Conta digital para menor: as regras e como abrir

O mundo das finanças é um lugar complicado para muitas pessoas. Porém, ele é muito importante e saber como lidar com dinheiro é parte da vida adulta em nossa sociedade. Uma das formas de facilitar essa jornada é começar cedo. Já pensou em abrir uma conta digital para menor de idade?

Este serviço é útil para dois públicos, intimamente relacionados: adolescentes em busca de independência financeira, e pais que buscam ensinar seus filhos. Essas contas têm algumas restrições, coisas que, por se tratar de menores de idade, não dá para fazer. No entanto, são uma ferramenta fantástica de educação financeira, como veremos a seguir.

Related articles

Além disso, há diferentes bancos que ofertam esse serviço, cada um com prós e contras. Contudo, todos eles tem as vantagens da conta digital, como a praticidade e a economia. Isso é bastante importante, afinal, enfrentar burocracias e filas já é uma atividade difícil para adultos – quem dirá para quem está dando os primeiros passos.

Leia mais: Como abrir uma conta digital: Tudo que você precisa saber para ter a sua

Como funciona uma conta digital para menor?

Seja você um pai preocupado com a educação financeira dos filhos, ou um adolescente em busca de independência, a conta digital para menor pode ser uma resposta. Mas, como este serviço funciona? Quais as suas limitações?

Como você pode imaginar, ele é uma conta digital, mas com alguns serviços indisponíveis. Isso acontece por um motivo evidente: um menor de idade não pode fazer as mesmas coisas que um adulto. Assim, empréstimos e crédito de forma geral não estão disponíveis.

Pode parecer que essa regra restringe a liberdade para quem busca independência financeira, mas ela faz bastante sentido do ponto de vista da segurança. Afinal, o risco de endividamento é bastante real.

Os outros serviços bancários em geral estão disponíveis. Destacamos os investimentos, em especial na renda fixa, pois eles são uma forma de garantir o futuro. Ensinar os filhos a poupar para comprar algo específico é a melhor forma de fazer entender a importância de guardar dinheiro.

Além disso, alguns serviços contam com recursos educativos, que ajudam a ensinar de uma forma estimulante. Afinal, não é porque é um assunto sério, que precisa ser chato. Tornar essa experiência divertida é a melhor forma de fazer mais do que ensinar: a partir do momento que aprender se torna algo prazeroso, isso desperta a curiosidade para se instruir ainda mais.

Por fim, a maior parte das contas digitais para menores possuem alguma forma de garantir a tutela dos pais. Naqueles casos em que não é possível ligar a conta “normal” às dos filhos, ainda é possível baixar o app em ambos os celulares, os das crianças e dos pais. Dessa forma, é possível dizer que a conta digital para menor é, em geral, segura.

Desvantagens de uma conta digital para menor

Existem algumas coisas que você deve considerar antes de abrir uma conta digital para seus filhos. Embora seja bom para o aprendizado financeiro, ela é um nível maior de independência. Será que a criança ou adolescente tem maturidade para lidar com isso? Não existe uma resposta que valha para todo mundo nessa questão, que deve ser avaliada caso a caso.

Como abrir uma conta digital para menor?

A conta para menor de idade tem algumas particularidades também na hora de abrir. Afinal, quem não é legalmente antecipado precisa de autorização dos pais para tudo. No caso de menores de 16 anos, os pais legalmente possuem a conta, a iniciativa de abri-la deve partir deles.

Por outro lado, a partir dos 16, há um pouco mais de independência. Os documentos dos pais, assim como sua autorização, são necessários na hora de abrir. Eles não são os donos da conta, mas ainda têm tutela sobre ela.

A abertura é similar à de outras contas digitais. É preciso confirmar a identidade de todos os envolvidos, com selfies e fotos dos documentos. Depois de aprovada, um cartão com a função débito será mandado para sua casa.

Opções de conta digital para menor

Já decidiu que quer abrir uma conta digital para menor? Então, é hora de ver as opções! O mercado das contas digitais está em constante expansão, ou seja, novos concorrentes estão chegando todo o tempo. Neste contexto, os serviços que se consolidaram no mercado acabam ganhando destaque, pois mostram que têm um serviço para oferecer que vai além da novidade. Vamos apresentar dois deles aqui.

Inter Kids

Uma conta muito popular, com diversos serviços gratuitos, como transferências e saques. Essa conta é independente da conta dos pais e, ao informar a data de nascimento do menor na abertura, o sistema encaminha diretamente para a Inter Kids. Com uma diversidade muito grande de investimentos, ela pode ser uma forma excelente de começar uma poupança para seu filho aplicando na renda fixa, por exemplo.

Saiba mais: Conta digital para negativados: veja as melhores opções

Next Joy

Se a Inter Kids se destaca pela diversidade dos investimentos, a Next Joy faz isso pelos recursos pedagógicos. Tanto para crianças como adolescentes podem aprender brincando como lidar com as finanças. Tudo isso, é claro, em uma conta ligada à conta corrente dos pais, que têm controle suficiente para garantir a segurança.

Uma conta digital pode ser uma forma de garantir o futuro dos seus filhos. No entanto, felizmente, há muitas outras informações que podem beneficiar você e sua família. Que tal continuar acompanhando o Meu Portal Financeiro? Aqui você vai encontrar elas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Cadastre-se e receba dicas, notícias e informações sobre cartões de crédito, contas, bancos e finanças!

    Aceito entrar em contato

    | Publicidade |

    Posts recentes