Conta digital: como funciona, as vantagens e como ter uma

Um mercado em acelerada expansão no Brasil é o das contas digitais. Isso tem vários motivos, como o aumento do acesso à internet, mas os principais são as qualidades do serviço. A conta digital é uma solução para muitos problemas que as pessoas têm com bancos: taxas, burocracia, filas e falta de agilidade de uma forma geral.

Continua após a publicidade

Porém, embora o serviço seja cada vez mais comum, as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre ele. A conta digital é segura? Elas fazem tudo que os bancos tradicionais fazem? É complicado para quem tem dificuldades com a tecnologia? Essas são algumas das perguntas, mas é possível pensar em muitas mais.

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Nesse artigo, vamos explicar sobre as características básicas desse serviço e qual o passo a passo para ter uma delas. Por fim, vamos mostrar algumas das opções disponíveis no mercado, para que você possa escolher.

Saiba mais: Jogos para ganhar dinheiro no Paypal: entenda como funcionam!

Conta digital: que bicho é esse?

A influência da internet transformou muito intensamente diversos aspectos da nossa vida. Não poderia ser diferente com as finanças: os novos recursos tecnológicos tornaram esses serviços cada vez mais ágeis. A possibilidade de oferecer uma conta em banco com todos os recursos em um aplicativo é uma dessas mudanças.

Embora uma conta tradicional possa oferecer boa parte dos recursos de forma digital, ela ainda depende do banco físico para existir. Já na conta digital essa dependência não existe, mesmo nos casos em que um banco tradicional oferece uma. Ou seja, a parte digital não é apenas um aspecto, mas a experiência completa do serviço.

Como não precisam manter agências, os bancos digitais economizam muito dinheiro com a manutenção física desses espaços. Assim, eles podem ofertar mais serviços gratuitos, ou com taxas menores do que as de um banco tradicional. Além disso, há o aspecto da agilidade: atendimento físico significa filas e deslocamento, duas coisas que geralmente o cliente quer evitar.

Continua após a publicidade

É claro que existem diferentes serviços por aí, alguns bons e outros nem tanto. É bastante importante ver as reclamações de outros clientes sobre os aplicativos, pois sem um bom acesso, os benefícios ficam prejudicadom. Além disso, nem todos são iguais em termos de taxas e recursos como investimentos, cartões de crédito e promoções.

Por isso, escolher ter uma conta digital não é o suficiente. Você precisa pesquisar os diversos concorrentes e achar qual deles é o melhor para suas necessidades. Vamos mostrar abaixo alguns deles!

Opções de conta digital no mercado

Continua após a publicidade

Como dito acima, esse é um serviço em constante expansão. Assim, concorrentes chegam ao mercado o tempo todo, então é importante ter isso em mente. No entanto, existem algumas alternativas que já conquistaram um lugar de destaque no mercado pelas suas qualidades. É elas que vamos ver!

Neon

Continua após a publicidade

Alternativa interessante para quem quer simplicidade, mas com alguns serviços. Bom para poupar dinheiro e administrar sua vida financeira como MEI:

  • Conta sem taxa de manutenção;
  • Cartão sem anuidade, cobertura internacional, físico e digital;
  • Transferências e PIX gratuitos;
  • 3 saques gratuitos em Banco 24h por mês;
  • Investimentos em renda fixa;
  • Possui conta MEI Fácil.

Pan

Perfeito para quem quer crédito, em especial consignado. Embora tenha esse foco, o Pan não fica atrás em outros aspectos, constituindo uma alternativa sólida para investimentos, conta PJ e cartão de crédito:

  • Conta sem taxa de manutenção;
  • Cartão sem anuidade, cobertura internacional, físico e digital;
  • Cartões com anuidade, mas com mais recursos, como cashback;
  • Empréstimo comum e consignado acessíveis;
  • Transferências e PIX gratuitos;
  • 30 saques gratuitos por mês;
  • Investimentos em renda fixa;

BTG+ Digital

Muita gente tem começado a investir nos últimos anos, esse pode ser seu caso. Assim, fazer uma conta digital em um banco de investimentos – o BTG Pactual – pode ser uma boa ideia.

  • Conta sem taxa de manutenção;
  • Cartão sem anuidade, cobertura internacional, físico e digital;
  • Cartões com anuidade, mas com mais recursos, como cashback;
  • Transferências e PIX gratuitos;
  • Conta com gestão de pagamentos;
  • Diversas opções de investimento;
  • Possui conta PJ.

Nubank

O banco digital com maior número de clientes no Brasil, certamente uma alternativa interessante. Gratuito, com app muito bem avaliado na Google Play e App Store:

  • Conta sem taxa de manutenção;
  • Cartão sem anuidade, cobertura internacional, físico e digital;
  • Cartão Ultravioleta com serviços de luxo, gratuito com fatura a partir de R$ 5.000;
  • Transferências e PIX gratuitos;
  • Opções de investimento em renda fixa e variável;
  • Possui conta PJ.
Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

Leia mais: Quanto rende 1000 reais no PicPay? Descubra aqui!

Passo a passo para criar uma conta digital

Após decidir seu banco, você precisa então fazer a conta. Embora isso possa parecer complicado se você não tem intimidade com a tecnologia, é algo bem simples de fazer. Por isso, para deixar ainda mais fácil, elaboramos um passo-a-passo:

  1. Reúna um documento com foto e seu celular;
  2. Baixe o aplicativo do banco escolhido;
  3. Faça o cadastro informando seus dados;
  4. Ele também vai pedir uma foto sua com o documento, para confirmar sua identidade. Envie a foto;
  5. Espere para o banco aprovar sua conta.
Continua após a publicidade

Ainda que essa seja uma ordem bem comum, em algumas situações ela pode variar um pouco. No entanto, você sempre vai encontrar esses passos, pois eles constam na legislação que regula esse serviço.

Agora você sabe um pouco sobre contas digitais, então que tal continuar aprendendo? Afinal, quanto mais você souber, melhor sua capacidade de escolher o melhor para sua vida financeira. Por isso, continue acompanhando o Meu Portal Financeiro, onde nós toda semana estamos fornecendo informação de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Crédito consignado: como funciona e quem pode pegar

Próximo

Qual a melhor máquina de cartão para quem está começando?

Posts Relacionados