o que é um consórcio

O que é um consórcio? Entenda essa modalidade de crédito!

A modalidade de aquisição de bens por consórcio foi criada no Brasil na década de 60 e ganhou muita popularidade nos anos 90. Desde então, esse tipo de crédito passou por algumas mudanças e continua no portfólio de muitas entidades financeiras. Mas você sabe o que é um consórcio e se ainda vale a pena?

Neste conteúdo buscamos ajudar você a responder essas perguntas e mostramos os aspectos mais importantes sobre a modalidade de crédito. Queremos que você conheça suas funcionalidades, requisitos e possa avaliar se é uma boa opção para atingir os seus objetivos de compra.

Leia também: Empréstimo pessoal para negativado: 3 entidades que oferecem

O que é um consórcio

Se você não viveu o grande boom dos consórcios nos anos 90, talvez não saiba como a modalidade de crédito funciona. Em função disso, começamos pelo mais básico e explicamos o que é um consórcio.

Essa é uma modalidade de compra em que pessoas físicas ou jurídicas montam grupos e formam uma poupança conjunta para adquirir bens imóveis e móveis ou de serviço. A formação destes grupos deve ser feita por uma entidade financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil (BC).

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Essa instituição será responsável por administrar o consórcio, tanto o recebimento das parcelas mensais pelos consorciados como a entrega do valor aos contemplados, de acordo com as regras estabelecidas em contrato.

Quais são as vantagens desta modalidade

Adquirir um consórcio pode ser uma boa maneira de economizar e planejar a compra de um veículo, imóvel, equipamento eletrônico e mais uma ampla variedade de produtos. O montante do crédito também pode ser utilizado para pagar qualquer tipo de serviço, desde a sonhada viagem de férias até um curso de idiomas.

Uma das principais vantagens desta modalidade de crédito é que você evita pagar juros, como acontece no financiamento ou no empréstimo. O único custo do consórcio é a taxa de administração cobrada pela instituição financeira. Porém, o valor fica muito abaixo das taxas de juros do mercado.

Outro benefício do consórcio é que ao ser contemplado você terá o valor total em mãos para realizar a compra à vista. Isso permite negociar descontos e bonificações na hora de fazer o pagamento. Dependendo do valor do bem, a compra à vista costuma ser muito vantajosa.

Além disso, o consórcio pode ser usado como um método inicial de investimento. Se você não consegue economizar, mesmo sem ter um objetivo claro do que deseja adquirir, pode escolher esta modalidade como um compromisso de guardar dinheiro todos os meses.

Quanto custa contratar um consórcio

A parcela do seu consórcio será calculada com base no valor total da carta de crédito, somado à taxa de administração cobrada pela instituição financeira, divididos pelo número de meses do contrato.

O valor da carta de crédito que você irá receber, a taxa de administração, o tempo de duração do plano, a dinâmica dos sorteios, lances e contemplação, assim como detalhes sobre o uso do total investido variam de acordo com cada proposta de consórcio. 

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Há, por exemplo, ofertas de planos voltados para produtos específicos, como carros, motos e imóveis. Em alguns casos, optar pela modalidade de crédito segmentada por um foco específico representa vantagens. 

Tão importante quanto saber o que é um consórcio é estar atento às condições de cada oferta disponível. Sendo assim, antes de entrar em um grupo é fundamental fazer uma pesquisa de mercado e avaliar as melhores opções de acordo com o seu objetivo. 

Qualquer pessoa pode fazer consórcio?

As entidades financeiras regulamentadas pelo BC para vender consórcios possuem certa autonomia para determinar as regras do produto. Por esta razão, podem haver requisitos e condições diferentes em cada oferta.

De maneira geral, é necessário ter pelo menos 18 anos , apresentar documentos de identificação válidos e passar por uma análise de perfil. Esta avaliação não costuma levar em conta a situação fiscal e histórico de crédito do cliente.

Leia também: Como funciona o PIX? Tire todas as suas dúvidas

Como receber e usar o valor do crédito

Continua após a publicidade

O valor investido no seu consórcio será pago através de um documento chamado carta de crédito. Este poderá ser usado no momento da compra do produto ou serviço escolhido. Existem três maneiras de ser contemplado durante o tempo de participação no consórcio: por sorteio, por lance e ao final do contrato. 

Uma das ações previstas nos contratos da modalidade é o sorteio mensal da carta de crédito entre os participantes. Desta maneira, a cada mês um dos consorciados é contemplado até que todos tenham recebido o total dos seus aportes.

Esses sorteios são realizados em assembleias abertas ao grupo e nesse evento é possível antecipar o acesso à carta de crédito dando um lance. Todos os participantes podem antecipar parcelas do consórcio e aquele que oferecer o valor mais alto terá direito a receber o montante naquele mês.

Se você não receber a sua carta de crédito em nenhuma das duas situações anteriores, a contemplação acontecerá ao final. Ou seja, quando todas as parcelas do consórcio forem quitadas. 

As regras e procedimentos para uso da carta de crédito variam de acordo com o contrato e a entidade financeira que administra o grupo. É muito importante considerar esse ponto e ponderar as formas de uso do documento antes de assinar o contrato.

Esse texto ajudou você? Acompanhe outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo
cartão de crédito online

Como contratar cartão de crédito online? 5 dicas úteis!

Posts Relacionados
Total
0
Share