O que é conta digital: sua vida financeira mais fácil

Pergunte a qualquer adulto se ele gostaria de ter mais horas livres no seu dia e a resposta será óbvia: é claro que gostaria! Ainda mais se as horas que estão “saindo” forem aquelas que você fica esperando na fila de um banco, ou resolvendo burocracias. Seja você um jovem aprendendo a lidar com isso, ou apenas está cansado de perder tempo, é interessante saber o que é uma conta digital.

A conta digital é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode facilitar as finanças. Serviços econômicos, rápidos e seguros em uma conta que você administra usando apenas o celular. É possível, inclusive, ter uma conta digital para um pessoa jurídica, seja um profissional liberal ou um pequeno empreendedor.

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Continua após a publicidade

Saber o funcionamento da conta digital é importante, mas a pesquisa precisa ir além. É necessário explorar as  diferentes opções no mercado pra escolher a melhor para você. Afinal, trata-se de um mercado em expansão, cada vez mais competitivo.

Leia mais: Neon é conta corrente ou poupança? Entenda!

O que é uma conta digital?

É uma conta bancária com serviços 100% online. Assim, é diferente de uma conta comum com internet banking, pois esta precisa ser aberta em um banco físico. A conta digital, pelo contrário, geralmente está disponível a partir de um aplicativo para celular, por onde presta todos os serviços.

Mas o que dá para fazer? Basicamente, tudo que um conta convencional faz. Isso inclui transferências, empréstimos, investimentos, cartão de crédito e receber salário. Para empresários, uma conta PJ desse segmento pode emitir boletos de cobrança, em alguns casos é possível inclusive fazer folhas de pagamento.

Em termos de custos, as digitais tendem a ser mais baratas. Isso porque, ao oferecer os serviços online, os bancos digitais acabam economizando no pessoal e na manutenção das agências. Há diferentes políticas de cobranças, mas o padrão é não ter taxas de manutenção, cobrando às vezes transferências para outros bancos e saques em Banco24Horas.

Abrindo uma conta digital

Abrir uma conta digital é bastante simples. Em geral, você baixa o aplicativo do banco, faz o cadastro e envia uma foto sua com documento de identidade. Depois, é esperar que eles aprovem seu cadastro e a conta seja liberada.

Vantagens e desvantagens

Continua após a publicidade

Já vimos aqui que a conta digital é uma sólida adversária das contas correntes. Porém, é importante fazer algumas ponderações sobre qual é a melhor para você. Isso porque, em primeiro lugar, muitas pessoas têm dificuldades de lidar com a tecnologia. Não é nada de outro mundo e vale a pena tentar, mas pode ser um incômodo para alguns.

Outra questão é a segurança. Como todo serviço bancário, aqui existem uma série de protocolos de segurança, até por questões de legislação. Porém, vale a pena tomar mais alguns cuidados, como a utilização de senhas fortes. Além disso, é essencial que seu celular não seja acessado por pessoas indesejáveis, pois é a partir dele que você administra a conta.

Continua após a publicidade

Por fim, nada impede você ter também mais de uma conta bancária. Como as digitais geralmente não têm taxa de manutenção, é possível ter uma delas para usar algum serviço em específico, ao lado de uma conta convencional.

Contas digitais populares

Como dissemos acima, o mercado de contas digitais cresce a cada ano. Alguns serviços, no entanto, vêm se destacando com o tempo e conquistando um lugar de destaque nesse ambiente de negócios. Assim, as opções mais populares são um bom ponto de partida para a pesquisa.

Continua após a publicidade

Outra forma bastante interessante de pesquisar é procurando por serviços específicos, que você tem certeza que vai usar. Isso porque há muitos serviços de qualidade por aí, mas que não se direcionam para o mesmo público-alvo.

Um exemplo: se você quer investir, pode escolher o banco com a melhor plataforma de investimentos. Uma conta com opções melhores de cartão de crédito, mas com poucas opções para investir, não é necessariamente pior, mas se dirige a outro público-alvo. Tenha isso em mente na hora de escolher!

Conta digital BV

Um serviço que traz a praticidade das contas digitais, com três opções de cartão de crédito. Você pode escolher não pagar anuidade, ou ganhar uma modalidade muito interessante de cashback. O dinheiro que volta nas compras com o cartão pode, se você quiser, ser usado para pagar parcelas de financiamento. Além disso, você consegue descontos em lojas parceiras.

A conta é gratuita, é possível fazer transferências e saques à vontade. O dinheiro ali rende 100% do CDI, o que é mais do que a poupança.

Conta digital Nubank

Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

O mais conhecido dos bancos digitais, com alguma razão. O Nubank é gratuito, tem uma plataforma de investimentos com corretagem grátis e duas opções de cartão de crédito. Além disso, possui conta PJ e um ótimo atendimento.

Saiba mais: Conta digital para negativados: veja as melhores opções

Conta digital Inter

Continua após a publicidade

Um dos primeiros bancos a operar 100% online no Brasil. Possui um ótimo app, a partir do qual você tem acesso às três opções de cartão de crédito, investimentos e serviços totalmente gratuitos. No caso do Inter, essa gratuidade se estende ao saque em Banco24Horas, serviço que geralmente é pago mesmo em bancos digitais.

Quer saber tudo de contas digitais e outras tecnologias financeiras? Aqui no Meu Portal Financeiro nós te mantemos atualizado, então continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Como abrir conta digital: passo a passo

Próximo
consulta CNPJ Serasa

Consulta CNPJ Serasa: veja como fazer tudo online!

Posts Relacionados