Como cancelar o saque aniversário do FGTS: veja como fazer

Related articles

Trabalhadores que atuam em regime de carteira assinada têm direito a diversos benefícios. Entre eles o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que mensalmente é depositado pelo empregador na Caixa Econômica Federal em nome do beneficiário. O FGTS pode ser utilizado de algumas maneiras. Neste texto vamos te explicar o que você precisa saber sobre o benefício. E também como cancelar o saque aniversário do FGTS: veja como fazer.

Fique por dentro: Saque emergencial FGTS: como funciona e quem tem direito?

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

O que é o saque aniversário?

Existem algumas modalidades de retirada do saldo, além do Saque-Rescisão quando há desligamento do empregado pelo empregador. Uma dessas modalidades é o saque-aniversário. Este benefício foi criado pela lei 13.932/2019. Portanto é um direito que todos os trabalhadores brasileiros com carteira assinada podem usufruir.

Continua após a publicidade

O saque-aniversário é uma oportunidade para que você faça o resgate automático do dinheiro que está retido na Caixa Econômica Federal e aproveite-o para fazer bons investimentos. Ou então quitar uma dívida e desta maneira colocar as suas finanças em dia.

O saque-aniversário, ao contrário do saque-rescisão, não permite o saque de todo o valor acumulado, apenas uma parte. De acordo com a lei, o beneficiário, no mês do seu aniversário recebe uma porcentagem do saldo acumulado e também uma parcela adicional. Os valores a serem recebidos variam de acordo com o valor disponível na conta da Caixa Econômica Federal.

Devo cancelar o Saque-Aniversário do FGTS?

O saque-aniversário não é obrigatório, ou seja, caso você queira, é possível cancelar o saque em questão e manter o dinheiro na Caixa Econômica Federal. O cancelamento do saque-aniversário pode ser interessante, para que em caso de demissão você possa saber o valor cheio vinculado ao emprego em questão. 

Mas saiba que o saque-aniversário pode ser vantajoso para você que investe seu dinheiro, seja em renda fixa ou em ações da bolsa de valores. O rendimento do FGTS em relação a outras opções de investimento é menor. Isso quer dizer que ao sacar o seu dinheiro, você pode investir em oportunidades melhores e aumentar seus rendimentos.

Além desta vantagem do saque, há outras que devem ser levadas em consideração:

  • Você pode antecipar o saque-aniversário através de empréstimos com juros baixos e quitar a dívida com uma parte do saldo que está disponível no seu FGTS;
  • Mais liberdade para usar o seu dinheiro como achar melhor;
  • Possibilidade de renda extra quando imprevistos financeiros acontecerem e assim evitar contrair dívidas com juros excessivamente altos;
  • Guardar o dinheiro para a sua reserva de emergência e ter economias disponíveis em situações específicas.

Porém cada indivíduo tem suas próprias metas e objetivos quando o assunto são as finanças. Se você faz parte do time que deseja cancelar o saque-aniversário, continue lendo o texto e descubra como fazer esta operação. 

Continua após a publicidade

Quer saber qual cartão de crédito mais combina com você?
Faça o nosso teste gratuito e descubra!

Descubra o cartão de crédito ideal para você

Ainda está com dúvidas? Acesse o site da Caixa Econômica Federal para simular o seu saque-aniversário. Desta forma, você toma a melhor decisão com todas as informações necessárias em mãos e planeja o futuro da sua vida financeira.

Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

Saiba mais: Extrato FGTS: como consultar o seu saldo pela internet de forma rápida

Como consultar o saldo FGTS da sua conta?

A tecnologia hoje é nossa grande aliada, e por causa dela é possível fazer praticamente tudo sem sair de casa. Você pode consultar o saldo do seu FGTS diretamente do seu celular seguindo estes passos:

  1. Faça o download do aplicativo para FGTS da Caixa;
  2. Abra o app e clique na opção “Primeiro Acesso”;
  3. Leia o contrato e clique na opção “Aceitar”;
  4. Insira o número do seu NIS e continue a operação;
  5. Siga os passos indicados na tela e crie uma senha;
  6. Pronto, veja o seu saldo FGTS na tela do seu celular.

Como cancelar o Saque-Aniversário do FGTS: veja o passo a passo

Decidiu cancelar o seu saque-aniversário? Então fique por dentro do que você precisa fazer para manter o seu dinheiro na Caixa Econômica Federal:

  1. Tenha seu usuário e senha de acesso frescos na sua mente;
  2. Faça o download do aplicativo da Caixa Econômica Federal para FGTS no seu celular;
  3. Assim que a instalação for concluída abra o aplicativo e faça o login com o usuário e senha corretos;
  4. Procure pela opção “Saque-Aniversário” e clique nela;
  5. Leia com atenção as cláusulas que estão aparecendo na sua tela e se estiver de acordo com tudo clique no botão “Continuar”;
  6. Clique em “Alterar sistemática saque FGTS”;
  7. Confirme que você quer cancelar o saque-aniversário do FGTS clicando na opção “SIM”;
  8. Pronto, o saque programado de aniversário está cancelado.

Quer mais informações sobre o mundo financeiro?

Para entender ainda do mundo das finanças ou encontrar fontes de renda alternativas para você,  acompanhe os conteúdos do blog  Meu Portal Financeiro.   

Com a nossa ajuda você toma as melhores decisões e assim organiza a sua vida financeira. Conheça mais sobre investimentos, opções de cartão de crédito e contas digitais.

Este texto te ajudou? Então compartilhe ele com seus amigos e colegas de trabalho que também tem dúvidas sobre o uso do FGTS.

728x90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Cadastre-se e receba dicas, notícias e informações sobre cartões de crédito, contas, bancos e finanças!

    Aceito entrar em contato

    | Publicidade |

    Posts recentes