CPF na nota aumenta score? Saiba todos os detalhes

CPF na nota aumenta score? Esta é uma das dúvidas que talvez você tenha sobre estratégias para aumentar o seu score. Ter um bom score vai facilitar e muito a sua vida. Já que ele é um indicador levado em consideração pelas instituições financeiras para te dar um cartão de crédito ou empréstimo.

Existem algumas estratégias que você pode adotar para melhorar o seu score. Continue a leitura do texto e fique por dentro de detalhes e adote a melhor estratégia para você.

O que é Score?

O score é uma pontuação vinculada ao CPF da pessoa. Ela é definida de acordo com a organização financeira do indivíduo e o pagamento de suas contas em dia. O mercado de crédito entende que se uma pessoa tem um bom score, é indicativo de que é boa pagadora. E desta forma é possível ter mais certeza que irá pagar a fatura do cartão ou a parcela do empréstimo feito. 

O seu score pode variar de 0 a 1000 pontos. E os principais fatores avaliados para determinar o score são:

  • dados cadastrais atualizados;
  • ausência de dívidas negativadas no histórico;
  • se o pagamento das contas é feito em dia;
  • a relação financeira com empresas contratadas.

Fique por dentro: Como consultar o score: veja o passo a passo

CPF na nota aumenta score?

Existem diversas estratégias que vão te ajudar a aumentar o seu score. Porém, colocar o CPF nas notas fiscais das compras que você faz não é uma delas. Ou seja, o CPF constar nas notas, não altera a sua pontuação no site do Serasa. Mas isso não quer dizer que inserir o seu cadastro de pessoa física não tenha nenhum benefício. 

Pode ser que você, ou seus conhecidos tenham receio de informar este dado pessoal. Já que há tantos golpes sendo aplicados hoje em dia. Porém, não há motivos para que vocês se preocupem. Os governos estaduais, começando pelo governo de São Paulo, passaram a incentivar aos lojistas a inserção do CPF dos seus clientes nas notas fiscais. Para convencer seus clientes, alguns optam por oferecer benefícios, como por exemplo: créditos ou participação em sorteios exclusivos.

Mas qual a utilidade do CPF na nota fiscal?

Os governos estaduais, com incentivo e respaldo do governo federal, passaram a exigir o CPF na nota fiscal com o objetivo de reduzir a sonegação de impostos. E também ter maior controle sobre o regime de tributação dos diferentes tipos de estabelecimentos comerciais. Isso quer dizer que alguns estabelecimentos podem pagar mais ou menos impostos. 

Layout

Aprenda a investir agora!

Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.

Simular agora
Layout

Aprenda a investir agora!

Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.

A presença do CPF nas notas fiscais dificulta que notas falsas sejam geradas com a intenção de mascarar os lucros obtidos pelas empresas. O CPF na nota é um elemento que permite atestar que a transação financeira realmente aconteceu.

CPF na nota: vantagem para o consumidor

A gente já entendeu que CPF na nota não aumenta o score. Mas isso não quer dizer que ao passar seu CPF para o comerciante, você não vá usufruir de benefícios e facilidades. Por exemplo, imagine que você comprou um calçado e percebeu, ao chegar em casa, que escolheu o tamanho errado. Você vai querer fazer a troca, certo? Afinal de contas ninguém gosta de ficar andando com sapatos apertados por aí.

Se na hora de efetuar o pagamento, você pediu para que o CPF fosse inserido na nota fiscal, terá facilidade para realizar a troca, mesmo que tenha perdido o cupom fiscal.  Ao passar o seu CPF para o lojista, a venda fica registrada no sistema da loja em seu nome. Desta maneira, você ainda assim consegue trocar o produto por outro.

Outros benefícios

Não são todos os estados brasileiros que já adotaram o programa de incentivo do CPF na nota fiscal. Por isso, consulte a legislação do seu estado e confirme se você tem direito aos benefícios que serão listados na sequência:

  • Descontos: ao acumular notas fiscais no seu CPF, você pode conseguir até 10% de desconto na documentação (IPVA) do seu carro no próximo ano ou então no IPTU;
  • Prêmios: sorteios de R$ 5 mil até R$1 milhão  todos os meses, quanto mais notas fiscais emitidas com seu CPF, maiores são as chances de você ganhar;
  • Resgate de créditos: a cada 6 meses você pode resgatar créditos acumulados, há estados que convertem o benefício em créditos para celular, ou então ingressos para atividades culturais como shows.

Agora você já sabe que CPF na nota não aumenta score, mas tem suas vantagens

Para aumentar o seu score lembre-se de manter o seu Cadastro Positivo atualizado. E também use seu cartão de crédito com responsabilidade: paga a fatura e suas outras contas sempre em dia. Além de manter a sua vida financeira em ordem, você garante facilidade para obter crédito. 

Gostou deste artigo? A gente espera que ele tenha te ajudado. Afinal, nosso compromisso é te manter atualizado sobre as novidades do mundo das finanças, e garantir que você cuide bem do seu dinheiro. Continue acompanhando nosso blog para mais novidades.