Empréstimo consignado para aposentado: entenda como funciona

Os juros são o maior terror de quem precisa de algum crédito. Isso porque eles são, frequentemente, o fator principal para as pessoas perderem o controle e entrarem no endividamento. Uma resposta interessante é o empréstimo consignado, disponível para aposentado, entre outros públicos.

Continua após a publicidade

O consignado é uma modalidade de empréstimos com juros mais baixos, pois tem desconto em folha. Assim, os credores têm mais segurança de que a dívida será paga. Embora seja relativamente barato em relação a outros empréstimos, é preciso tomar alguns cuidados com o consignado. Afinal, é desse modo com qualquer forma de crédito.

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Se você é beneficiário do INSS, essa é com certeza uma opção para pensar. Pode ser o ideal para comprar algo um pouco mais caro, fazer uma viagem, reforma em casa ou qualquer outra grande despesa. Se você fizer com responsabilidade, o empréstimo consignado para aposentado é uma forma de resolver problemas e aumentar a capacidade de compra!

Leia mais: Fatura BV: como acessar e pagar online

Empréstimo consignado para aposentado: como funciona?

Você sabe como funcionam os juros? Uma coisa importante para saber é que eles são maiores quando o risco é maior. Isto é, eles são de alguma forma uma estimativa das chances de você honrar uma dívida. Se um banco empresta para um público que tem menos capacidade de pagar, precisa cobrar juros maiores para as transações compensarem. Afinal, cada empréstimo deverá cobrir aqueles que acabam sem pagamento.

Dessa forma, uma maneira de conseguir juros menores é diminuir o risco. É possível fazer isso dando uma garantia, como casa ou carro, para o empréstimo. O banco, como tem essa garantia, sabe que você terá menos chance de não pagara. Além disso,  ele pode alienar o bem.

Porém, se você não quer esse tipo de comprometimento, pode pegar um empréstimo consignado. Ele está disponível para diversos públicos, mas é especialmente comum entre funcionários públicos e aposentados. Funciona assim: como você tem um dinheiro que vai entrar todo mês, o banco desconta as parcelas do empréstimo direto da folha de pagamento.

Continua após a publicidade

Dessa forma, diminui muito o risco e, consequentemente, os juros. Porém, há algumas regras: o valor das parcelas não pode passar determinado valor por mês, em relação ao total do benefício. Chamamos esse valor de “margem consignável”. Excepcionalmente por conta da pandemia, a margem consignável está em 40% – em geral, são 35%.

Vale a pena pedir um empréstimo consignado para aposentado?

Sim, mas é preciso tomar cuidados. Afinal, o dinheiro das parcelas é descontado direto em folha, tirando do seu controle. Dessa forma, mesmo que os juros sejam pequenos, é preciso medir bem qual o impacto que as parcelas terão no seu orçamento. A margem consignável de 35% pode fazer um grande efeito, especialmente se o benefício é sua única renda.

Continua após a publicidade

Outra coisa importante para ficar de olho é o Custo Efetivo Total (CET) da operação. Ou seja: além da taxa de juros, é preciso olhar para outras taxas que o banco pode cobrar. Em geral, embora eles sejam obrigados a informar, essa informação está menos evidente do que os juros.

Opções disponíveis no mercado

Continua após a publicidade

Agora que você já tem informações básicas de como funciona o empréstimo consignado para aposentados é hora de escolher onde fazer. Para isso, é importante dar uma boa pesquisada, pois há diferentes opções no mercado, que vão ter vantagens e desvantagens.

O banco PAN, por exemplo, é uma alternativa que se destaca pela praticidade. Afinal, é um banco digital, então você pode fazer o processo todo pela internet. Com taxas de juros a partir de 1,25% ao mês, é possível ter tudo aprovado e conseguir o dinheiro na conta em no máximo 6 dias úteis.

Outra opção que vai no mesmo sentido é o Banco Inter, que tem taxas de juros a partir de 1,20% ao mês e dinheiro liberado no prazo de até 3 dias úteis. Em ambos os bancos, é possível abrir uma conta gratuita e receber ali mesmo, o que deixa tudo mais prático.

A cooperativa Sicoob, segundo o Banco Central, é o concorrente com taxas menores, de 1,19% ao mês. Observe que todas essas taxas são para beneficiários do INSS. Assim, caso você seja outro público elegível para o consignado, como funcionários públicos ou trabalhadores de carteira assinada, é preciso fazer outra pesquisa.

Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

Saiba mais: Crédito para empresas: conheça 7 alternativas para o seu negócio!

Como pedir o crédito consignado para aposentado?

É bastante simples pedir o empréstimo consignado para beneficiários do INSS. Os documentos necessários são o de identidade e o número do benefício, mas algumas instituições podem pedir comprovante de residência, entre outros. Dessa forma, o banco consegue saber que você é quem diz ser e qual a sua margem consignável. Como o desconto é em folha, os riscos de fraude são menores, o que deixa tudo mais fácil.

Continua após a publicidade

O procedimento para pedir, no entanto, pode variar um pouco. Em bancos tradicionais, é comum que você precise ir até a agência fazer o empréstimo, mas alguns possuem plataformas online para isso. Nos bancos digitais, como você pode imaginar, tudo ocorre pela internet.

Saber sobre o crédito consignado ajuda você a assumir despesas sem cair no endividamento. Isso é um padrão quando o assunto é informação: saber mais significa gastar melhor e investir nos lugares certos. Aqui no Meu Portal Financeiro você consegue justamente a informação que precisa, quando o assunto é dinheiro. Continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Empréstimo para negativado online: saiba como conseguir

Próximo

Contas digitais gratuitas: passo a passo para conseguir

Posts Relacionados