Qual score é bom para financiamento? Entenda!

Uma das opções de crédito quando se trata de fazer um investimento, ou comprar uma casa ou veículo, é o financiamento. No entanto, ele nem sempre estará disponível para todo mundo, pois as instituições fazem análises de crédito para selecionar a quem concederão crédito. Assim, uma dúvida muito comum é: qual score é bom para um financiamento?

Isso ocorre porque o score do Serasa é um dos indicadores mais populares entre as instituições de crédito. Em poucas palavras, o score é uma “nota” que o Serasa dá para o CPF da pessoa de acordo com o quão bem ela paga as contas. Assim, bons pagadores terão notas maiores, enquanto os maus vão ficar com as menores.

Dessa forma, quem quer ter mais alternativas de crédito deve tentar ter um bom score. Isso se aplica também ao financiamento, principalmente se ele envolve valores bastante altos. Vamos explicar neste artigo a partir de qual score você terá acesso às melhores opções, assim como, quais estratégias pode seguir para aumentar o seu.

Leia mais: Falta de dinheiro: 5 soluções para sair do aperto

O que é o score e qual é bom para financiamento

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Como explicamos acima, o Score é uma nota indicando se você é um bom ou mal pagador. Ela mede a probabilidade de você manter as contas em dia, de acordo com seu histórico e situação atual. Assim, eles analisam se você tem e quantas são as dívidas ativas, assim como se recentemente deixou de pagar algo.

Quem está endividado, ou se endividou há pouco tempo, vai ter um score em geral baixo. Quem paga as contas em dia vai ter mais alto e quem paga antecipado vai ter ainda mais. Os pontos vão de zero a mil, com diferentes faixas de probabilidade de que você pague as contas de algum crédito. São elas:

  • 0 a 399: 33% das pessoas nessa faixa pagam as contas no prazo;
  • 400 a 599: 50% das pessoas nessa faixa pagam as contas no prazo;
  • 600 a 799: 70% das pessoas nessa faixa pagam as contas no prazo;
  • 800 a 1000: 90% pessoas nessa faixa pagam as contas no prazo.

De forma geral, quem está na primeira faixa tem alguma dívida ativa ou fez uma recentemente. Acima, estão as que não fizeram, mas também não usaram muito o crédito, de forma que não subiram muito na tabela. Isso porque é difícil saber se a pessoa será um bom pagador se ela não usa crédito.

Nas melhores faixas estão aqueles que já tem uma certa reputação de bons pagadores. Isto é: pessoas que usaram bastante o crédito, sem fazer dívida e às vezes pagando inclusive adiantado. É aí que você provavelmente quer estar, pois vai conseguir melhores condições.

Existe um score mínimo para financiamento?

Não exatamente, porque cada instituição e crédito faz suas próprias políticas. Assim, algumas vão ter mais ou menos tolerância na hora de escolher seus clientes. Não existe uma lei ou regra para isso, o Serasa é uma instituição privada de proteção ao crédito, não um órgão do governo.

Porém, na prática, o que ocorre é uma avaliação de risco. As empresas não irão emprestar ou financiar pessoas que elas acreditem que não vão pagar. Risco, em termos de crédito, significa juros. No entanto, mesmo assim, não adianta cobrar grandes juros de alguém que não tenha capacidade para arcar com a despesa.

Assim, embora não exista um mínimo, é muito provável que as boas opções de financiamento apareçam apenas para pessoas com score a partir de 400. Isso não significa, no entanto, que você não tenha nenhuma opção de crédito, necessariamente. Há opções de empréstimo para negativado, além do consignado e do empréstimo com garantia.

Saiba mais: Como ganhar dinheiro no Paypal? Confira 3 dicas úteis!

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Como melhorar meu Score?

Continua após a publicidade

Felizmente, o Score do Serasa não é um índice fixo, inalterável. Afinal, o que ele está medindo também é dinâmico: quem é um bom pagador hoje, pode não ser amanhã, e vice-versa. Mas, como fazer para melhorar sua reputação como tomador de crédito? Pagando!

Primeiramente, veja sua dívida ativa e pague ela. No próprio site do Serasa é possível negociar, caso seu credor seja parceiro da instituição – e um bocado deles é. Assim, você já ganha uns pontos e aumenta seu poder de compra.

Outra forma é gastar. Isto é: comprar coisas para mostrar que você pode pagar. Por exemplo, comprando parcelado e pagando as parcelas no prazo ou adiantadas. Obviamente, você não quer criar novas dívidas, então não assuma o que não pode pagar.

Por fim, atualizando seus dados no Cadastro Positivo e na plataforma do Serasa também pode render uns pontos a mais. Se você fizer tudo isso, seu score vai aumentar bastante e, seguramente, vai conseguir um bom financiamento em relação à sua faixa de renda.

Uma forma de se manter atualizado em relação aos serviços financeiros, recebendo também várias dicas de finanças pessoais, é acompanhando nosso blog. Aqui passamos as melhores informações disponíveis no assunto, para que você tenha o que precisa saber para aumentar sua renda.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Conta Salário Itaú: tudo que você precisa saber

Próximo

Empréstimo com garantia de imóvel: veja como fazer o seu!

Posts Relacionados
Total
0
Share