Como consultar o score: veja o passo a passo

Quando se fala em dívidas, logo vem à cabeça a pontuação do Serasa. Isso porque a instituição de proteção ao crédito é uma das mais populares. Assim, ter uma pontuação boa no Serasa vai significar ter mais acesso a todo tipo de crédito, aumentando seu poder de compra. Mas como consultar o Score?

Saber qual seu score é muito bom para um planejamento financeiro, pois mostra como você é visto pelas empresas. Além disso, você tem acesso a quais dívidas ainda estão ativas, possibilitando que se priorize elas em relação a outras. Para quem está em uma situação difícil, isso pode ser decisivo.

Dessa forma, vamos mostrar aqui como você pode fazer essa consulta pelo computador e pelo celular. As pessoas tendem a achar que tudo em matéria de finanças é chato, demorado e burocrático, mas veremos que a consulta é bem simples. Ao final, vamos falar um pouco sobre como se pode aumentar o Score para garantir maior acesso ao crédito!

Leia mais: Empréstimo digital rápido: saiba como fazer!

Como consultar o Score: passo a passo

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

É possível consultar o Score do Serasa tanto pelo computador, quanto pelo celular. Trata-se de uma operação simples, que deve durar menos de 10 minutos. Veja abaixo o passo a passo!

Pelo computador

  • 1º passo: vá ao site do Serasa;
  • 2º passo: faça seu cadastro, preenchendo todas as informações.

Feito isso, o seu Score vai aparecer na tela. Essa, porém, não é a única informação: você também terá acesso a quais dívidas estão ativas e como melhorar sua pontuação.

Pelo app

  • 1º passo: baixe o aplicativo do Serasa, disponível tanto para iOS na App Store quanto para Android na Play Store.
  • 2º passo: preencha o cadastro e faça login.

É basicamente isso, você terá acesso tanto ao seu Score quanto às outras informações disponíveis no site. O app é bem avaliado tanto na App Store (4,8) quanto na Play Store (4,3).

Como consultar o Score: a importância de uma boa pontuação

Mas por que eu deveria me preocupar em ter uma boa pontuação no Serasa? Para quem não está familiarizado com o papel que cumpre esse índice, essa pode ser uma boa pergunta. A resposta para ela está nos muitos benefícios que estar “no verde” traz.

O Serasa é uma instituição de proteção ao crédito, isto é, uma instituição que as empresas usam para consultar qual a chance de inadimplência ao conceder serviços financeiros. Basicamente, o quão arriscado é emprestar, fazer financiamentos, vender a prazo ou parcelado, enfim, fazer qualquer negócio com você. Dessa forma, ter uma boa pontuação é ter um grande poder de compra em relação à própria renda.

O que o Serasa leva em consideração é basicamente seu histórico de pagamentos de dívidas. Assim, o índice não é imutável, você pode conseguir uma melhor pontuação com o tempo. Para facilitar, ele é organizado em faixas de pontuação, onde se calcula a possibilidade de pagar as dívidas. Assim, você pode estar nas seguintes faixas:

  • 0 a 399: 33% das pessoas nessa faixa pagam as contas no prazo;
  • 400 a 599: 50% das pessoas nessa faixa pagam as contas no prazo;
  • 600 a 799: 70% das pessoas nessa faixa pagam as contas no prazo;
  • 800 a 1000: 90% pessoas nessa faixa pagam as contas no prazo.

Saiba mais: Ganhar dinheiro respondendo pesquisas no Paypal

Aumentando seu Score

Sabendo que pode melhorar seu poder de compra, você provavelmente vai querer aumentar sua pontuação. Basicamente, a principal coisa que se pode fazer para melhorar seu Score é pagar as dívidas. Reunir o dinheiro necessário é a parte difícil disso, mas existem formas de facilitar.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Continua após a publicidade

Uma dessas formas é tentando renegociar. Caso a empresa para quem você esteja devendo seja parceira do Serasa, então é possível negociar ali mesmo, no site ou aplicativo. Eles farão uma proposta que é menor do que o valor total da dívida. Se seu credor não é parceiro do Serasa, vale a pena entrar em contato para negociar.

Muitas empresas vão querer negociar, abatendo arte da dívida, pois é mais vantajoso que você pague menos do que esperar indefinidamente até que pague tudo. Afinal, não é difícil encontrar uma situação de inadimplência tão grave, ainda mais na crise.

Refinanciar, isto é, transferir a dívida para outro banco que empreste a juros menores, também é uma opção cabível. Isso se aplica muito mais a situações como dívida do cheque especial e crédito rotativo, que costumam praticar altíssimas taxas de juros.

Por fim, manter atualizado seu Cadastro Positivo e utilizar o crédito pagando em dia são duas formas de aumentar o Score. Isso porque ele não leva em conta só a inadimplência, mas também as situações em que você pagou tudo em dia. Assim, alguém que usa bastante crédito, pagando pontualmente todas as obrigações, vai ter um Score bem alto.

Este artigo te ajudou? Nós esperamos que sim, afinal, nossa missão tem tudo a ver com trazer informação sobre o que está acontecendo no mundo das finanças. Assim, acompanhar nosso blog pode ajudar você a tomar decisões relacionadas ao seu dinheiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

PagSeguro: telefone, SAC, 0800 e Chat

Próximo

Wirecard: o que é, contato, SAC, chat e 0800

Posts Relacionados
Total
0
Share