Extrato FGTS: como consultar o seu saldo pela internet de forma rápida

Desde 2019 é possível realizar saques anuais do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Por isso, passou a ser ainda mais importante acompanhar o saldo do benefício através do extrato FGTS.

Atualmente, a Caixa disponibiliza diversos meios de fazer a consulta, inclusive pela internet. Se você ainda não sabe como ver o seu saldo e acompanhar o benefício, chegou ao conteúdo ideal para isso.

Explicaremos em quais situações é possível ter acesso ao FGTS e como consultar o saldo das suas contas pela internet. Seguindo apenas alguns passos é possível ver o extrato sempre que você precisar.

Leia também: Calendário do Auxílio Emergencial: tudo sobre as novas parcelas

Quando é possível sacar o Fundo de Garantia

O FGTS é um direito do trabalhador garantido pela Constituição Federal desde 1966. Pela lei, todos os meses a empresa deve depositar um valor referente a 8% do salário do empregado em uma conta na Caixa Econômica Federal.

Além dos trabalhadores registrados pela CLT, com carteira assinada, têm direito ao fundo algumas categorias de profissionais avulsos e temporários. Este é o caso dos empregados domésticos e rurais. 

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

O fundo de reserva deve servir como uma proteção econômica aos trabalhadores. Por isso, até pouco tempo atrás, só era possível sacar o valor da conta nas situações específicas que listamos abaixo:

  • Demissão sem justa causa;
  • Compra da casa própria;
  • Aposentadoria;
  • Fechamento da empresa;
  • Inexistência de atividade remunerada por mais de 90 dias para trabalhador avulso;
  • Término de contrato temporário;
  • Depois dos 70 anos;
  • Doenças graves do trabalhador ou seus dependentes diretos.

Saque imediato do FGTS

No entanto, desde julho de 2019 foram implementadas duas medidas do governo federal que permitem fazer saques anuais do fundo. Uma dessas medidas é o Saque Aniversário para retirada de um percentual do valor uma vez ao ano, próximo da data de nascimento.

A outra medida permite sacar imediatamente conforme calendário organizado pelo governo. Esta ação acontece pontualmente em um momento do do ano. O valor do saque varia de acordo com o saldo existente em cada conta do FGTS.

Essas novas medidas tornaram ainda mais importante aprender como tirar o extrato FGTS para confirmar o direito ao saque e poder usar o benefício. 

Como tirar extrato do FGTS pela internet

Ainda é possível consultar o extrato FGTS pessoalmente nas agências e correspondentes Caixa. Porém, a instituição oferece o serviço gratuitamente pelas plataformas digitais. A consulta pela internet é segura e muito mais prática.

Para acessar os detalhes e saber tudo sobre as suas contas do fundo de garantia, basta entrar no portal Extrato FGTS dentro do site da Caixa

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Para ingressar na plataforma de consulta você terá que informar o número do seu CPF, o NIS ou e-mail e logo a senha cadastrada. Caso ainda não tenha o código de acesso, poderá criá-lo clicando na opção “Cadastrar/Esqueci Senha”.

Ver extrato FGTS pelo celular

Se você preferir acessar o extrato FGTS pelo celular, a Caixa tem um aplicativo gratuito e específico para acompanhar o benefício. O acesso também é feito com o número do PIS e a mesma senha usada no site.

Para usar a plataforma primeiro você deve baixá-la gratuitamente pela sua loja de aplicativos Google Play ou Apple Store. O download do app FGTS Trabalhador é totalmente gratuito e a interface é simples e intuitiva.

Outras formas de ver o extrato do fundo de garantia

Ao entrar na plataforma digital da Caixa, seja pelo site ou pelo celular, você ainda poderá ativar a notificação de saldo do fundo de garantia.

Com esse recurso é possível receber o extrato por SMS ou por e-mail, conforme a sua preferência. As notificações são feitas de acordo com o depósito mensal do benefício e facilita o acompanhamento da gestão da conta do FGTS.

Veja ainda: Como regularizar o CPF na Receita Federal? Veja o passo a passo

Como entender as informações do extrato

Após tirar o extrato do FGTS não é complicado entender as informações.  No documento você verá todos os depósitos mensais feitos nas suas contas do fundo de garantia.

Continua após a publicidade

A Caixa separa uma conta para cada empregador que você trabalhou. Por isso, poderão aparecer contas inativas, dos trabalhos anteriores, e uma conta ativa do seu trabalho atual. Essa última conta é a que segue recebendo aportes mensais.

O que é crédito de JAM no extrato do FGTS

Outra informação apresentada no extrato do FGTS é o crédito de JAM, referente aos Juros e Atualização Monetária do saldo. Vamos explicar melhor porque o valor pode gerar dúvidas.

Esse crédito é referente à correção do valor pela inflação e mais o rendimento do fundo de garantia, que é 3% ao ano. O JAM é depositado mensalmente nas suas contas inativas e ativa até você sacar completamente o saldo.

Em resumo, no extrato do seu FGTS você encontrará todos os depósitos mensais feitos pelos empregadores nas suas contas ativas e inativas. Além do crédito JAM e do valor total disponível na data da consulta.

Estas informações são úteis para você controlar o benefício, acompanhar possíveis situações de saque anual ou por situações de emergência e planejar o uso dos recursos. 

Entendeu como ver o seu extrato do FGTS?

Se você conhece alguém que também precisa saber sobre o extrato do FGTS, compartilhe esse post!

E para seguir recebendo dicas e informações de qualidade sobre o mundo financeiro, continue acompanhando o Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Consulta Cidadão: entenda como verificar informações do CadÚnico

Próximo

Como baixar a Carteira de Trabalho Digital? Tudo sobre o documento!

Posts Relacionados
Total
0
Share