Qual banco digital abrir conta para menor de 18?

qual banco digital abrir conta para menor de 18

Vamos falar neste texto sobre uma escolha que interessa pais e filhos, menores de 18 e seus responsáveis. Qual banco digital é o melhor para abrir conta para menor de idade?

A conta digital para menores de 18 anos, é um serviço que propicia aprendizado sobre finanças desde cedo. Além disso, é uma possibilidade de investir no futuro das crianças e adolescentes sobre seus cuidados.

Pessoas entre 16 e 18 anos geralmente têm um interesse saudável em se tornar mais independentes dos pais. Para estes, a conta em um banco digital pode ser uma verdadeira alavanca. Afinal, o dinheiro é uma parte importante da vida adulta – onde eles estão, aos poucos, entrando.

Seja você pai ou mãe, responsável ou mesmo um menor de 18 anos, se informar e, eventualmente, contratar este serviço pode ser uma boa jogada. A facilidade e a falta de burocracias envolvidas nos bancos digitais são um atrativo especial para o público jovem, que em geral tem aversão a estes problemas.

Continua após a publicidade

Continue lendo o texto para saber todas as informações necessárias para decidir qual banco digital abrir conta para menor de 18!

Leia também: Como abrir uma conta digital: tudo o que você precisa saber para ter a sua!

Como abrir conta digital para menor de 18?

A pergunta mais básica sobre a conta digital para menores de 18 anos é: pode isso? Afinal, menores de 18 anos ainda não são responsáveis legalmente por si mesmos. Mais precisamente, a responsabilidade deles é limitada pela sua idade e status legal.

No entanto, com algumas condições, é possível abrir contas bancárias para menores de 18 anos. A principal delas, para quem não é legalmente emancipado, é a autorização dos pais. Independente da idade, alguns documentos dos pais serão pedidos.

Pessoas entre 16 e 18 anos, no entanto, possuem maior autonomia. Os pais ou responsáveis entram aqui só com a autorização da conta, que pode ser feita por iniciativa dos próprios adolescentes.

Antes disso, a iniciativa precisa teoricamente vir dos próprios pais ou responsáveis, que têm maior controle sobre a conta. É muito comum, por exemplo, criar uma conta para algum filho assim que ele nasce. É uma forma de garantir o futuro no longo prazo.

Um detalhe importante é que, no Brasil, é ilegal oferecer crédito a pessoas com menos de 18 anos. Por isso, elas não terão acesso a cartões de crédito, empréstimos, financiamentos ou qualquer outro serviço de crédito.

Benefícios de criar uma conta para menor de 18 anos

Em primeiro lugar, pode ser uma forma de investir na pessoa que está sob sua responsabilidade. Afinal, a criação dos filhos é uma tarefa de longo prazo. Chegar na vida adulta com um “pé de meia” acumulado faz com que essa transição seja mais suave, evitando turbulências desnecessárias.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Continua após a publicidade

Outra grande vantagem é a educação financeira. Isso porque de pouco adianta ter dinheiro sem saber quando poupar, quanto e como gastar. Ter uma noção precoce de como isso funciona na prática pode ajudar a evitar grandes problemas, como o endividamento.

Ao ter uma conta própria, o adolescente pode, por exemplo, poupar para consumir coisas como uma viagem, um computador ou videogame o que acaba ensinando lições valiosas. Saber fazer planejamentos financeiros é uma competência essencial na vida adulta.

Qual banco é melhor para abrir conta digital para menor de 18?

Agora que você já sabe como e por quais motivos criar uma conta digital para menor de 18, vamos dar uma estudada nas alternativas mais populares do mercado. Elas estão organizadas em ordem alfabética, com os pontos positivos e negativos de cada serviço.

Inter Kids

Conta muito prática, sem tarifas em geral, mesmo para serviços como transferências TED ou DOC, tradicionalmente taxados. O Banco Inter encaminha o usuário automaticamente para a Conta Kids quando você preenche a data de nascimento. É preciso enviar um documento de identidade, documentos dos pais ou responsáveis com comprovante de residência dos mesmos. Depois, é só mandar uma selfie e a conta está feita.

Para quem é um investidor mirim, ou está criando uma poupança para os filhos, a conta Inter Kids oferece algumas opções. É possível investir em renda fixa, como poupança e CDBs. Também é possível colocar o dinheiro para render em Fundos de Investimentos e Previdência Privada.

Next Joy

Outra conta digital possível é a Next Joy, oferecida para filhos ou dependentes do Banco Next. Então, se sua ideia é criar uma conta para seu filho neste banco, você precisa migrar ou pelo menos criar uma conta nele. Essa alternativa não é tão ruim, uma vez que o Banco Next é um dos mais bem avaliados no ramo digital.

A conta está disponível para crianças e adolescentes dos três aos 17 anos e se diferencia pela forma como abordam educação financeira. Isto é: para cada idade, existem recursos didáticos, usando personagens populares da indústria cultural.

Continua após a publicidade

Assim, essa conta além dos serviços comuns a outras do segmento, ajuda na educação financeira. A possibilidade de monitoramento pelos pais é outro atrativo.

Bradesco Click Conta

Um movimento comum com o crescimento das contas digitais é os bancos tradicionais ofertarem também o serviço, somando, assim, a confiança que a clientela já tem neles, com a facilidade das fintechs. Dessa forma, o Bradesco com a Click Conta oferece uma ótima opção de conta digital para menores de 18 anos.

A Click Conta tem a maioria dos serviços gratuitos e pode ser feita diretamente pela internet. Ali, o adolescente pode planejar suas metas, contando inclusive com possibilidades de investimentos como CDBs e poupança.

O serviço também oferece monitoramento para os pais e um cartão de débito.

Saber as maiores novidades do mundo financeiro é bastante importante, seja para cuidar dos seus, seja para começar uma vida independente. Em ambos os casos, você pode contar com os posts do Meu Portal Financeiro para saber sobre fintechs, criptomoedas, investimentos e muito mais!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
qual o melhor banco digital

Qual o melhor banco digital? Conheça os 5 mais bem avaliados!

Próximo
melhor banco digital para investir

Saiba qual o melhor banco digital para investir!

Posts Relacionados
Total
0
Share