Como fazer um empréstimo consignado: o passo a passo

São várias as situações da vida em que precisamos de um empréstimo. Pode ser uma conquista, algo que queremos comprar, uma reforma que queremos fazer. Pode ser também uma necessidade, como refinanciar uma dívida ou atender a uma emergência de saúde. O fato é que, se o empréstimo pode resolver essas situações, ele da mesma forma pode gerar o endividamento. Saber como fazer um empréstimo consignado pode ser a saída nesse caso.

Essa forma de crédito é bastante popular por vários motivos. Ela tem juros em geral menores do que aqueles praticados no mercado, pois se desconta direto da folha de pagamento. Ao mesmo tempo e pela mesma razão, ele tem um retorno praticamente garantido, o que é muito bom para bancos e financeiras.

Por fim, outra grande vantagem é a facilidade com que você pode tomar esse empréstimo. Como um empréstimo consignado é seguro para quem oferece, é bastante simples fazer um. Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo de forma fácil, para que você consiga fazer e resolver seus problemas!

Continua após a publicidade

Saiba mais: Como limpar o nome no Serasa? Veja 4 dicas essenciais!

Como funciona o crédito consignado?

Quando se fala de crédito, o maior vilão no imaginário das pessoas são os juros. Isso tem razão de ser, afinal, quem não conhece alguém que perdeu o controle da vida financeira por causa deles? Com tantas histórias de terror, é claro que as pessoas acabariam temendo-os.

O empréstimo consignado, em certos sentidos, é uma solução para esse problema. Isso porque, dando como garantia uma parte do seu salário, a tal margem consignável, você diminui muito os riscos envolvidos. Assim, os bancos cobram juros muito menores.

Funciona mais ou menos assim: ao invés de pagar as parcelas do empréstimo, o próprio banco vai descontando a cada mês do seu salário. O limite do valor das parcelas é de 30% do salário líquido. Além disso, é possível antecipar as parcelas a pagar.

Nem todo mundo pode pedir um empréstimo consignado. Funcionários públicos e beneficiários do INSS, por terem uma renda mais ou menos garantidas, são o público preferencial. Porém, alguns bancos oferecem para qualquer trabalhador com carteira assinada, quando há convênio com a empresa onde a pessoa trabalha.

Como fazer um empréstimo consignado: quem oferece?

Existem vários bancos e financeira que abraçam essa forma de crédito, alguns deles mesmo fazem do consignado sua especialidade. Como são várias as opções, nós selecionamos duas bastante interessantes para você.

Continua após a publicidade

A primeira delas é o Banco BMG. Criado na década de 1930, ele foi o primeiro do Brasil a ofertar tanto o empréstimo quanto o cartão de crédito consignado. Dessa forma, se o que você procura é solidez e experiência, ele com certeza é uma opção.

Outro nome de peso, dessa vez na área dos bancos digitais é o Pan, que tem como destaque seus serviços de crédito consignado. Se você tem interesse em contas digitais, detesta burocracia e filas, essa é uma alternativa a se considerar.

Como fazer um empréstimo consignado: passo a passo

Chegamos, enfim, ao momento de fazer o passo a passo do empréstimo. Como você vai ver, é um processo bem simples, mas que deve ser feito com cuidado. Afinal, estamos falando do seu dinheiro!

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Passo 1: Analise o impacto das parcelas nas suas finanças

O desconto vem na folha de pagamento. Assim, é muito fácil menosprezar o impacto e acabar passando sufoco depois. Coloque na ponta do papel como aquela margem pode afetar sua vida, quais sacrifícios terá que fazer. Além disso, verifique as taxas extras, seguros e outras coisas que podem vir “embutidas” pela empresa no contrato do empréstimo.

Passo 2: Estude sobre as regras do consignado e analise o contrato

Saiba bem o que está acontecendo, veja o contrato para saber as peculiaridades da instituição. Existem coisas que não podem acontecer, como passar da margem consignável ou o banco não ter convênio com INSS, no caso de pensionistas.

Continua após a publicidade

Leia mais: Empréstimo com garantia de imóvel: veja como fazer o seu!

Passo 3: reúna os documentos

Você fez os preparativos, já sabe como vai arcar com a dívida e os detalhes do negócio que está prestes a fazer. Então, agora é só reunir os documentos que o banco pede e ir fazer o empréstimo. Os documentos podem variar de instituição para instituição, porém, alguns deles com certeza vão aparecer. São eles:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Contracheque ou número do INSS.

O processo em si é bastante simples e pode ser feito, inclusive, pela internet. Após fazê-lo, você ainda precisa estar atento para os descontos em folha. Isso porque é preciso garantir que nada venha errado, afinal, ninguém quer ficar no prejuízo, não é?

Enfim, esse é o passo a passo para fazer um empréstimo consignado. Esperamos que tenha gostado! Aqui no Meu Portal Financeiro há bastante informação como essa, que você pode utilizar para tomar suas decisões com dinheiro. Siga nos acompanhando!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
conta bmg

Conta Digital Bmg: como funcionam as contas do seu time!

Próximo

Crédito consignado: como funciona e quem pode pegar

Posts Relacionados
Total
0
Share