Como baixar a Carteira de Trabalho Digital? Tudo sobre o documento!

Aos poucos os documentos oficiais do Brasil estão sendo digitalizados. Desde 2019, todos os brasileiros podem acessar pela internet a Carteira de Trabalho Digital e usá-la em formato de aplicativo no celular. 

Este é o primeiro documento digital a ficar disponível em todo o território nacional. Embora exista a versão virtual do RG, do título de eleitor e da carteira de motorista, a emissão e uso online ainda está restrita a alguns estados brasileiros. 

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento profissional mais importante do país. Se você ainda não sabia que pode ter o documento na tela do celular, vamos explicar como usar a tecnologia para facilitar a sua vida.

Leia também: Calendário Bolsa Família: saiba como funciona em 2021

O que é a Carteira de Trabalho Digital

Antes de mais nada, vamos explicar o que é a Carteira de Trabalho Digital e qual é a importância desse processo de modernização do documento.

A CTPS que conhecemos hoje como o documento laboral mais importante do país, foi criada em 1932 como Carteira Profissional. Desde então ela é obrigatória para o cumprimento dos direitos trabalhistas. 

Na Carteira de Trabalho consta toda a informação profissional do trabalhador ao longo da vida, assim como os dados de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Dentro desse contexto, a modernização do documento através de uma versão digital enfatiza a importância da carteira no país. Além de facilitar o acesso do cidadão às informações relativas ao tema.

Benefícios do documento online

Os benefícios esperados pelo governo brasileiro ao lançar uma versão online da Carteira de Trabalho não se limitam apenas a promover o acesso rápido ao documento.

Ao anunciar a substituição da versão física pela digital, o Ministério da Economia afirmou que o procedimento permitirá uma integração de diversas bases de dados da instituição.

Com isso, o trabalhador terá mais agilidade para acompanhar e fiscalizar seus vínculos trabalhistas e usufruir dos seus direitos. 

Futuramente, a plataforma da carteira digital também deverá facilitar o atendimento ao profissional e promover um maior aproveitamento das vagas de trabalho disponíveis.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Versão digital substitui a carteira física

O aplicativo de acesso à versão virtual da CTPS foi criado em uma parceria do Ministério do Trabalho com a Dataprev e existe desde 2017. Porém, somente dois anos depois essa alternativa passou a ser oficialmente aceita para substituir a versão física do documento.  

Ou seja, atualmente você pode optar por fazer a Carteira de Trabalho Digital e usá-la normalmente como sempre usou a versão em papel. Ainda assim, é recomendado não descartar a original pois ali estão os registros dos seus trabalhos anteriores. 

Algumas anotações relativas ao pagamento do 13º salário e férias passam por um processamento mais lento e podem demorar um pouco para aparecer no aplicativo. 

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

O acesso à Carteira de Trabalho Digital está liberado automaticamente para qualquer cidadão que tenha registro ativo no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Entretanto, é necessário habilitar o documento seguindo alguns passos.

O primeiro que você deve fazer é criar uma conta de acesso única do governo. Este procedimento é feito de forma rápida no portal acesso.gov.br. Nesta etapa você deverá escolher criar a conta e selecionar uma forma de validação para prosseguir.

A criação da sua conta única irá gerar uma senha que deverá ser usada junto ao número do seu CPF para entrar nas plataformas digitais do governo federal. O aplicativo da carteira digital é um dos canais que exige as credenciais do portal.

Como baixar o aplicativo CTPS Digital

O passo seguinte é baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no seu celular. A plataforma é gratuita e está disponível para dispositivos Android e iOS. Basta procurar por CTPS Digital na loja de apps e fazer a instalação.

Ao abrir o aplicativo pela primeira vez você deverá ler os informes sobre a tecnologia e clicar em “Entrar”. Na tela seguinte digite o seu CPF e a senha criada no cadastro do portal de acesso do governo.

Caso você ainda não tenha a senha do portal de acesso, poderá criar diretamente no app escolhendo a opção “Cadastrar”. 

Continua após a publicidade

Neste caso é importante ter em mãos a versão física da Carteira de Trabalho e outros documentos que podem ser solicitados por segurança, para validar a sua identidade.

Como fazer 1ª e 2ª via do documento pelo aplicativo

Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital também é possível solicitar uma 2ª via da versão física e até mesmo pedir o documento pela primeira vez.

Estas opções de serviço aparecem na terceira tela de informações logo ao abrir o app pela primeira vez. Sendo assim, não é necessário realizar a autenticação.

Escolhendo um dos links para emissão do documento você deverá preencher o formulário de pré-cadastro que terá validade de um mês. 

Dentro desses 30 dias você deverá comparecer a um posto de atendimento presencial para validar as suas informações e finalizar o pedido da carteira.

Vai aderir à Carteira de Trabalho Digital?

Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais detalhes sobre a Carteira de Trabalho Digital. Se você conhece alguém que poderia gostar desse post, compartilhe!

Não deixe de acompanhar mais conteúdos como este no Meu Portal Financeiro. Boa leitura!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Extrato FGTS: como consultar o seu saldo pela internet de forma rápida

Próximo

É possível comprar carros financiados com zero de entrada? Entenda!

Posts Relacionados
Total
0
Share