Como guardar dinheiro todo mês? 4 dicas essenciais!

como guardar dinheiro

Saber como guardar dinheiro pode ser mais simples do que você pensa. Quando estamos com a vida financeira desorganizada, essa pode parecer uma tarefa quase impossível. Mas algumas mudanças simples no dia a dia já fazem a diferença.

Pensando nisso, preparamos 4 dicas que são essenciais para começar a poupar dinheiro todos os meses. Independente do seu objetivo ser a realização de um sonho ou somente ter uma reserva de emergência, o momento de começar a economizar é agora.

Leia também: Quanto rende 100 mil na poupança? Entenda o cálculo aqui!

Guardar dinheiro todo mês requer planejamento

Guardar dinheiro com um objetivo de curto, médio ou longo prazo é um processo que requer planejamento. Culturalmente o brasileiro está mais acostumado a usar o crédito do que poupar.

Então tenha claro que para conseguir economizar você terá que passar por uma mudança de hábitos de consumo e compras. Mas não se assuste, possivelmente em pouco tempo você entenderá que vale a pena.

Para ajudar você nesse processo, preparamos algumas dicas simples e eficazes para incorporar na sua rotina financeira o hábito de guardar dinheiro. Confira!

Primeiro aposte na organização

Continua após a publicidade

Existe um passo importante antes de querer economizar: é a organização da sua vida financeira. Se você não tem consciência de quanto ganha e como gasta o seu dinheiro, fica muito difícil poupar.

Sendo assim, primeiro faça um raio-x da sua realidade econômica atual. Considere quanto você precisa para pagar as contas fixas, entenda como os seus gastos são administrados atualmente e determine as suas prioridades.

Leia também: Como contratar cartão de crédito online? 5 dicas úteis

Tenha objetivos e um planejamento

Mudar a mentalidade de compras e começar a juntar dinheiro requer disciplina e força de vontade. A melhor maneira de alcançar essa meta é com objetivos claros.

Saber por que você quer guardar dinheiro todo mês será importante para planejar a economia. Um objetivo, de qualquer tipo, também tem um papel fundamental na motivação de manter o plano.

Por falar em plano, o planejamento é outro passo essencial na vida de quem quer guardar dinheiro ganhando pouco. Traçar um plano sobre como atingir o seu objetivo é o que irá impulsionar o hábito de economizar.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Se a sua vida financeira é compartilhada em família, não deixe de incluir seus familiares no planejamento. Ter objetivos individuais e em comum é uma estratégia interessante para que todos colaborem.

Otimize os gastos básicos 

Sabemos que existem gastos que são inevitáveis, como moradia, comida, transporte e comunicação. Porém, sempre é possível otimizar estas contas.

Já pensou em deixar de comer em restaurantes com tanta frequência e cozinhar mais? E a conta do seu celular está de acordo com a sua necessidade ou você acaba nem usando tanto e poderia trocar por um pacote mais barato?

Continua após a publicidade

Pensar em formas de economizar na conta de luz e água é outra estratégia que costuma dar resultado. Estes serviços são essenciais, mas avalie se você não usa de maneira despreocupada. 

Diminuir os gastos com esses serviços, além de gerar economia no seu orçamento, é um benefício para o meio ambiente. Repense o seu consumo em casa e encontre formas de gastar menos de acordo com o seu estilo de vida.

Decida onde guardar o dinheiro

Quando estiver com o seu orçamento organizado, objetivos traçados e planejamento pronto para entrar em prática, defina onde irá guardar o dinheiro.

Deixar as suas economias em casa não é uma boa opção. Além de não ser seguro, você pode ficar tentado a gastar o dinheiro por estar acessível o tempo todo.

Leia também: O que é um consórcio? Entenda essa modalidade de crédito

Poupança

Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a poupança ainda é o investimento preferido dos brasileiros. 

Um estudo recente da entidade revelou que 88% das pessoas que decidem guardar dinheiro escolhem esse tipo de conta. O motivo para tanta popularidade é mais cultural do que econômico.

A poupança é um investimento tradicional que ainda gera uma sensação de segurança. Por isso, começar a guardar dinheiro usando essa modalidade pode ser uma boa ideia no início do seu projeto.

No entanto, esteja consciente de que a poupança não gera muito rendimento. Inclusive, em alguns contextos financeiros, o seu uso é desaconselhado por especialistas. 

Alternativas

Continua após a publicidade

Se você sentir que está preparado para buscar alternativas à poupança, saiba que há diversas opções seguras e mais rentáveis.

Normalmente, quem quer sair da poupança acaba escolhendo migrar para os Certificados de Depósito Bancário (CDB). Este é um tipo de investimento seguro e um pouco mais rentável.  

O CDB pode ser contratado em qualquer banco e ganhou ainda mais popularidade com o lançamento dos bancos digitais. Estas instituições financeiras vêm oferecendo taxas melhores e mais praticidade na hora de poupar.

Um bom exemplo é o NuBank que oferece rendimento diário para qualquer dinheiro que esteja parado na conta digital. Apesar de ter a mesma segurança da poupança e também permitir sacar o valor quando desejar, o rendimento é maior.

Assim como o Nubank existem outros bancos digitais com essa proposta. Alternativas para começar a guardar dinheiro hoje mesmo não faltam, basta escolher a melhor para você.

Esse texto ajudou você? Acompanhe outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
calendário do PIS

Calendário do PIS 2021: veja quando você pode sacar!

Próximo
Como investir na bolsa de valores

Como investir na bolsa de valores? 5 coisas que você precisa saber

Posts Relacionados
Total
0
Share