Consórcio contemplado: conheça funciona e como comprar

Escapar dos juros é o sonho de todo mundo que precisa de crédito para comprar a casa própria ou um veículo. O consórcio, em certa medida, é uma solução para esse problema, mas ainda assim há alguns inconvenientes. Afinal, tanto no sistema de lances, quanto no de sorteio, você não controla quando efetivamente vai receber a carta de crédito. Uma alternativa para driblar essa dificuldade é o consórcio contemplado.

Ele funciona mais ou menos assim: você faz um negócio com quem já foi contemplado, comprando dele a carta de crédito. Você também assume as parcelas restantes do consórcio. Dessa forma, é possível se livrar tanto do juros, quanto da incerteza trazida pelo sistema de sorteio ou lance. Interessante, não?

Porém, é preciso ter em mente que essa operação tem vários riscos. Muita gente se aproveita da necessidade dos outros, vendendo cartas falsas ou com problemas que impedem você de usá-las. É preciso tomar alguns cuidados, que vamos explicar ao longo deste artigo.

Continua após a publicidade

Saiba mais: Conta digital para empresa: veja as melhores opções

Como funciona o consórcio contemplado?

O consórcio é uma forma que os consumidores brasileiros encontraram de adquirir bens como veículos e imóveis de forma financeiramente mais segura. Basicamente, é um grupo de pessoas que se juntam e dividem, entre si, o valor de um bem por mês. Ao longo do tempo, conforme as parcelas vão sendo pagas, são feitos sorteios para quem vai ficar com a carta de crédito com o valor desse bem.

Ela é muito conveniente, pois, sem cobrar juros, permite que pessoas comprem bens que, de outra forma, seriam impossíveis para o seu poder aquisitivo. Não quer dizer que o risco de endividamento não exista, pois as parcelas podem ser demais para o orçamento mensal da pessoa.  Porém, as taxas pagas às administradoras são muito menores do que, por exemplo, os juros de um financiamento.

Uma informação importante é que você assume as parcelas restantes do consórcio, além do valor de compra combinado com o proprietário original. O preço deve ser proporcional às parcelas já pagas. Porém, como você teve o acesso garantido à carta de crédito, sem ter de esperar sorteio, geralmente o preço será maior que o valor dessas parcelas.

Comprar consórcio contemplado compensa?

Como dissemos acima, você troca a certeza de ter a carta de crédito em mãos, sem precisar esperar pelo sorteio, por uma quantia de dinheiro mais as parcelas que restarem do consórcio. Como acontece em outras operações financeiras, para isso compensar depende de vários fatores.

Continua após a publicidade

Por exemplo, o imóvel a ser comprado com a carta de crédito pode valorizar, ou render muito com aluguéis. Esse dinheiro pode ou não compensar o tempo estimado de espera pela contemplação no sorteio. Como qualquer investimento, aqui estamos diante de uma relação entre risco e benefício. Nesse caso, a renda gerada pelo bem, ou o aluguel economizado, é o que está no centro da equação.

Leia mais: Empréstimo no BMG: como pedir? Veja aqui!

Quais cuidados tomar ao comprar um consórcio contemplado?

Vender uma carta de crédito falsa é um golpe simples, com um retorno financeiro muito grande. Assim, muita gente desonesta tenta usar essa situação a seu favor. É preciso se proteger, para não sair no prejuízo!

A primeira medida é ver se a carta de crédito é verdadeira com a administradora do consórcio. É importante que essa empresa também esteja cadastrada no Banco Central, com autorização para administrar esse tipo de serviço. Verificar se tudo está regular é bastante simples e vai proteger contra a maioria dos golpes, então não deixe de fazer.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Continua após a publicidade

Também é importante, já que você vai participar do consórcio, ler as regras do contrato. Isso porque uma proposta pode parecer interessante, mas estar atrelada a um contrato que impõe condições desvantajosas. Ler as letras pequenas pode ser a diferença entre achar uma pechincha ou cair em uma cilada. Pesquise a reputação da administradora no mercado, como os clientes avaliam seu serviço

Além disso, as cartas de crédito têm finalidades exclusivas. Isso quer dizer que, num consórcio de carros, ela vai servir para comprar um carro. A mesma coisa com imóveis e serviços. Saber exatamente para que serve aquela carta de crédito é vital para perder dinheiro.

Por fim, tem a avaliação se realmente é um bom negócio. Consórcios podem ser investimentos vantajosos, eles têm baixo risco por um retorno razoável. Porém se, por exemplo, as parcelas não couberem no seu orçamento, a coisa toda pode vir abaixo. Como o objetivo é conseguir um bem, serviço ou ganhar dinheiro, é bom colocar tudo na ponta do lápis!

Continue se informando!

Para ficar seguro no mercado e evitar ciladas, é preciso ter uma postura de sempre buscar informação. Afinal, não apenas você se previne de riscos, como encontra oportunidades que permitem otimizar a sua vida financeira. Essa informação você encontra aqui, no Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Qual a melhor máquina de cartão para quem está começando?

Próximo

Como funciona consórcio de imóveis: vantagens e riscos

Posts Relacionados
Total
0
Share