como regularizar o cpf

Como regularizar o CPF na Receita Federal? Veja o passo a passo

Histórias de pessoas que tiveram o CPF suspenso na Receita Federal acontecem, infelizmente, com uma frequência elevada. As consequências de ter o CPF irregular são severas e atrapalham bastante a vida das pessoas. É importante, então, saber como regularizar o CPF no órgão federal. Por incrível que pareça, muitas vezes as pessoas que têm o CPF suspenso nem percebem que isso aconteceu. 

Nesses casos é normal ficar com dúvidas a respeito do ocorrido. Afinal, será que é uma conta atrasada que foi esquecida? Ou será um equívoco no preenchimento da declaração do Imposto de Renda? Ou pior, será que usaram o número do CPF em algum tipo de golpe? 

Independente do que pode ter acontecido, é necessário resolver a situação. Se você quer saber como regularizar o CPF, continue lendo esse artigo!

Leia também: Empréstimo pessoal para negativado: 3 entidades que oferecem

O que significa CPF irregular

Existem diferentes formas para que um CPF se torne irregular. Cada categoria significa uma coisa diferente. Conheça quais são as diferenças para entender melhor cada caso.

CPF cancelado

O cancelamento do CPF é algo que pode ser feito até mesmo pelo próprio titular. Isso acontece normalmente quando documentos são perdidos ou roubados. Nesse caso o cancelamento é uma questão de segurança.

Um CPF também pode ser cancelado por uma decisão judicial, por exemplo, ou por uma decisão administrativa. Além disso, a Receita Federal pode cancelar um CPF caso ele apareça repetidamente em cadastros diferentes.

CPF nulo

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

O CPF nulo é resultado de alguma fraude que é percebida na inscrição.

CPF pendente de regularização

Um CPF com regularização pendente é consequência de declaração do Imposto de Renda que não foi feita. Se você não entregou alguma declaração, fique atento.

CPF suspenso

O CPF é suspenso quando existe algum problema no cadastro de um contribuinte. Pode ser algum dado errado ou, simplesmente, incompleto.

Pode até mesmo ser erro de digitação. Um número errado na data de nascimento ou uma letra errada no meio do nome da pessoa.

Considerando que a Receita Federal cruza dados com a Justiça Eleitoral, pode ser até um erro no título de eleitor. Isso acontece, por exemplo, com quem não regularizou a sua situação eleitoral depois de não ter votado.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

CPF de titular falecido

O último caso é um pouco mais óbvio. Isso acontece com o CPF de pessoas que tiveram o falecimento verificado pela Receita Federal.

Problemas de estar com o CPF irregular

Ficar com o CPF irregular pode ser um grande problema para a vida das pessoas. Por isso é tão importante saber como regularizar o CPF e resolver isso o quanto antes.

Entenda como regularizar o CPF é importante

Conheça agora alguns dos impedimentos que você pode enfrentar com o CPF irregular:

  • Abrir ou até mesmo movimentar contas bancárias, independente de ser conta corrente ou poupança (ou até conta digital);
  • Cancelamento de conta bancária. Isso mesmo, depois de 90 dias de irregularidade, qualquer instituição financeira pode cancelar a conta do cliente irregular;
  • Tirar ou renovar passaporte;
  • Recebimento de aposentadoria;
  • Fazer um novo financiamento;
  • Solicitação de empréstimo;
  • Receber o auxílio emergencial;
  • Participação em concursos públicos de qualquer esfera (municipal, estadual e federal);
  • Negociação de imóveis (tanto na compra quanto na venda);
  • Receber prêmio de loteria – isso mesmo, toda pessoa com o CPF irregular que aposta corre o risco de ser sorteada e não ganhar o prêmio;
  • Começar um novo emprego. Sim, dependendo da empresa, você pode ficar sem o emprego por ter o CPF irregular.

Onde consultar se meu CPF está irregular?

Conferir se o seu CPF está irregular é uma tarefa simples e rápida. Basta acessar o site da Receita Federal clicando aqui e preencher os seus dados. É necessário apenas o número do CPF e a data de nascimento. Imediatamente o site fornece a resposta junto com o código de controle do comprovante.

Como regularizar o CPF

O processo de regularização do CPF pode variar de acordo com o tipo de irregularidade. Além disso, durante a pandemia do novo coronavírus, alguns atendimentos presenciais foram suspensos. A Receita Federal tem aconselhado que as pessoas façam o procedimento pela internet.

Uma das primeiras etapas para regularizar o CPF é entrar no site de regularização da Receita Federal. Se o CPF estiver na condição “suspenso”, por exemplo, a regularização pode ser feita pela internet. Basta acessar o site do pedido clicando aqui.

O pedido também pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou dos Cartórios de Registro Civil.

O serviço “Meu CPF”

A Receita Federal, para lidar com o aumento de pedidos de regularização, disponibilizou um serviço chamado Meu CPF. Lá é possível não só regularizar o CPF, como também fazer alterações em cadastros regulares.

Confira as etapas para usar o serviço:

  • Entre no site do Meu CPF;
  • Vá em “serviços em destaque”;
  • Para regularizar, clique em “Atualizar CPF”;
  • Vá na aba “etapas para a realização desse serviço”;
  • Desça a tela até “canais de prestação”;
  • Escolha a opção que você deseja.
Continua após a publicidade

No fim, será necessário preencher um formulário e enviar. 

Documentos necessários

Para regularizar o seu CPF, você precisa dos seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (RG);
  • Número do CPF;
  • Título de eleitor (ou algum outro documento que comprove situação eleitoral).

Não é automático

É importante lembrar que a regularização do CPF não é automática e instantânea. Como já mencionamos, depende do motivo e do tipo de situação que causou a irregularidade.

Talvez seja necessário até enviar documentos por e-mail, por exemplo. Fique atento às mensagens da plataforma, pois ela vai comunicar o que for preciso. Se a sua regularização ficar pronta na hora, você terá acesso ao comprovante.

Leia também: Como aumentar score em 30 dias? Veja 4 dicas aqui

Entendeu como regularizar o CPF?

Esperamos que você tenha entendido como regularizar o CPF. Afinal, ter um CPF regular é de extrema importância.

Se você conhece alguém com problemas no CPF, compartilhe esse artigo!

E para seguir recebendo dicas e informações de qualidade, continue acompanhando o Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Empréstimo pessoal para negativado

Empréstimo pessoal para negativado: 3 entidades que oferecem

Próximo
aumentar score

Como aumentar score em 30 dias? Veja 4 dicas aqui!

Posts Relacionados
Total
0
Share