Empréstimo com garantia de veículo: entenda o refinanciamento

O orçamento apertou e você busca uma alternativa? O empréstimo com garantia de veículo pode ser uma opção com juros mais atrativos e ainda para quem tem o nome negativado.

Neste post, vamos explicar as vantagens e desvantagens desse tipo de negócio. Mas podemos adiantar, que dependendo da sua análise de crédito, o empréstimo com garantia de veículo pode ser de até 90% do valor do carro.

Quer saber se vale a pena e quanto você vai pagar? Leia esse conteúdo até o final e descubra também se o seu carro pode ser incluído nessa ação.

Leia também: Empréstimo para negativado: é possível conseguir?

Entenda como funciona o refinanciamento

Para conseguir o seu empréstimo com garantia de veículo é preciso que ele esteja quitado. Além disso, só da para refinanciar para o nome do mesmo titular do contrato. Sendo assim, os dois processos precisam estar vinculados ao mesmo CPF.

A boa vantagem que vale considerar é que esta modalidade de empréstimo oferece entre 50% a 90% do valor do carro. A disponibilização do valor dependerá da sua análise de crédito e também das condições do veículo.

Juros do empréstimo com garantia de veículo 

O grande diferencial dessa modalidade são os juros, que costumam ser um dos menores do mercado. Afinal, você vai oferecer ao banco uma garantia. Sendo assim, se você não honrar com o compromisso, ele pode cobrar a dívida e tomar o seu carro. Mas isso é uma outra questão, que também vamos explicar logo mais.

Para você ter uma ideia, os juros do refinanciamento começam em 1,2% ao mês. Comparado com o crédito pessoal, é bem abaixo. Afinal, a segunda modalidade varia de 4,33% a 5,91% ao mês, segundo dados do Banco Central.

Análise de perfil

No processo do empréstimo com garantia de veículo, você vai ser avaliado. A instituição vai considerar, por exemplo, a sua capacidade de pagamento.

Além disso, o seu veículo também passará por uma vistoria. Ele não pode ter restrições ou dívidas para ser incluído no processo.

Ainda são avaliados o ano de fabricação, quilometragem, conservação e o valor de mercado do veículo.

Saiba mais: Como fazer empréstimo online? Tire suas dúvidas aqui!

Empréstimo com garantia de veículo para negativado

Se você tem o nome sujo, sem problemas. Saiba que mesmo com uma análise de crédito para disponibilizar o benefício, estar inadimplente não é impedimento para conseguir o crédito.

Condições do veículo

Para ficar um pouco mais claro, vamos falar de alguns critérios para você conseguir o empréstimo com garantia de veículo. Geralmente, as instituições não aceitam carros com mais de 15 anos de fabricação. Mesmo que esse seja o seu caso e você consiga a aprovação, saiba que os novos veículos têm melhores taxas de juros.

Além disso, você precisa ter quitado ao menos 50% do primeiro financiamento do veículo, se for o caso. Também não podem existir outras dívidas no RENAVAM.

Alienação do empréstimo com garantia de veículo

É preciso tomar bastante cuidado com esse item. Afinal, nem todos sabem, mas o seu veículo ficará alienado ao banco. Sendo assim, até pagar o novo empréstimo com garantia de veículo você não poderá vender e nem se desfazer do bem. Ou seja, não poderá fazer negociações com o seu carro colocado como garantia.

É preciso estar com toda a dívida quitada para realizar um novo negócio. Além disso, você deve estar atento aos valores das parcelas do empréstimo com garantia de veículo.

A dica é que as parcelas do empréstimo não comprometam mais do que 30% da sua renda líquida. Assim, não será um grande peso no orçamento doméstico. Isso é importante porque se você deixar de pagar o seu empréstimo com garantia de veículo, perderá o bem.

O banco pode leiloar o seu veículo para quitar a sua dívida de refinanciamento. Além disso, se o valor do leilão não quitar todos os custos, você ainda permanece com a obrigação de quitar o saldo em aberto.

Leia também: Quer otimizar o planejamento financeiro pessoal?

Vida financeira em ordem

Gostou das dicas de como conseguir um empréstimo com garantia de veículo? Você pode conferir outros conteúdos no Meu Portal Financeiro. São materiais exclusivos e totalmente atualizados para ajudar você.

A sua vida financeira pode ser mais saudável e rentável. Encontre dicas de investimentos, empréstimos e como deixar as contas em dia. Aproveite para conhecer as últimas tendências do mercado.

 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

IPVA atrasado: veja como parcelar o imposto

Próximo

Como investir em Bitcoin em 4 passos!

Posts Relacionados
consultar dívida