O que é descrição de pagamento? Veja como preencher

Boa parte das pessoas que já fez transferências ou pagamentos já se deparou com o campo de descrição do pagamento. Afinal, muitos dos grandes bancos e até outras instituições financeiras costumam ter um campo assim para preencher. Mas será que os clientes são obrigados a escrever alguma coisa nesse espaço?

Se você quer saber o que é a descrição de pagamento, continue lendo este conteúdo. Além de esclarecer o que é, vamos explicar para que serve e como preencher.

Boa leitura!

👉 Leia também: Quer otimizar o planejamento financeiro pessoal? Entenda como!

O que é descrição de pagamento?

Antes de mais nada, é importante entender que a descrição de pagamento é um campo a ser preenchido. Em outras palavras, é um espaço em branco onde você pode escrever alguma coisa.

Ao passo que facilita o entendimento, apresentaremos as informações em forma de perguntas e respostas, uma vez que facilitam a organização das informações. Assim você pode encontrar e sanar suas dúvidas com mais praticidade. Confira a seguir!

Para que serve a descrição de pagamento?

A descrição serve para adicionar uma camada de detalhe a respeito de uma operação financeira. Em outras palavras, é uma explicação a respeito daquela movimentação. Assim, favorece a organização dos usuários e aumenta a segurança das instituições financeiras.

Qual é o melhor jeito de preencher?

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Para usar a descrição a seu favor, você precisa criar categorias que façam sentido para a sua vida.

Por exemplo, se você tem um gato como animal de estimação faz sentido agrupar as despesas dele. Dessa forma, você consegue saber exatamente quanto custa ter um gato. Assim, você pode planejar os gastos futuros e até pensar em adotar outro gato.

Então uma alternativa seria criar uma categoria “gato” para incluir diversas coisas. Agora pense na ração comprada na agropecuária, no brinquedo comprado no petshop, na areia comprada no mercado e na consulta com o veterinário. Todos esses pagamentos poderiam ter a descrição “gato”.

Eventualmente, você poderia fazer isso com diversas outras despesas. Dessa forma, você teria uma vida financeira mais organizada.

Quais tipos de movimentação podem solicitar a descrição?

Dependendo da instituição financeira, diversas operações contam com esse campo para o preenchimento.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Por exemplo:

  • Transferências;
  • Pagamento de boleto;
  • Pagamento de contas;
  • TED;
  • DOC.

Como você pode usar a descrição de pagamento?

Você pode aproveitar essa oportunidade para categorizar os seus pagamentos.

Posteriormente, ao analisar suas finanças, isso pode facilitar a sua organização. Muita gente já usa essa ferramenta como forma de dividir seus gastos e facilitar o planejamento.

O campo de descrição do pagamento é obrigatório?

Atualmente, na maioria dos bancos não existe a necessidade. Entretanto, existem algumas instituições financeiras que tornaram obrigatório o preenchimento desse campo. Por exemplo, o Bradesco.

O banco ainda não comunicou oficialmente o motivo da exigência. Mas existe o entendimento de que com a descrição preenchida as movimentações financeiras se tornam mais seguras.

Quem tem acesso a essa informação da descrição de pagamento?

Ao contrário do que muita gente pensa, essa informação não é exclusividade dos clientes. Ou seja, os bancos também têm acesso e podem fazer uso do que você escrever nesse campo. Afinal, é justamente assim que o preenchimento desse campo ajuda a aumentar a segurança das movimentações financeiras.

A Receita Federal consegue saber?

Não. Ao contrário do que muita gente pensa, a Receita Federal não acessa esse tipo de informação.

Como o banco pode usar a informação?

Frequentemente os setores de compliance dos bancos são responsáveis pela verificação das informações e a análise de risco. Compliance, para quem não sabe, é um termo em inglês que significa algo como “estar de acordo com as normas”.

Com a informação da descrição de pagamento em mãos, os bancos conseguem usar sistemas inteligentes para interpretar os dados. Esses sistemas tentam identificar padrões que possam apresentar algum tipo de risco ou irregularidade. Então mesmo que não tenha uma pessoa responsável pela leitura das descrições, uma inteligência artificial faz a leitura e examina.

Continua após a publicidade

👉  Leia também: Open banking: o que significa e para que serve esse serviço?

Que tipo de descrição poderia ser um problema?

Tudo o que ainda não tem regulamentação pode ser problemático. Por exemplo, se você está transferindo dinheiro para uma corretora internacional de moedas virtuais, escrever “bitcoin” pode ser problemático.

Nesse sentido, o mesmo pode acontecer se você estiver comprando algo ilegal. Então mesmo que você não esteja, nunca utilize esse campo como forma de fazer piadas ou brincadeiras. Pagar um amigo escrevendo “agiota” pode causar um grande problema. Assim como quaisquer outros assuntos relacionados a drogas, sonegação ou irregularidades em geral devem ser evitados, mesmo que não seja de verdade.

Em casos extremos, a informação pode ser compartilhada com o COAF (Conselho de Atividades Financeiras).

Posso preencher de forma genérica?

Sim, pode. Afinal, você não tem a obrigação de especificar nada. Caso não queira dar detalhes, basta escrever “pagamento” ou “transferência”.

O único aspecto negativo de preencher dessa forma é que assim você não consegue usar a informação a seu favor.

Esse texto ajudou você? Acompanhe outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
99pay

99pay: o que é e como funciona

Próximo
conta digital pan

Conta Digital do Banco Pan é boa? Tudo sobre a conta do Pan

Posts Relacionados
Total
0
Share