consultar dívida

Descubra como consultar dívida pelo CPF e CNPJ

Consultar dívida de uma pessoa, seja ela física ou jurídica, é uma prática comum no mercado. Isso porque ela é útil tanto para verificar as próprias pendências, quanto para saber se vale a pena fazer negócios com determinada pessoa ou empresa.

Assim, essa é uma ferramenta muito útil no mundo dos negócios. Pode prevenir contra fraudes, ou organizar a própria vida financeira. Serve para evitar ter parceiros inadimplentes, mas também para aumentar a confiabilidade do seu negócio.

Se você não usa este recurso, recomendamos muito. Neste artigo, vamos explicar como fazer ambas as consultas, para que você tenha mais uma ferramenta para melhorar sua vida financeira. Acompanhe!

Leia também: Você sabe como conseguir empréstimo com nome sujo? Veja aqui!

Nome sujo e dívida ativa

Antes de mostrarmos como se consulta dívida no CPF e CNPJ, há duas coisas que gostaríamos de explicar. Embora pareça simples, o “nome sujo” é diferente de estar endividado. Essa dívida precisa estar cadastrada em alguma das entidades de proteção ao crédito, como o Boa Vista SPC ou o Serasa.

Para isso, é preciso que o seu credor cadastre a dívida não paga em uma dessas instituições. Isso pode ser feito um dia após o prazo vencer.

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Além disso, você pode estar com “dívida ativa”, que nada mais é do que dever para o governo. Estar com o nome sujo, seja por dívidas ativas ou por dívida com empresas privadas é muito prejudicial. Para ter melhor acesso ao crédito e aproveitar melhor as possibilidades da vida, sugerimos tentar “limpar” seu nome.

Como consultar dívida no próprio CPF

A consulta da pessoa física é uma velha conhecida de quem já encarou problemas com dívidas. Através do site do Serasa, você consegue saber quais dívidas ativas estão registradas em determinado CPF.

Essa consulta é uma pedra de toque para sua organização financeira. Sem ter, na ponta do lápis, todas as dívidas ativas, é muito difícil sair da situação de endividamento.

Ao mesmo tempo, é possível verificar se o cadastro não está cometendo nenhuma “injustiça” com seu CPF. Isso porque as dívidas pagas têm um prazo de cinco dias úteis para serem retiradas do seu nome. Se ter o nome sujo é ruim, pior ainda é ficar por dívidas que você já pagou.

Além disso, é necessário observar que após cinco anos a dívida é suspensa do Serasa. Isso mesmo: após cinco anos, você pode exigir que o Serasa “limpe” seu nome.

Consulta de dívida no CPF de terceiros

O outro lado da moeda, consultar dívida no CPF de clientes, também é muito relevante. Afinal, ao oferecer serviços e produtos, as empresas precisam ter uma noção do risco de inadimplência. Essa necessidade é diretamente proporcional aos valores que estão sendo negociados.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Como consultar dívida no CNPJ

Muitas pessoas pensam que essa é uma tarefa difícil. Isso porque associam a consulta com burocracia, com filas e outras coisas desagradáveis. No entanto, é bastante simples e rápido.

Você pode consultar o próprio CNPJ ou o de terceiros na Consulta Serasa Experian ou na Loja SPC Brasil. Com essa pesquisa, você consegue os seguintes dados: score de crédito, dados cadastrais, cheques devolvidos e protestos de dívida. Enfim, se o que se quer é saber com quem não fazer negócios, esse é um importante recurso.

Outra função importante é verificar em quais formas de pagamento se consegue mais segurança. Isto é: se alguém é mais inadimplente no cartão de crédito, ou tem cheques devolvidos.

Em muitas situações, você vai se deparar com a necessidade de escolher entre dois fornecedores ou clientes. Qual deles tem a maior chance de te deixar na mão? A resposta pode estar nessa consulta. Dívidas, em especial recentes, podem ser um indicativo de uma empresa sem saúde financeira.

Quando se tem um negócio, é também interessante pesquisar o próprio CNPJ. Por motivos óbvios, você quer manter suas dívidas sob controle. No entanto, há outro motivo importante: outras pessoas vão ver.

Assim, se livrar das dívidas e pendências que possam aparecer na consulta do CNPJ é um elemento para se pensar a vida financeira. Ser visto como um parceiro confiável para negócios abre muitas portas. Por outro lado, empresas tendem a ficar cada vez mais isoladas, conforme se endividam.

Continua após a publicidade

Se você administra um negócio, saiba que existem plataformas que permite não apenas controlar o próprio CNPJ, como monitorar os CPFs de seus sócios. É a Saúde do Seu Negócio, do Serasa, ou algum dos pacotes oferecidos pela Loja SPC Brasil.

Monitoramento de CNPJ de clientes

Você pode fazer mais do que uma pesquisa pontual do CNPJ de clientes. É possível acompanhar até 100 pessoas jurídicas através do Monitoramento de CNPJ da Serasa Experian.

Assim, você consegue visualizar como evoluem suas parcerias em médio/longo prazo. Isso é um elemento importante, pois sabemos que planejamento envolve a projeção do futuro a partir do modo como as coisas evoluem.

Ao acompanhar esse movimento, você pode ter uma ideia mais completa da saúde financeira das suas parcerias.

Manter o nome limpo e ter parceiros confiáveis são duas importantes pedras de toque no mundo financeiro. Outra necessidade é sempre se atualizar, pois é um ambiente de negócios em constante mudança.

Aqui no Meu Portal Financeiro publicamos toda semana diversos artigos sobre fintechs, criptomoedas, investimentos e todas as novidades que podem ajudar você ou sua empresa. Acesse o nosso blog!

 

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
confissão de dívida

Termo de confissão de dívida: como elaborar

Próximo
qual o melhor banco digital

Qual o melhor banco digital? Conheça os 5 mais bem avaliados!

Posts Relacionados
Total
0
Share