Como consultar SPC e Serasa online e de graça

Related articles

Está pensando em se reorganizar financeiramente para comprar algo? Quer um limite maior para seu cartão de crédito? Então, uma das coisas que aconselhamos fazer é verificar se você tem dívidas cadastradas nas instituições de proteção ao crédito. Porém, muitas pessoas não sabem como consultar SPC e Serasa para ver se tem o nome “sujo”.

Essa habilidade é muito importante para as finanças pessoais, pois saber as próprias dívidas é o primeiro passo para saná-las. Assim, você tem acesso a ferramentas úteis, como seu score no Serasa, podendo usá-las para conseguir mais crédito.

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Dessa forma, vamos dar um passo a passo de como fazer essa verificação. Além disso, vamos mostrar algumas alternativas para lidar com as dívidas, caso existam.

Continua após a publicidade

Leia mais: O que é um consórcio? Entenda essa modalidade de crédito!

Como consultar dívidas no SPC e Serasa: passo a passo

O SPC e o Serasa são duas instituições de proteção ao crédito. O que isso significa? Que elas são, basicamente, empresas feitas para ajudar outras empresas a evitar fazer maus negócios, como emprestar dinheiro a inadimplentes. Assim, as empresas registram neles o CPF de quem tem dívidas, ajudando outras companhias a tomar decisões.

A partir daí, essas instituições tem o dever de te mandar uma carta informando a dívida e dando o prazo de dez dias úteis para que você pague, sem “sujar” o nome. É claro que, por vários motivos, pode ser que você não consiga pagar e esqueça.

Além disso, se você tem uma dívida, ela pode não estar ainda lá. Isso pode ser decisivo, na medida em que não só você, mas as empresas que eventualmente te emprestem dinheiro ou vendam a prazo podem ver seu nome lá. Além disso, dívidas caducam após cinco anos, “limpando” seu nome.

Por tudo isso, é importante saber consultar seu nome caso você queira ter controle sobre sua vida financeira. Abaixo, vamos mostrar como fazer em cada uma das instituições.

Consultando o Serasa

O mais simples de se consultar, dá acesso gratuito às dívidas no CPF. Além disso, possui um sistema de pontos em que você pode facilitar o próprio acesso ao crédito, o chamado Score do Serasa. Para consultar seu nome, basta seguir os seguintes passos:

  1. Vá ao site do Serasa;
  2. Clique em “Consultar CPF grátis”, digite seu CPF e preencha o breve cadastro que irão lhe pedir;
  3. Será mostrado para você um painel, com suas dívidas e dados sobre sua saúde financeira. Além disso, vão aparecer os serviços pagos do Serasa.

Consultando o SPC

O SPC, ao contrário do Serasa, não disponibiliza este serviço gratuitamente. Para ter acesso à base de dados, o SPC cobra R$ 18,90. É importante destacar que o serviço, que você pode acessar no site, inclui outros dados, incluindo os do Serasa, títulos protestados em cartório, último endereço e telefone vinculado ao CPF.

Outra possibilidade: o Boa Vista SCPC

Geralmente, as pessoas procuram os dois canais mais conhecidos, o SPC e o Serasa. Porém, outro serviço de proteção ao crédito também muito importante é o Boa Vista SCPC. Assim como o Serasa, ele possui consulta gratuita do CPF.

Para acessar é simples: basta ir ao portal Consumidor Positivo, ou baixar o app do Boa Vista SCPC, disponível em Android e Ios. Além desse serviço, tanto o site como o app dão acesso ao seu score, pagamentos efetuados e dicas sobre finanças pessoais.

Como consultar SPC e Serasa: descobri minhas dívidas, e agora?

Agora que você já sabe quais são as dívidas em seu nome, é hora de pensar em como saná-las. Caso você não reconheça alguma dívida, é bom entrar em contato com o credor, na medida em que fraudes são cada vez mais comuns.

Para dar o primeiro passo, é preciso saber uma coisa: você tem o dinheiro? Caso esteja muito longe, fazer um planejamento financeiro para reunir os recursos e ir sanando as dívidas é necessário.

Continua após a publicidade

Quer saber qual cartão de crédito mais combina com você?
Faça o nosso teste gratuito e descubra!

Descubra o cartão de crédito ideal para você

Mas, caso você já tenha uma quantidade de dinheiro suficiente para começar a pagar, uma alternativa é a negociação. Algumas empresas têm parcerias com o Serasa, de modo que a negociação pode ser feita através do site. Ali você pode gerar o boleto e pagar dentro do prazo estipulado.

Outra alternativa é contatar diretamente seu credor para fazer a negociação. Muitas pessoas têm certo medo de negociar, porque entendem que o credor não estará interessado. Mas isso é um grande erro!

Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

As empresas têm mais interesse em receber seu dinheiro, mesmo que menos do que o valor total da dívida, do que deixar caducar. Ou seja: para eles, também compensa negociar.

Saiba mais: Você sabe como conseguir empréstimo com nome sujo? Veja aqui

Não volte para as dívidas

Ficar endividado não é legal, todo mundo sabe disso. No entanto, o que poucas pessoas fazem é pensar, preventivamente, em como não entrar nessa situação. Afinal, é possível que mudando seu comportamento você melhore sua vida financeira. Por isso, é importante ter um planejamento financeiro.

Além disso, é importante estar ligado no que rola no mundo. Isso porque o tempo todo aparecem novas oportunidades de investimento, novos financiamentos, novos serviços que podem ajudar você a ter mais dinheiro.

Por isso, fique ligado no Meu Portal Financeiro, para receber as últimas informações do mercado.

728x90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Cadastre-se e receba dicas, notícias e informações sobre cartões de crédito, contas, bancos e finanças!

    Aceito entrar em contato

    | Publicidade |

    Posts recentes