o que é day trade

O que é day trade? Vale a pena? Veja a resposta aqui!

Se você quer entender como aplicar seu dinheiro e ainda descobrir o que é o day trade, acompanhe esse post para ter sucesso nessa jornada. Além disso, poderá descobrir se vale a pena e se esse tipo de investimento combina com seu perfil.

Apesar de ser muito comum as pessoas compararem a imagem do day trade com negociações tensas, monitores com gráficos, números e setas, pessoas gritando ao telefone para comprar ou vender ações, hoje o cenário é bem diferente. 

Mesmo em operações mais complexas, atualmente, cada vez mais pessoas sem larga experiência se aventuram na bolsa. É importante saber que esse tipo de negociação exige muita atenção, já que as compras e as vendas dos ativos acontecem dentro de um dia.

Caso você esteja avaliando fazer suas próprias negociações no futuro, ajudamos você a se preparar! Assim, poderá entender a diferença entre esse e outros negócios comuns na bolsa de valores, e ainda aprenderá onde buscar mais informações para operar com segurança.

Leia também: Como contratar cartão de crédito online? 5 dicas úteis

O que é day trade e como funciona

Para entender o que é day trade, devemos levar em conta o significado e a tradução livre da expressão do mercado financeiro, que é basicamente “transação do dia”. Em resumo, é o nome dado às operações de compra e venda de ações dentro de um dia – ou em um único pregão. 

Ou seja, a negociação, com os mesmos papéis, é iniciada e encerrada no mesmo dia. Não existe uma regra única, pode durar algumas horas ou até mesmo poucos minutos. Por se tratarem de operações de curtíssimo prazo, exigem toda a atenção do day trader, além de muita dedicação.

As pessoas que participam desse tipo de transação recebem o nome de day trader, ou em português, a pessoa que faz o day trade. Já o ato de fazer day trade também pode ser chamado de day trading.

Day trade na prática

Na prática, o day trade funciona assim: você atua na compra seguida da venda ou na venda seguida da compra. O que isso significa?

Compra seguida da venda: o investidor acredita que o preço da ação vai subir e poderá vender com o preço mais alto.

Venda seguida da compra: o investidor entra com suas ações vendidas, acreditando na tendência de queda, para poder comprar com preço mais baixo depois. Parece estranho, mas é uma forma de operação em que a corretora “pega” uma garantia, e devolve ao final da sessão.

Quem pode ser day trader?

Com a facilidade de entrar em operações, além da existência de diversas corretoras e plataformas online para compra e venda de ações, qualquer pessoa pode ser um day trader.

Ou seja, você não precisa ter formação ou certificados específicos, porém, é essencial que o novo investidor busque conhecer as dinâmicas do mercado financeiro para entender como navegar nessas operações de curtíssimo prazo.

Caso você não tenha muita familiaridade com investimentos em ações, comece aos poucos,  procure se aprofundar, entender as regras, estratégias e termos. Assim, você ganhará mais segurança para atuar.

Leia também: Empréstimo pessoal para negativado: 3 entidades que oferecem

Day trade: vale a pena?

Para avaliar se o day trade vale a pena, você precisa entender que todo investimento tem dois lados. Por isso, conhecer cada ponto é importante para entender se esse tipo de operação tem seu perfil de investidor.

Vantagens do day trading

  • Para entrar na operação, o investidor não precisa ter, necessariamente, todo o dinheiro para comprar as ações. Você precisa de uma garantia. Assim, só faz o pagamento em caso de perdas ou recebe o lucro da operação;
  • Por se tratar de uma operação dentro de um  dia, permite aproveitar oscilações na bolsa para ter um ganho rápido;
  • Além de ganhar com a valorização de ações, é possível ganhar com a queda. Ou seja, você pode lucrar ao vender ações e depois comprá-las por um preço menor;
  • O lucro da operação fica disponível para ser “sacado” em cerca de 24 horas. A liquidez, neste caso, vale a pena;
  • Você pode programar a venda das ações automaticamente caso desvalorizem e cheguem em determinado preço. Esse mecanismo é chamado de stop loss e ajuda o investidor a controlar os prejuízos;

Desvantagens do day trading

O investidor que entra no day trade precisa ter em mente de que apesar de existir um mecanismo como o stop loss, que pode limitar prejuízos, é um tipo de operação arriscada. Ou seja, pode gerar grandes perdas, dependendo das estratégias adotadas. 

Por isso, caso você não tenha tanta experiência, tome cuidado. É o tipo de investimento mais indicado para quem tem mais bagagem no mercado financeiro.

Por fim, por se tratar de um tipo de investimento muito dinâmico, é preciso tempo disponível para acompanhar as movimentações em tempo real. Caso contrário, o risco de perder o momento certo para fazer a operação é bem grande, gerando prejuízos.

A tributação do day trade

É importante saber que quem investe em day trade só é tributado no caso de lucro e não tem prejuízos anteriores para serem compensados. Ou seja, você só precisa calcular os ganhos e perdas do último mês para saber se é preciso pagar impostos ou não.

A alíquota (já descontado o custo de corretagem) é de 20% sobre o lucro líquido. Os investidores que tiveram um lucro líquido de R$ 5 mil, por exemplo, devem pagar R$ 1 mil de tributos.

Para efetuar o pagamento, o investidor precisa gerar uma DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e pagar como se fosse um boleto comum.

Leia também: Empréstimo para negativado: é possível conseguir?

Entendeu o que é day trade?

Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais detalhes a respeito do day trade. Se você conhece alguém que poderia gostar desse conteúdo, compartilhe esse artigo!

E para seguir recebendo informações de qualidade sobre o finanças, continue acompanhando o Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
conta nubank

Conta Nubank vale a pena? Entenda o rendimento!

Próximo
debêntures

Debêntures: o que são, como funcionam e como investir

Posts Relacionados
Total
0
Share