Como abrir uma conta digital: o passo a passo

Todo mundo anda falando das tais contas digitais. E isso tem uma razão de ser: elas são uma alternativa interessante para quem tem acesso a um smartphone com internet. A conta digital é uma solução para problemas muito comuns das pessoas com bancos: burocracia e tarifas. Mas, como abrir uma conta digital?

Continua após a publicidade

Essa é uma pergunta bastante básica, porém importante. Principalmente se você não tem tanta intimidade com tecnologia, é importante ter um guia para não se perder. Saber o que está fazendo, em tempos de golpes na internet, pode ajudar a não fazer nada de errado.

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Mas não se preocupe. É bem simples abrir uma conta digital, é um processo rápido e prático. Além disso, você pode pesquisar um pouco sobre a instituição em que está fazendo a conta, tornando tudo mais seguro. Neste artigo vamos mostrar o passo a passo.

Leia mais: Quitação Banco Pan: veja como quitar financiamento no Pan

Por que abrir uma conta digital?

Se você está em dúvida sobre contratar este serviço, saiba que pode valer muito a pena. A conta digital funciona através de um aplicativo no seu smartphone, com todos os serviços que você conseguiria em uma agência. Assim, poupa-se filas, deslocamentos e burocracia. Imagine o que poderia fazer com todas as horas que passou em bancos.

Outra razão é a economia. Isso porque os bancos digitais acabam poupando o dinheiro que gastariam mantendo agências físicas. Assim, podem dispensar algumas tarifas, o que certamente é uma vantagem. É claro que, nesse sentido, as contas digitais não são todas iguais, umas cobram por alguns serviços, outras dão um número de transferências gratuitas por mês e outras são totalmente gratuitas.

No entanto, a regra é que não tenha taxa de manutenção. Em boa parte dos serviços, você consegue um rendimento maior do que a poupança só deixando o dinheiro na conta. Nos outros, você pode investir em algum fundo de renda fixa com liquidez diária, que também é muito bom para ganhar dinheiro.

Continua após a publicidade

Por fim, é possível ter cartão de crédito, investir, ter conta pessoa jurídica, entre outras vantagens. Cada banco vai ter sua especialidade, e tem vários para escolher. Sabendo abrir a conta, é interessante fazer uma pesquisa, para saber qual o melhor para você.

Passo a passo para abrir uma conta digital

Abrir uma conta digital é tão simples, que não deve demorar mais do que 10 minutos. Tendo os documentos nas mãos, os passos são bastante intuitivos, como você pode ver abaixo.

1. Reúna os documentos

Continua após a publicidade

Recomendamos começar por aqui, pois vai facilitar as próximas etapas. Cada banco tem sua própria política, mas você vai precisar em todos de um documento de identidade com foto. Além disso, podem pedir comprovante de renda e residência.

2. Baixe o aplicativo do banco/ir à agência

De forma geral, as contas digitais são ofertadas por aplicativo e é por ali que você vai abrir. É preciso, obviamente, ter um smartphone com memória para baixar o aplicativo. Se for um banco convencional e você quiser transformar sua conta física em digital, então é preciso ir a uma agência.

3. Faça o cadastro

Continua após a publicidade

Eles irão pedir uma série de informações, do mesmo tipo que você precisaria mandar ao abrir uma conta comum. Essa é a parte mais simples, pois é preciso apenas preencher um formulário.

4. Confirme a identidade

Como você irá fazer a conta online, vai ser necessário mostrar que é quem diz ser. Questão básica de segurança digital. Basta enviar uma selfie, com uma foto do documento.

Depois disso, é só esperar a análise dos documentos para poder aproveitar sua conta digital. Na maioria delas, um cartão de débito será enviado para você por correio. Muitas liberam um limite, mas isso depende de uma análise de crédito.

Saiba mais: Banco BMG é bom? Veja avaliação e se vale ser correntista!

Sei abrir uma conta digital, e agora?

Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

Agora que você sabe como abrir uma conta digital é interessante pensar qual escolher. Essa decisão não é necessariamente entre contas “melhores” e “piores”, mas entre aquelas que estão mais dentro do que você precisa ou não. Por exemplo: dependendo do seu nível de renda, a prioridade pode ser mais serviços ou mais economia.

Assim, uma primeira avaliação é pensar o que você precisa em uma conta bancária. Pode ser que sejam investimentos. Nesse caso, é importante escolher uma sem taxa de corretagem e uma corretora boa, com grande variedade. Dependendo do seu perfil, pode ser que a renda fixa valha mais a pena do que a variável.

Continua após a publicidade

Outra possibilidade é o cartão de crédito. Se você quer um limite mais modesto, só para completar as contas do mês em caso de dificuldade, interessa mais uma opção sem anuidade. É diferente caso você tenha faturas maiores e queira vantagens como cashback e sistema de pontos.

Interessante mesmo é que você pode se informar sobre tudo isso aqui, no Meu Portal Financeiro. Informação é muito importante para ter uma vida financeira saudável, então continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Contas digitais com cartão de crédito: veja as melhores

Próximo

Melhores contas digitais: qual combina mais com você?

Posts Relacionados