcelar em até 12 vezes. No entanto, as mensalidades precisam ser de, no mínimo, R$ 200 reais. 

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Santa Catarina

Todos os anos a Secretaria de Estado da Fazenda de SC realiza operações de desconto para quem tem o IPVA atrasado. É preciso acessar o portal para verificar o passo a passo e o que está em vigor.

Além disso, no mesmo site da Fazenda de SC você fará a emissão da sua guia de pagamento, que pode ser parcelada.

Leia também: Empréstimo para negativado: é possível conseguir?

Saiba onde conferir os débitos e consultar o IPVA atrasado

Se o seu cadastro está atualizado no governo do estado, você receberá uma carta pelos Correios. Nela, terão informações de datas e como pagar.

Se esse não for o caso, basta acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda do seu estado. Tenha em mãos o RENAVAM e também a placa do veículo. São informações fundamentais para seguir o cadastro e conseguir dados.

No site, além de consultar o IPVA atrasado, você saberá sobre multas e licenciamento. Sendo assim, todos os débitos estarão no mesmo endereço. Você poderá, inclusive, emitir uma guia de pagamento pelo site.

Riscos do IPVA atrasado

Sabia que o IPVA atrasado gera multa? O valor não é tão baixo como se imagina e tem outras consequências.

Continua após a publicidade

O valor da infração é de R$ 293,47. Além disso, você recebe sete pontos na CNH. Sendo assim, dependendo de outras infrações, pode perder o direito de dirigir.

Além disso, o seu veículo pode ser apreendido. Então, só conseguirá retirar o carro depois de quitar todos os débitos, inclusive gastos com guincho e pátio, que serão extras.

Outra questão do IPVA atrasado é participar da lista de dívida ativa do estado. É um cadastro do governo que interfere diretamente no seu poder de compra. Você não conseguirá acesso ao crédito e nem poderá vender o seu veículo, por exemplo.

Saiba mais: Como regularizar o CPF na Receita Federal? Veja o passo a passo

IPVA atrasado: pague a dívida e limpe seu nome

Gostou das informações sobre o como quitar o seu IPVA atrasado? Agora não tem mais desculpas para regularizar a sua situação. Faça o quanto antes para evitar aquela famosa bola de neve em dívidas.

Confira outros conteúdos como este no blog do Meu Portal Financeiro. São informações sempre atualizadas para ajudar você a conquistar a tão sonhada independência e saúde financeira.

Acesse o portal e aproveite os nossos conteúdos gratuitos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

12 aplicativos para ganhar dinheiro online de forma fácil

Próximo

Como investir em Bitcoin em 4 passos!

Posts Relacionados
Total
0
Share