Crédito para empresas: conheça 7 alternativas para o seu negócio!

Assim como os portadores de CPF, clientes com CNPJ também procuram por recursos. Ou seja, as instituições financeiras também precisam se preocupar com condições para oferecer crédito para empresas.

Apesar da variedade de justificativas para as solicitações, a essência dos empréstimos é uma só: empresas precisam de dinheiro. Enquanto umas sonham em começar, outras tentam não fechar. Seja como for, é importante entender os diferentes tipos de crédito para empresas. Então se você se interessa por isso, continue lendo este conteúdo que vamos te ajudar!

Leia também: Open banking: o que significa e para que serve esse serviço?

A importância do crédito para empresas

O papel do crédito para empresas é mais complexo do que muita gente imagina. Boa parte das empresas que pega recursos emprestados, não conseguiria continuar funcionando sem o crédito. Ou seja, o crédito para empresas tem um papel fundamental na manutenção da estrutura social que conhecemos. Afinal, o fechamento de empresas impacta diretamente o desemprego, que é um dos indicadores de crise de um país.

Motivos para solicitar crédito

Existem diversos motivos para uma empresa solicitar crédito, entre eles estão:

  • Começar a empresa;
  • Expandir os negócios;
  • Capacitar funcionários;
  • Quitar dívidas;
  • Investir em melhorias;
  • Trocar equipamentos;
  • Obter capital de giro.

Dificuldades para conseguir crédito

Apesar da importância e da demanda, cerca de um terço das empresas encontra dificuldades para conseguir crédito.

Ao mesmo tempo que existe oferta, as condições muitas vezes são impraticáveis. Os procedimentos são burocráticos, os prazos são rígidos e as taxas de juros são altas. Em outras palavras, as exigências são difíceis de cumprir.

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Quando analisamos as dificuldades, fica ainda mais evidente a necessidade de conhecer as diferentes categorias de crédito disponíveis para empresas.

Tipos de crédito para empresas

Assim como os motivos que levam uma empresa a buscar crédito são variados, os tipos de crédito também são. Conheça, a seguir, as principais categorias de crédito do mercado.

Capital de giro

O crédito para capital de giro ajuda empresas com o fluxo de caixa e as contas cotidianas. Assim, pode ser usado para pagar fornecedores, aluguel e até os salários dos funcionários.

Dependendo da instituição, é possível negociar o prazo dos pagamentos. Por exemplo: a cada 2 meses, a cada 6 meses ou até mesmo um pagamento único no fim do prazo.

Microcrédito

Uma das principais vantagens do microcrédito é atender inclusive empreendedores informais.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Esse tipo de crédito tem diversas facilidades, como, por exemplo, isenção no IOF, taxas de juros baixas e aprovação facilitada. Entretanto, o limite disponível é de R$ 20 mil.

Além dos empreendedores informais, Microempreendedores Individuais (MEI) também costumam procurar pelo microcrédito.

Com garantias

Igualmente acontece com pessoas físicas, empresas também pegam empréstimos com garantias. Frequentemente, a garantia é estabelecida com imóveis, mas também pode ser feita com veículos.

Seja como for, as garantias costumam assegurar que as dívidas serão realmente pagas. Afinal, nenhum empresário quer perder um imóvel por inadimplência. Assim, sabendo que serão pagas, as instituições financeiras conseguem oferecer taxas de juros muito mais acessíveis.

Crédito para empresas por meio do BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possui seus próprios pacotes para micro e pequenas empresas.

O limite para pequenas empresas é de R$ 500 mil e o prazo para pagamento é de cinco anos, sendo dois anos de carência. Como é um tipo de incentivo do governo, as taxas de juros são bem baixas.

Além disso, o BNDES também conta com um cartão de crédito especial que possibilita comprar diversos itens de fornecedores credenciados. Dessa forma, o valor da compra pode ser inteiramente financiado e o pagamento pode se prolongar por até quatro anos.

Antecipação de recebíveis

Como o nome sugere, essa modalidade possibilita à empresa receber antecipadamente um lucro que ela sabe que certamente vai ter.

Bem como o empréstimo com garantias, a antecipação de recebíveis também conta com condições facilitadas. Afinal, os pagamentos que a empresa sabe que vai receber também são uma espécie de garantia.

Apesar das facilidades, esse tipo de crédito idealmente deve ser contratado pensando em sanar urgências de curto prazo. Ou seja, o ideal é tentar não comprometer os lucros futuros para eventualmente acumular o capital de giro necessário.

Crédito para empresas com financiamentos

Ao contrário da maioria das modalidades, o financiamento sempre tem um objetivo específico. Ou seja, a instituição financeira empresta o valor atrelado a condição de usar para uma finalidade exclusiva.

Continua após a publicidade

O objeto do empréstimo pode ser um imóvel, um veículo ou até equipamentos caros. Dependendo de quem empresta, você consegue financiar até 100% do valor e pagar em até cinco anos.

Crowdfunding ou financiamento coletivo

Sua empresa é popular e consegue mobilizar um público considerável? Se a resposta for sim, uma alternativa peculiar pode ser o crowdfunding, também conhecido como financiamento coletivo.

Esse tipo de arrecadação funciona como as famigeradas vaquinhas. Ou seja, um grupo de pessoas interessadas (normalmente clientes) ajuda a injetar recursos em um negócio. Em contrapartida, os apoiadores costumam receber algum tipo de produto, serviço ou benefícios.

Na internet existem diversas plataformas para organizar esse tipo de financiamento.

Leia também: O que é FGC Fundo Garantidor de Crédito? Saiba os detalhes.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer essas alternativas de crédito para empresas.

Se você conhece algum empreendedor em busca de crédito, compartilhe este artigo!

E para mais dicas e informações sobre crédito, finanças e empresas, continue acompanhando o Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

O que é cheque especial? Entenda como funciona

Próximo

Crédito pessoal: saiba o que é e como funciona este tipo de empréstimo

Posts Relacionados
Total
0
Share