Empréstimo consignado: quem pode contratar e quais são os juros?

Quando você necessita de crédito no mercado financeiro podem surgir algumas dúvidas. Entre elas, saber qual o melhor tipo de empréstimo que atenda as suas necessidades. Será mais interessante financeiramente solicitar empréstimo do cartão de crédito, empréstimo pessoal ou empréstimo consignado?

Para te ajudar a decidir o que melhor se adapta na sua realidade, neste post vamos nos aprofundar sobre o empréstimo consignado. Esta é certamente uma das modalidades de crédito que tem uma das menores taxas de juros no mercado.

Também destacaremos como conseguir um empréstimo consignando e suas vantagens no comparativo com outras linhas de crédito. Confira abaixo e boa leitura!

Leia também: Empréstimo pessoal para negativado: 3 entidades que oferecem

O que é empréstimo consignado?

Provavelmente você já deve ter escutado esse nome em algum momento da sua vida. Sendo assim, o empréstimo consignado é uma linha de crédito oferecida para pessoas específicas, que normalmente tem uma estabilidade financeira.

Essas pessoas podem ser trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas, aposentados e pensionistas vinculados ao INSS, militares das forças armadas ou servidores públicos.

Por meio desses tipo de vínculo, ao solicitar o empréstimo consignado as parcelas do valor adquirido são debitadas diretamente na folha de pagamento do benefício.

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Essa garantia de pagamento do empréstimo faz com que essa modalidade seja de menor risco para os credores financeiros e, consequentemente, de menor juros para os solicitantes.

Assim, visto que o débito do pagamento acontece direto na folha de pagamento ou do benefício, este se torna um dos empréstimos mais vantajosos do mercado.

Leia mais: Como aumentar score em 30 dias? Veja 4 dicas aqui!

Conheça as taxas de juros do empréstimo consignado

Segundo informações do Banco Central, referentes aos mês de março de 2021, é possível encontrar linhas de crédito consignado com taxas de juros extremamente baixas.

A pessoa que está em busca de crédito no mercado financeiro pode encontrar taxas de juros a partir de 0,88% ao mês. Já as taxas de juros mais caras desse tipo de empréstimo não costumam passar de 5% ao mês.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Valores muito abaixo no comparativo com o empréstimo pessoal, por exemplo, que gira a partir de 3% ao mês. No limite do cheque especial costuma ficar na casa dos 7% ao mês e até passar disso.

Prazos de pagamento para cada tipo de solicitação

  • Para o trabalhador no regime CLT, pode ter até 48 meses para quitar o valor emprestado;
  • Já para os aposentados ou pensionistas, o valor do empréstimo consignado, dependendo da aprovação de crédito, pode ser pago em até 72 vezes;
  • No caso de servidores públicos é possível conseguir o empréstimo com o prazo de até 92 meses.

Além disso, quanto maior for a idade do solicitante do empréstimo, menor será o prazo máximo estabelecido para quitação.

Leia mais: Banco Pan Consignado: saiba tudo sobre esse tipo de empréstimo!

Aprenda a solicitar um empréstimo consignado

Para solicitar o empréstimo consignado você deve estar dentro dos critérios que permitem que haja o desconto das parcelas em sua folha de pagamento.

É importante procurar uma instituição financeira e apresentar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda atualizado;
  • Comprovante de residência atualizado.

Assim, você pode se dirigir até um banco físico ou pedir um empréstimo consignado online. Escolha a melhor forma para você.

Cuidados que você deve tomar antes de solicitar um empréstimo

Em primeiro lugar, é importante analisar por qual motivo está precisando dessa linha de crédito. Por exemplo, se for para pagar dívidas, o ideal é que não faça outras novas, mas sim quite ela e opte por um planejamento financeiro.

Outra dica importante é que a parcela do empréstimo consignado não comprometa mais que 30% da sua renda. Dessa forma, você não corre risco de não assumir suas outras responsabilidades financeiras do dia a dia.

Aliás, existe uma Lei, nº 10.820 de 2003 que fala sobre isso. A financeira não pode oferecer um crédito consignado que o valor da parcela do empréstimo ultrapasse 35% do salário do trabalhador ou aposentado.

Lembrando que ao solicitar uma linha de crédito como o empréstimo consignado, tanto o aposentado quanto o trabalhador passam por uma análise na instituição financeira.

Continua após a publicidade

Se aprovado, a partir da data combinada em contrato o valor começará a ser descontado do salário mensalmente ou do benefício.

Saiba também: Como fazer empréstimo online? Tire suas dúvidas aqui!

Qual a modalidade de crédito mais vantajosa?

Partindo do princípio que o crédito consignado tem uma das menores taxas de juros no mercado, é de se avaliar a possibilidade de solicitar esse tipo de empréstimo. Isso porque ele ganha vantagem no comparativo com outros tipos de crédito como o do cheque especial ou do cartão de crédito, por exemplo.

Sendo assim, certamente com o empréstimo consignado aprovado você poderá ter um valor para quitar dívidas ou fazer aquele investimento. Talvez seja a oportunidade de comprar aquele imóvel tão sonhado ou um veículo e até para abrir o próprio negócio.

Porém, sempre avalie todos os riscos e benefícios. Todo o cuidado é pouco na hora de solicitar um empréstimo consignado. É importante também ficar atento para não cair em golpes de pessoas que ligam oferecendo esse tipo de crédito e pedem todos os seus dados pessoais.

Avalie sempre a real necessidade do valor a ser solicitado e faça muita pesquisa para encontrar a melhor oferta disponível para você.

Leia também: Como economizar dinheiro? 6 passos para organização financeira

Esse texto ajudou você? Esperamos que sim! Não deixe de acompanhar outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

É possível comprar carros financiados com zero de entrada? Entenda!

Próximo

Como consultar a restituição do imposto de renda 2021?

Posts Relacionados
Total
0
Share