Como solicitar um empréstimo: veja o passo a passo e as opções

Related articles

Num momento de aperto ou mesmo para garantir uma grana a mais, é preciso recorrer ao bom e velho empréstimo. Esse processo já é conhecido, mas ainda é preciso muito cuidado. Ainda mais hoje em dia, com a internet cheia de golpes oferecendo o benefício. Com isso, perguntamos: você sabe como solicitar um empréstimo?

Ele existe em várias categorias e pode ser oferecido por bancos, financiadoras ou outras instituições de cunho financeiro. No geral, eles analisam o seu crédito e se costuma pagar as contas em dia. Ainda assim, há outros detalhes a se considerar quando for solicitar. Afinal, você vai precisar pagá-lo de volta.

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Pensando nisso, separamos um guia mostrando alguns itens para ficar de olho quando for pedir dinheiro emprestado. Quer saber mais? Segue lendo o texto!

Continua após a publicidade

Leia também: Empréstimo consignado como funciona e como contratar

Tipos de empréstimo

Geralmente os bancos e outras instituições financeiras oferecem três modalidades de empréstimo: o pessoal, o financiamento e o consignado. Cada um guarda suas vantagens e desvantagens, por isso é bem importante entender as opções para saber qual vale mais a pena.

O pessoal é bem comum e um dos mais simples de entender. É o empréstimo clássico: uma pessoa física recebe dinheiro de uma instituição financeira. Depois de certo período, o montante deve ser pago completamente, com acréscimo de juros. Um diferencial é que o pessoal não exige a comprovação do objetivo do pedido. Por isso, os juros costumam ser maiores.

O financiamento funciona parecido, apesar de ter diferenças. Para conseguir contratar, a pessoa precisa deixar claro o objetivo, como comprar um carro ou uma casa. Os juros são mais baixos, mas você precisa apresentar mais documentos e comprovações.

Por fim, o consignado acontece quando se desconta o dinheiro diretamente da folha de pagamento. Ele está disponível para aposentados ou pensionistas do INSS e funcionários públicos. É uma opção viável quando a pessoa tem uma renda mais estável.

Funciona assim: o cliente contrata o empréstimo com parcelas definidas de uma porcentagem do salário. É comum a taxa chegar a 30%. Pelo funcionamento, pessoas negativadas conseguem solicitar o empréstimo consignado, o que é uma mão na roda para quem está nesta situação.

O que é necessário para conseguir um empréstimo?

As regras variam conforme o banco e o tipo de empréstimo. É comum as financeiras pedirem documentos como CPF, RG, comprovante de endereço e algum tipo de comprovante de renda. Além disso, costumam traçar um perfil base, com a pessoa tendo entre 18 e 79 anos, sendo residente fixo no Brasil e sem restrições de crédito.

Apesar disso, é bom a gente lembrar que banco nenhum tem obrigação de te conceder o benefício. Cada um determina as regras e fica a critério deles conceder ou não. Claro, é bem mais fácil ter acesso se você paga as contas em dia. Por isso, eles costumam analisar seu score de crédito e outros aspectos da sua vida financeira.

Atualmente, está bem mais fácil conseguir um bom empréstimo pela internet. Eles são pouco burocráticos e bem rápidos para acessar o recurso. Em alguns casos dá até de simular o número e valor das parcelas antes de fechar o contrato.

Como solicitar um empréstimo: passo a passo

Cada caso é único. Por isso, se optar por um banco tradicional, o processo pode ser diferente de um online, o qual costuma ser mais dinâmico. Ainda assim, dá pra traçar uma base de como solicitar um empréstimo.

Uma dica antes de realizar o processo: verifique a reputação da instituição. Converse com conhecidos que já fizeram pedido parecido, ou veja as avaliações em sites como o Reclame Aqui.

Continua após a publicidade

Quer saber qual cartão de crédito mais combina com você?
Faça o nosso teste gratuito e descubra!

Descubra o cartão de crédito ideal para você

A seguir o passo a passo:

  1. Entre no site ou vá numa agência;
  2. Observe as opções de empréstimo;
  3. Faça a simulação;
  4. Avalie aqueles com menor CET (Custo Efetivo Total);
  5. Defina e a forma de pagamento, a quantidade de parcelas;
  6. Envie os documentos;
  7. Aguarde a análise de crédito;
  8. Se aprovado, programe-se para pagar as taxas em dia.

Opções no mercado

Vamos ver como funciona na prática? Separamos duas opções de instituições financeiras, uma mais “tradicional” e outra bem moderna, sendo um site especializado em operações como o empréstimo.

Geru

Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

Inaugurado em 2015, a Geru é a primeira plataforma de empréstimos online no Brasil. Suas taxas variam entre 2% e 8,2% ao mês e oferecem muitas opções na hora de solicitar o benefício. Com ele, dá de simular os juros e fazer todo o processo de casa, sem precisar passar em uma agência.

BMG

O BMG é um banco já tradicional, com mais de cem anos de história, mas com atuação bem moderna. Atualmente eles oferecem empréstimo consignado e pessoal, com boas taxas e um atendimento bem dinâmico.

Uma das vantagens do BMG é sua pouca burocracia: ele disponibiliza o dinheiro em até um dia útil, sendo possível solicitar sem sair de casa. Para isso, vai precisar apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e os dois últimos comprovantes de rendimento.

Leia mais: Empréstimo no BMG: como pedir? Veja aqui!

Entendeu como solicitar um empréstimo?

Ficou bem mais simples compreender o processo, não é? Segue acompanhando as produções do Meu Portal Financeiro.

728x90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Cadastre-se e receba dicas, notícias e informações sobre cartões de crédito, contas, bancos e finanças!

    Aceito entrar em contato

    | Publicidade |

    Posts recentes