Como economizar dinheiro

Como economizar dinheiro? 6 passos para organização financeira

Ter uma vida financeira equilibrada é o sonho de quase todo o mundo. Entretanto, muita gente pensa que é preciso ser rico para chegar a esse ideal. Queremos mostrar aqui como economizar dinheiro mesmo sem ganhar muito.

O caminho que escolhemos compartilhar com você é o da organização financeira. Especialistas mostram que o grande segredo para ter uma vida econômica saudável está na organização. 

Como você administra os seus gastos pode ser mais importante do que quanto você ganha. Quer saber como fazer isso? Preparamos uma lista com 6 passos para ajudar você a organizar a sua vida financeira de forma prática e imediata.

Leia também: Como funciona o PIX? Tire todas as suas dúvidas

Dicas de como economizar dinheiro

Você pode acompanhar todas as dicas que separamos aqui ou até contratar um economista para organizar a sua vida financeira, mas nada disso funcionará se você não tiver esse cuidado como um hábito.

Por isso, antes de saber como economizar dinheiro você precisa estar consciente de que o resultado requer uma mudança de postura. Você já está dando o primeiro passo, que é buscar informação.

A próxima etapa será colocar essas dicas em prática. Algumas mudanças serão pontuais, outras deverão ser parte da sua rotina. 

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Esteja atento ao que se adapta melhor a sua realidade atual para ser mais fácil começar. Aos poucos você poderá incorporar cada uma delas no controle dos seus gastos e possivelmente irá gostar dos resultados.

Conheça a sua realidade econômica

Imagine entrar em uma casa desconhecida completamente às escuras com a missão de organizá-la e colocar as coisas no lugar. Possivelmente você entenderá que é indispensável iluminar o ambiente para entender o que precisa fazer.

Esta metáfora serve para explicar a primeira dica da nossa lista: conheça a sua realidade econômica e tenha claro quais são as suas prioridades. Se você não tem nenhuma ideia de quanto ganha e de onde gasta o seu dinheiro, será muito difícil fazer economia.

Pegue um papel e uma caneta e comece anotando informações básicas. Quanto você tem de ingressos mensais? Quanto você gasta em contas fixas como moradia e comida? Você possui dívidas? Quais são os seus objetivos financeiros?

Estes pontos ajudarão a montar o cenário da sua vida econômica. Com isto claro você poderá avaliar qual é a sua capacidade de economizar dinheiro no dia a dia.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Leia também: O que é um consórcio? Entenda essa modalidade de crédito

Seja realista e tenha um objetivo para economizar dinheiro

No item anterior falamos sobre conhecer a sua realidade financeira. Vale acrescentar que é essencial ser realista. Caso você não fique satisfeito com o cenário descrito é possível buscar soluções e maneiras de economizar dinheiro ganhando pouco.

Outro ponto importante é ter um objetivo claro. Pode ser fazer uma reforma na casa, comprar um carro, viajar nas férias, pagar um curso, ter uma reserva de emergência ou pensar na aposentadoria. 

Não importa qual seja o seu desejo, ter uma meta clara é importante para estabelecer o valor que você precisa juntar. Além disso, quando temos um objetivo, fica mais fácil abrir mão de um gasto desnecessário para economizar dinheiro todo mês.

Pague as suas dívidas

Esta dica precisa aparecer perto do topo da lista porque é muito importante. Pagar dívidas pendentes é indispensável para começar a economizar dinheiro.

Se você está com o nome sujo, possui financiamento, empréstimo ou qualquer conta alta, priorize quitar esses valores. Atualmente existem diversas alternativas para negociar dívidas e diminuir os juros de parcelas em aberto.

Leia também: Como organizar as finanças? 8 passos para sair do vermelho

Corte gastos desnecessário: como economizar dinheiro no dia a dia

Considerando que você já avaliou a sua realidade financeira e estabeleceu um objetivo, passaremos a algumas dicas práticas. Cortar gastos desnecessários é sempre o primeiro caminho para economizar dinheiro no dia a dia.

Uma vez mais você deverá observar os seus hábitos de consumo e encontrar coisas que podem ser supérfluas. Mesmo que sejam gastos pequenos, no montante do mês eles podem fazer toda a diferença.

Use ferramentas que ajudam na organização da vida financeira

Continua após a publicidade

Como mencionamos no início, a organização é uma das principais chaves para economizar dinheiro na vida cotidiana. Hoje em dia temos uma grande vantagem que são as ferramentas digitais e devemos usar essas plataformas a nosso favor. 

Além de aproveitar a internet para buscar informação e construir conhecimento sobre finanças, você pode encontrar aplicativos que ajudam a planejar a diminuição dos gastos.

Nas lojas de apps estão disponíveis diversas opções gratuitas que oferecem recursos para controlar a vida financeira de maneira simples. Aproveite este tipo de app para colocar na sua rotina o hábito de economizar dinheiro.

Escolha produtos financeiros que colaboram com o seu plano de poupar

Para conseguir economizar dinheiro mesmo ganhando pouco, é muito importante fazer boas escolhas. Isso inclui repensar a maneira que você gerencia os seus gastos.

Sabemos que o cartão de crédito é um produto que permite fazer compras com mais facilidades e benefícios. Porém, é essencial saber usá-lo com cautela e inteligência.

Escolhendo o produto de crédito adequado a sua realidade é possível fazer do cartão um grande aliado no plano de economizar. Para isso, siga os passos que indicamos e não deixe de estar constantemente organizando as suas finanças. 

Esse texto ajudou você? Acompanhe outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
calendário bolsa família

Calendário Bolsa Família: saiba como funciona em 2021

Próximo
onde investir na crise

Onde investir na crise? 4 dicas para não perder dinheiro

Posts Relacionados
Total
0
Share