como funciona a conta digital

Como funciona a conta digital? Descubra aqui!

Nos últimos anos, quase tudo ganhou uma versão digital. Com as contas bancárias não foi diferente. Assim, as contas digitais são uma verdadeira febre por sua praticidade e economia. Mas como funciona uma conta digital? Quais serviços ela oferece?

Isso varia de banco para banco, mas, em geral, as contas digitais oferecem todos os serviços que uma tradicional ofereceria. A vantagem é que tudo pode ser feito a partir de um aplicativo no celular, desde operações simples, como transferências, até investimentos em renda fixa e variável.

Se você quer saber todos os benefícios deste serviço, acompanhe o texto. Nós também iremos explorar um pouco as diferentes opções de banco que oferecem conta digital.

Leia também: Como abrir uma conta digital: tudo o que você precisa saber para ter a sua!

Como funciona uma conta digital?

Assim como outros serviços, a conta digital funciona de forma diferente conforme a empresa que oferece. Porém, algumas coisas são comuns e é sobre elas que vamos falar agora.

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que a conta digital pode ser oferecida também por bancos tradicionais. Assim, algumas delas exigem que você tenha uma conta no banco, ou que determinadas ações sejam feitas presencialmente, como o registro de senhas.

Em geral, você pode criar a conta no próprio aplicativo do banco. Eles permitem que você pague contas, faça transferências e até mesmo investimentos do próprio celular. Há também serviços de conta para pessoas jurídicas, contas MEI, que podem ser muito úteis caso você atue como autônomo.

Vantagens da conta digital

A conta digital tem muitas vantagens em relação aos serviços tradicionais. A principal delas é a praticidade. Afinal, se você pode fazer as coisas a partir do aplicativo no seu celular, são horas de fila e burocracias evitadas.

Outra questão importante é a economia. Os serviços tendem a ser mais baratos, uma vez que os bancos economizam ao não terem agências físicas. Além disso, o gasto com os deslocamentos para fazer transações como saques e transferências também devem ser contabilizados.

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

A dependência da tecnologia é um problema, no entanto. Por funcionarem na internet, através de aplicativos, contas digitais estão sujeitas a bugs e dificuldade de algumas pessoas com a internet.

Ainda assim, é preciso ponderar que mesmo os bancos físicos estão cada vez mais informatizados – quem nunca entrou numa agência só para descobrir que “o sistema está fora do ar”? Lidar com a tecnologia hoje em dia não é mais uma opção, então é melhor se adaptar. Conhecer as contas digitais é parte disso.

Passo a passo para criar uma conta digital

Embora exista uma variedade de contas digitais, nós podemos fazer um resumo dos passos mais comuns para criar uma conta digital. A primeira coisa é escolher um banco e baixar o app. Existem diferentes opções com vantagens e desvantagens, das quais vamos falar no próximo item.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Depois, é necessário provar que você é você. Assim, é preciso mandar uma foto do rosto e de algum documento de identidade com o número do CPF. A aprovação é feita em geral em instantes, fácil assim.

Não se preocupe se você está negativado. A maioria dos bancos abre a conta sem analisar o seu CPF. No entanto, para conseguir cartão de crédito em geral a coisa muda de figura.

Por fim, existem opções de conta PJ. Elas são, em geral, ofertadas para quem já é correntista. Você precisa enviar os dados da sua empresa e aguardar a aprovação.

Opções de conta digital

Como é um serviço novo e em crescimento exponencial, a conta digital tem muitas opções oferecidas para um mercado que não tem muito conhecimento do serviço. Assim, ao pesquisar sobre o assunto, você irá entrar em contato com diversas opções – e talvez não entender nada.

Para evitar isso, vamos apresentar algumas das mais populares e as informações relevantes para decidir entre elas. Dessa forma, você tem subsídio para tomar uma decisão melhor informada.

Nubank

O queridinho do momento, com 20 milhões de clientes no Brasil. É uma opção interessante, principalmente se você quer investir em renda fixa. Então dê uma olhada abaixo, para conhecer as vantagens do banco.

Taxas: cobra R$ 6,50 para saque.

Cartão de crédito: sem anuidade, gratuito e com tecnologia contactless. No entanto, não oferece cashback.

Notas do app: 4,2 no Google Play e 4,4 na Apple Store.

Conta PJ: disponível, mas é um serviço criado há pouco tempo. Você precisa ser correntista para ser aprovado, porém depois disso o serviço é bastante prático, intuitivo e ajuda muito nos negócios.

Investimentos: recentemente, diversificou as opções. Porém, o que brilha são os CDBs e RDBs, investimentos de baixo risco indicados para iniciantes e pessoas com renda baixa/média.

Banco Inter

Um dos “vovôs” neste mercado relativamente novo. Assim, ele é uma alternativa sólida e, melhor do que isso, sem taxas. Por isso, é um dos mais populares do Brasil.

Taxas: Nenhuma, para nenhum serviço, desde as transferências até a corretagem de investimentos.

Cartão de crédito: fazem uma análise de crédito na criação da conta, oferecendo um serviço proporcional à renda. Sem anuidade, com tecnologia contactless e cashback.

Notas do app: 4,7 no Google Play e 4,8 na Apple Store.

Continua após a publicidade

Conta PJ: possui tanto conta digital PJ quanto MEI. No segundo caso, você precisa ser correntista para ter acesso.

Investimentos: a DVTM, plataforma de investimentos do Banco Inter, está entre as melhores do mercado, principalmente considerando que oferece o serviço de corretagem gratuito. Seja você um tímido investidor em CDBs ou um aventureiro da compra de ações, o banco dá uma assessoria bastante útil.

Next

Conta totalmente digital, serviço semelhante aos dois já apresentados. Foi a forma que o já conhecido Banco Bradesco conseguiu abocanhar essa fatia do mercado. Assim, a conta Next tem a confiabilidade de um banco já conhecido do público, mas com a dinâmica que é o atrativo das contas digitais.

Taxas: como o banco Inter, não possui.

Cartão de crédito: possui cartão sem anuidade, mas também uma opção completa com anuidade. Possui cashback.

Conta PJ: não possui conta PJ ou MEI.

Notas do app: 4,2 no Google Play e 4,7 na Apple Store.

Investimentos: possui investimentos em fundos, renda fixa e variável. Tem parceria com a corretora Ágora Investimentos, ampliando as possibilidades e a assessoria ao cliente.

Conhecer os serviços bancários e como funciona a conta digital é uma forma de controlar a própria vida financeira. Melhor que isso: podem ser uma maneira de alavancar suas finanças. Não apenas os bancos, mas serviços financeiros e outras novidades são importante.

Então, continue acompanhando o blog para mais novidades sobre o mundo financeiro. Desde Fintechs, até dicas de finanças pessoais ou empréstimo, tudo você encontra aqui!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
melhor banco digital para investir

Saiba qual o melhor banco digital para investir!

Próximo
como sair das dívidas

Como sair das dívidas? Veja 5 conselhos para ficar no azul!

Posts Relacionados
Total
0
Share