planejamento financeiro familiar

Como organizar o planejamento financeiro familiar? Veja 4 dicas!

Se você quer administrar os gastos da sua família com mais tranquilidade, possivelmente o melhor caminho é ter um planejamento financeiro familiar. Muitas vezes uma boa organização é o primeiro passo para conquistar o equilíbrio das contas.

Esse é um dos principais conselhos dos especialistas e talvez você já tenha escutado ou lido em outro lugar. O que preparamos aqui foi um guia prático com dicas chave para você finalmente tirar o seu planejamento financeiro do papel e aplicar no dia a dia.

Leia também: Como organizar as finanças? 8 passos para sair do vermelho

Fazer um planejamento financeiro familiar pode tirar você do aperto

Se organizar as finanças pessoais é um desafio, colocar em ordem as contas de um grupo pode ser um processo ainda mais complexo. Isso faz com que muitas famílias estejam sempre no aperto, constantemente administrando crises econômicas.

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em 2018 quase 60% das famílias brasileiras estavam endividadas. Porém, com um pouco de organização e a colaboração de todos é possível transformar esse cenário. 

Um bom planejamento familiar pode ser o caminho para uma vida financeira mais saudável. Especialistas garantem que ter os gastos sob controle é fundamental para que a família possa viver com mais tranquilidade. 

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Colocar esse plano em prática também permitirá traçar objetivos e alcançar metas como guardar dinheiro para as férias, pagar um curso, fazer reformas ou qualquer outro projeto em família. 

Leia também: Como funciona o PIX? Tire todas as suas dúvidas

Dicas para organizar a vida financeira da sua família

Se as finanças estão desorganizadas e a sua família vive no aperto, possivelmente você se pergunta como conseguir conquistar tudo o que citamos no tópico anterior. Recomendamos começar por seguir as dicas que listamos abaixo.

Tenha uma planilha de planejamento financeiro familiar

A boa e velha planilha não sai de moda quando o assunto é organização e planejamento. No caso das contas de um grupo familiar, essa ferramenta é ainda mais importante porque ajuda a diminuir a complexidade dos cálculos.

Algumas pessoas pensam que finanças é um tema exclusivo para quem ganha muito dinheiro. No entanto, o controle dos gastos é essencial em qualquer nível de renda. 

Fazer a planilha com os ganhos e os gastos ajudará a mapear a situação financeira familiar. Avalie com cuidado o valor total de ingressos, as contas fixas e as principais necessidades de cada membro do grupo.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Essa etapa tem um papel fundamental no planejamento familiar pois deixará claro qual é exatamente a situação econômica do grupo. Com este cenário desenhado você poderá passar para a etapa seguinte.

Avalie a situação e crie objetivos

Depois de ter a planilha financeira montada e compreender qual é a realidade financeira da sua família, chega o momento de traçar metas e criar objetivos. 

Primeiro você deverá avaliar o cenário amplamente, pensando nas prioridades e em tudo o que é indispensável. Em seguida, será possível pensar em quais aspectos podem ser melhorados.

As contas básicas de moradia, comida, comunicação, transporte e educação podem ser otimizadas, mas dificilmente serão cortadas. Por outro lado, você pode eliminar pontos considerados um desperdício em compras supérfluas.

Após indicar os pontos principais do seu orçamento familiar, será possível passar para a definição de objetivos. Aqui as metas podem ser as mais variadas: pagar dívidas, juntar dinheiro, comprar um carro, fazer uma viagem, entre outras. 

Essas questões são bastante particulares e devem ser avaliadas conforme a realidade da sua família. Seja minucioso e tenha um olhar realista na elaboração do plano. 

Leia também: Empréstimo pessoal para negativado: 3 entidades que oferecem

Pense em soluções para melhorar a gestão financeira

Considerando que você já sabe como está a situação financeira da sua família e tem objetivos definidos, é hora de buscar o “como” para cumprir as metas estabelecidas.

Continua após a publicidade

É nesse passo do planejamento que você pensará na ação. Por exemplo, se vocês possuem dívidas, o primeiro a fazer é quitar os débitos. Este é um problema clássico e pode ter muitas soluções.  

De repente vale a pena negociar o valor e encontrar alguma proposta de parcelamento da dívida. Coloque este tipo de gasto nas suas prioridades e honre o pagamento para não acumular mais débitos. 

O caso das dívidas é apenas um exemplo para que você possa entender como seguir com a definição de soluções. Trabalhando com cada um dos objetivos será mais fácil organizar o planejamento e torná-lo viável. 

Inclua todos os membros da família no processo de planejamento financeiro

Tanto na etapa em que são definidos os objetivos quanto na fase de estabelecer soluções é interessante discutir o planejamento com todos os membros da família.

Inclusive as crianças e os adolescentes podem ter espaço na organização do orçamento. Afinal elas também deverão colaborar para que o plano seja colocado em prática. 

A melhor maneira de engajar todos os membros é permitindo que eles participem do processo e estejam cientes do objetivo desta tarefa. Esta participação poderá respeitar as responsabilidades e o poder de decisão de cada membro dentro da família.

Esse texto ajudou você? Acompanhe outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Qual é o melhor banco para investir? Entenda como escolher!

Próximo
o que são dividendos

O que são dividendos e como funcionam? Entenda!

Posts Relacionados
Total
0
Share