Qual é o melhor banco para investir? Entenda como escolher!

Você já entendeu que precisa aplicar o seu dinheiro e que existem diversos tipos de investimentos no mercado. Agora, o próximo passo é escolher o melhor banco para investir e ter mais rentabilidade, certo?

Foi para ajudar nesta tarefa que preparamos este conteúdo. Queremos mostrar as opções de entidades financeiras disponíveis atualmente. Além de explicar quais são as suas principais vantagens e desvantagens para cada perfil de investidor.

Confira!

Leia também: Comparador de investimentos – Aprenda a definir o melhor investimento

Investir em banco ou em corretora: qual é a diferença

O primeiro detalhe que você precisa entender é qual a diferença entre investir através de bancos convencionais e através de corretoras ou bancos de investimentos. Esse conceito é bastante simples, mas precisa estar claro para que o plano de investimento possa avançar de acordo com o resultado esperado. 

Continua após a publicidade

Então, começamos pelo básico. O banco convencional vende os seus próprios investimentos, como CDB, fundos, letras de crédito, entre outros. Enquanto isso, os bancos de investimentos são como grandes lojas do setor e oferecem maior variedade de produtos.

Essa diferença acontece, principalmente, por uma questão de posicionamento de mercado. As instituições bancárias convencionais trabalham com inúmeros produtos e serviços financeiros. As corretoras são 100% focadas em investimentos.

Bancos digitais

Vale destacar aqui os bancos digitais ou fintechs que surgiram nos últimos anos e atraem um número cada vez maior de clientes.

Em termos de investimentos, esses bancos costumam ter os mesmos tipos de produtos que os bancos convencionais, principalmente renda fixa. Porém, oferecem melhores rendimentos e incentivos.

Um exemplo bastante popular é o Nubank. O banco foi pioneiro nesta área ao oferecer rendimento diário, com taxas melhores que a da poupança. Outra vantagem é que esse rendimento se aplica a qualquer valor parado na conta digital, com resgate imediato.

Leia também: Como funciona o PIX? Tire todas as suas dúvidas

Qual tipo de entidade financeira escolher

Saber qual é o tipo de entidade financeira ideal para fazer investimentos depende de uma boa análise do seu perfil individual. A definição do melhor banco ou corretora deverá acontecer após um processo de análise.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

A resposta a essa pergunta aparecerá como consequência do seu planejamento e poderá ser obtida pela definição dos tipos de aplicações desejadas. Uma avaliação comparativa de taxas, rendimentos e dos produtos oferecidos por cada uma delas também costuma ser decisiva.

Melhor banco para investir: vantagens e desvantagens

Uma boa maneira de escolher o melhor banco para investir é usar a clássica lista de vantagens e desvantagens. Separamos algumas características para ajudar você a ter uma ideia de quais critérios pode usar na sua decisão.

Continua após a publicidade

Os bancos tradicionais ainda contam com um histórico de confiabilidade que pesa muito no quesito segurança. Para quem está apenas começando a conhecer o mercado financeiro e a investir, as grandes instituições bancárias podem ser uma boa escolha.

Por outro lado, os bancos de investimentos e os bancos digitais compensam mais quando o que você procura é diversidade de produtos, melhores custos e maiores rendimentos. Ou seja, a decisão é pessoal e deve estar alinhada com o seu perfil de investidor.

Leia também: Como contratar cartão de crédito online? 5 dicas úteis

As melhores entidades financeiras para investir

Segundo dados da Bolsa de Valores brasileira (B3), 2020 foi o quinto ano consecutivo de aumento no número de investidores Pessoa Física. O crescimento chegou a 92%, atingindo a marca de 3 milhões de contas deste tipo.

Esses dados revelam a expansão do mercado de investimentos. Sinalizam que o brasileiro está finalmente buscando alternativas de maior rendimento para as suas economias.

Dentro desse cenário, as corretoras, bancos de investimento e bancos digitais apostam em oferecer mais produtos adequados a esse público. Atualmente é possível encontrar aplicações com todos os tipos de condições e investimentos.

Veja as principais entidades financeiras que estão oferecendo produtos atrativos para quem quer começar a investir. Separamos por tipo de banco para facilitar a sua análise.

Qual o melhor banco para investir entre os mais convencionais

Para quem escolhe investir em renda fixa ou arriscar um pouco mais com fundos de investimentos, há inúmeras alternativas. Os maiores bancos privados e públicos do país contam com este tipo de produto.

Continua após a publicidade

Geralmente, bancos como Santander, Itaú e Banco do Brasil aparecem com destaque nesta categoria. Porém, é possível encontrar boas opções também no Bradesco e Caixa Econômica Federal. Assim como em bancos de porte médio como Daycoval e BMG Invest.

Bancos Digitais e Fintechs

Quando entramos na categoria de bancos digitais e fintechs não faltam alternativas de ofertas de investimentos. No topo da lista aparecem nomes como Nubank, BTG Pactual Digital, Banco Inter e Magnetis.

Corretoras e bancos de investimentos

Se antes as corretoras eram vistas como empresas restritas a grandes investidores, nos últimos anos esse perfil mudou. 

Os bancos de investimento passaram a atuar fortemente para atender, principalmente, a demanda dos investidores Pessoa Física que estão buscando entrar na Bolsa de Valores.

Se você escolher investir através de uma corretora, poderá avaliar as ofertas de empresas como a XP Investimentos, Clear Corretora, Easynvest, Órama Investimentos, entre outras. 

Esse texto ajudou você? Acompanhe outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Como investir na bolsa de valores

Como investir na bolsa de valores? 5 coisas que você precisa saber

Próximo
planejamento financeiro familiar

Como organizar o planejamento financeiro familiar? Veja 4 dicas!

Posts Relacionados
Total
0
Share