Conta Salário Itaú: tudo que você precisa saber

Uma das principais funções de um banco é ter uma conta para receber. Assim, o serviço da conta salário é bastante importante e procurado, afinal, um número grande de empresas pagam os funcionários através deste recurso. Neste artigo vamos explicar como a conta salário funciona no Itaú, um dos maiores bancos privados no Brasil.

Já adiantamos que a conta salário é mais básica do que outras, com a poupança e a corrente. Ela é gratuita, mas não rende, nem dá acesso a linhas de crédito. Assim, temos um serviço muito específico para o recebimento de salários.

Se a empresa onde você trabalha exige que faça uma conta salário no Itaú, é interessante pelo menos considerar usar uma conta corrente ou poupança no banco. Isso porque ter tudo no mesmo local facilita na hora de organizar as finanças pessoais. Por isso, vamos explicar também um pouco sobre a instituição.

Saiba mais: Empréstimo rápido e fácil: 7 dicas para conseguir o seu!

Conta salário Itaú: o que é uma conta salário?

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Embora o nome já entregue essa informação, ainda é útil explicar: a conta salário é uma conta bancária específica para um patrão ou empresa pagar seu funcionário. Ou seja, uma conta específica para salários. Ela é, por isso, bastante básica e só é possível retirar dinheiro dela – a única coisa que entra é seu pagamento.

Além disso, não dá direito a crédito, embora você possa ter um cartão para pagar coisas com o dinheiro que já está lá. Ao entrar na conta salário, seu dinheiro não está aplicado em nada – como no caso da poupança – e, por isso, não vai render.

Ora, mas então por que ter uma conta salário? Em geral, porque a empresa pede que você abra. De acordo com as normas do Banco Central, são os patrões que escolhem em qual banco será aberta a conta salário. Porém, sendo gratuita, ela acaba não pesando no orçamento e você pode simplesmente tirar o dinheiro dela e aplicar na poupança, por exemplo. Ainda sobre as regras do BC, você pode fazer a portabilidade para outro banco gratuitamente.

Como funciona a conta salário Itaú?

Basicamente, como qualquer outra conta do gênero. Você pode fazer a portabilidade ara outro banco, como dissemos acima, de forma gratuita. Isto é, o dinheiro vai para sua conta salário e é enviado para a outro banco. O mesmo pode ser feito se você tiver uma conta no Itaú além da salário, também pode enviar o dinheiro automaticamente para ela todo mês.

Um dado importante: você tem, gratuitamente, um número limitado de saques, extratos, consultas de saldo e pagamentos de boletos. Após 5 saques, por exemplo, o banco começa a cobrar segundo sua tabela de tarifas.

A abertura e conta é um processo simples e pode ser feito em qualquer agência do Itaú. Basta que a empresa que te contratou queira pagar o salário pelo Itaú. Para abrir, será preciso apresentar documentos seus e da empresa onde trabalha.

Outros tipos de conta em banco

Além da conta salário, as outras duas principais contas em banco são a poupança e a corrente. Esta última é uma das mais utilizadas, pois dá acesso a linhas de crédito, cartões, entre outros serviços. Ela é usada para movimentação do dia a dia, então não tem limitação de saques. Porém, é preciso pagar uma mensalidade em alguns bancos – como é o caso do Itaú.

Já a conta poupança não pode ser pensada simplesmente como uma conta, ou um cofrinho onde você guarda o dinheiro. Explicamos: tecnicamente, se trata de um investimento de baixíssimo risco. O chamado rendimento da poupança é um retorno desse investimento. Dessa forma, ela possui um número limitado de saques e movimentações financeiras.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Além dessas duas, há variações da conta-corrente específicas para alguns públicos. Um exemplo é a conta universitária, onde o banco faz uma espécie de “investimento” no estudante. Ou a conta conjunta, que tem dois titulares.

Continua após a publicidade

Leia mais: Cobrança indevida: o que é e como lidar

Sobre o Itaú

O Itau Unibanco, conhecido pelo nome Itaú, é maior banco brasileiro, com mais de 5 mil agências espalhadas pelo país. Ele tem cerca de 100 mil funcionários e um valor de mercado em torno de 150 trilhões de reais. Dessa forma, trata-se de uma instituição bastante sólida, que possui grande variedade de serviços e boa cobertura do território nacional.

Atualmente, é possível abrir conta corrente para pessoa física no banco através da plataforma Itaú Abreconta. Embora você tenha a opção de fazer a portabilidade da conta salário para a conta corrente, só esta última pode ser aberta pela internet. Você pode abrir a conta tendo apenas um documento oficial com foto.

Quer ficar por dentro dos melhores serviços bancários? Se você quer cuidar bem do seu dinheiro, essa é uma informação que vale a pena buscar. Afinal, para se planejar financeiramente e realizar seus sonhos, é importante um banco com bom atendimento, com as menores taxas e que ofereça o serviço certo para o seu perfil.

Assim, continue acompanhando nosso blog! Aqui nós te mantemos informado sobre os melhores bancos, investimentos, maneiras de poupar o dinheiro e muito mais!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Jogos para ganhar dinheiro no Paypal: entenda como funcionam!

Próximo

Qual score é bom para financiamento? Entenda!

Posts Relacionados
Total
0
Share