Quer otimizar o planejamento financeiro pessoal? Entenda como!

planejamento financeiro pessoal

Surgiu um imprevisto e você precisa de dinheiro para arrumar o carro, um reparo na casa, comprar remédio ou pagar uma conta inesperada. Essas situações não serão mais problema na sua vida. Com o planejamento financeiro pessoal você poderá colocar tudo em ordem, guardar recursos, identificar aplicações como rendimento e ainda negociar possíveis dívidas.  

Separamos um passo a passo exclusivo e totalmente prático para você. Temos dicas de plataformas, aplicativos e sites para você realizar o planejamento financeiro pessoal e sair do vermelho.

Além disso, com um pouco de organização e persistência, você vai saber como prosperar no mercado de trabalho e na vida pessoal. Leia esse conteúdo até o final e compartilhe com quem precisa de ajuda.  

Leia também: Empréstimo para negativado: é possível conseguir?

Construa uma mentalidade financeira 

O primeiro passo para você conseguir ter um planejamento financeiro pessoal é mudar a forma de pensar. Acredite, isso não é impossível. Você deve começar buscando informação sobre o tema. Ou seja, o que você faz nesse exato momento, lendo o nosso artigo, já é um grande passo. Continue buscando mais conteúdos, vídeos, aulas, treinamentos e até dicas nas redes sociais de pessoas com credibilidade na área. 

Continua após a publicidade

No entanto, é importante não acreditar em tudo. Desconfie e busque sempre mais conhecimento para comparar as opiniões e considerar o essencial para o seu momento de vida.  

Além disso, nesse momento inicial é muito importante avaliar os “concorrentes”. Se você é um empresário, o que outras pessoas do nicho estão fazendo financeiramente? É um funcionário CLT? Então descubra como outros profissionais estão conquistando promoção no trabalho. Você precisa observar ao redor. Extraia informações, oportunidades e dicas de quem já enfrentou o seu mesmo desafio.  

Para isso, use redes sociais, como o Linkedin, artigos sobre empregabilidade, cenário de inovação e oportunidades em alta no mercado.  

Por fim, você ainda pode realizar um curso de planejamento financeiro pessoal. A CVM Educacional é um órgão oficial é que oferece essa possibilidade de forma gratuita.  

Diagnóstico financeiro  

Agora, você deve avaliar como está a sua condição financeira. Faça um levantamento dos ganhos mensais, todos os gastos e investimentos que você já realiza.  

Para isso, a dica é usar o próprio aplicativo do seu banco. Levantamento. Planilha, internet e app do banco. Você vai encontrar, em extrato, uma lista completa da movimentação mensal. Por ali, já será possível ter uma ideia de onde o seu dinheiro foi parar.  

Além disso, aposte em planilhas e anotações físicas, se for melhor para você. O importante mesmo para fazer o planejamento financeiro pessoal é ter disciplina. Anote e registre tudo o que entra e sai. Afinal, se você não sabe sobre o seu dinheiro, nunca conseguirá otimizá-lo.  

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Outra dica é reunir a movimentação financeira em um único banco. Isso também vai facilitar o seu planejamento financeiro pessoal. 

Continua após a publicidade

Leia também: Como funciona o PIX? Tire todas as suas dúvidas

Planejamento financeiro pessoal e objetivo

Construa um objetivo para médio e longo prazo. Se você não tiver um caminho, vai desanimar no meio do percurso do seu planejamento financeiro pessoal.  

Quer viajar, comprar uma casa, trocar de carro, estudar, comprar algo para você ou oferecer uma aposentadoria mais tranquila para a família? Liste tudo e tenha sempre em mente e em mãos. Assim, você saberá o motivo de desenvolver e aplicar o seu planejamento financeiro pessoal. Essa etapa é fundamental.  Veja algumas dicas práticas:

  • Coloque suas metas em um post-it  
  • Deixe bilhetes junto da carteira e dos cartões  
  • Coloque os seus tópicos na tela do celular  
  • Compartilhe com os amigos e familiares  

Essas atitudes vão apoiar você. Quer saber quais aplicativos pode usar para o planejamento financeiro pessoal? Que tal encontrar dicas de investimentos e como conseguir uma renda-extra? Leia esse conteúdo até o final que temos mais algumas dicas para você.  

Faça um orçamento mensal

Além de conferir e registrar o dinheiro que entra e sai, para um planejamento financeiro pessoal de sucesso é preciso ter um orçamento mensal.  

Você precisa indicar onde cada recurso será aplicado, veja algumas dicas:  

  • Reserve 30% do orçamento para aplicações de emergência 
  • Deixei uma quantia mensal para o seu lazer (cerca de 5%)  
  • Liste todas as contas essenciais, como aluguel, prestação do carro, luz, internet, água  
  • Separe um montante para o desenvolvimento educacional – isso é investir no seu futuro e aumento de renda 

Com essas dicas, você já sabe por onde começar. É claro que o planejamento financeiro pessoal leva em consideração a sua realidade. Para ajudar nessa missão, separamos alguns aplicativos gratuitos que você pode baixar para o orçamento mensal, como o Mobills e o Orçamento fácil. 

Negocie contas  

Continua após a publicidade

Depois de um overview do seu planejamento financeiro pessoal, levante as dívidas:  

  • Tipo
  • Credor
  • Valor inicial
  • Valor atual
  • Custo efetivo total (Juros + taxas)
  • Quantidade de meses

Lembre-se de pesquisar os sites do Serasa e SCP para conferir a sua situação. Comece quitando as dívidas com mais juros. Você pode e deve negociar parcelas com o credor. 

Investimentos no planejamento financeiro pessoal  

Essa parte é fundamental. Depois de organizar as finanças, você precisa encontrar a oportunidade de investir 30% da renda. Se não possui reserva de emergência, comece com investimentos de acesso e retirada imediata. O CDB é uma boa opção. Avalie com a sua instituição financeira a porcentagem de rendimento, que deve ser de pelo menos 100% do CDI.  

Essa aplicação pode ser feita diretamente pelo aplicativo do seu banco. Sem burocracia. Se precisar de resgate, também é só acessar o dispositivo móvel.  

Leia também: Como fazer investimentos inteligentes em 2021? 

Gostou das dicas sobre o planejamento financeiro pessoal? Compartilhe com quem precisa de informações e acesse outros conteúdos no Blog Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
o que é BDR

O que é BDR? Entenda como funcionam essas ações

Próximo
taxa selic

Taxa Selic: entenda o que é e como afeta o seu bolso

Posts Relacionados
Total
0
Share