como economizar no supermercado

Como economizar no supermercado? Veja 10 dicas práticas

Entre 2020 e 2021, os alimentos em supermercados aumentaram quase 20%, segundo dados divulgados pelo IBGE. E isso fica claro quando passamos por um estabelecimento: os preços estão mais salgados! Por isso, fica a dúvida: como economizar no supermercado?

A verdade é que a situação financeira do Brasil afetou a classe trabalhadora. Os preços estão maiores e, por isso, traçar metas para economizar é primordial nesse momento.

Pensando nessa situação, preparamos dez dicas para você economizar quando ir ao mercado. Acompanhe!

Leia também: Saiba como economizar dinheiro ganhando pouco

Dicas para economizar no supermercado

As dicas que vamos apresentar nem sempre são fáceis de seguir, dependendo de onde você mora e da sua situação financeira. Ainda assim, com elas você terá noção do necessário para economizar no supermercado.

1. Defina o quanto pode gastar

Antes de ir ao supermercado, faça um levantamento do seu salário e dos seus gastos. Defina o quanto de dinheiro que precisa para a alimentação e diminua essa soma após uma compra.

No fim, você vai conseguir controlar melhor o quanto gasta. Assim, da próxima vez que for ao supermercado, já determine o quanto vai gastar.

Essa lógica se aplica para qualquer ocasião, seja festa ou rancho do mês. Toda compra pode ser programada.

2. Pesquise preços e aproveite promoções

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Antes de fazer compras, pesquise quais supermercados oferecem produtos mais baratos. Ao invés de sempre ir ao mesmo, tente variar e frequente outros estabelecimentos.

É comum acontecer de carnes e alimentos serem mais caros em um supermercado e produtos de limpeza, por exemplo, serem mais acessíveis. Assim, se for em mais de um lugar, terá noção do que deve ou não levar em cada um.

Outra dica é estar atento às promoções. Os mercados possuem ofertas especiais dependendo do dia, por isso vale a pena ficar de olho.

3. Planeje seu cardápio semanal

Saber os alimentos preferidos da sua família já ajuda nos gastos. Dessa forma, crie um cardápio semanal, especialmente referente às maiores refeições.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Fazendo o planejamento, o consumidor sabe os ingredientes necessários para as refeições e consegue observar com facilidade o que falta para cada prato.

Quer fazer uma lasanha? Vai precisar de dinheiro para a massa e o molho. Precisa de arroz? Também é um gasto facilmente programável. Assim, evitamos desperdício de alimentos.  

4. Faça lista de compras prévia

Relacionado ao item anterior, a lista de compras é primordial!! Anote no papel, ou em aplicativos para smartphone, os itens em falta antes de sair de casa. Um ótimo app para isso é o ColorNote. Ele é simples, bem fácil de usar e cumpre ao propósito com eficiência.

Parece muito simples, mas essa atitude ajuda o consumidor a focar no necessário. Você compra apenas itens da lista e ganha tempo para comparar preços.

Dessa forma, olhe na despensa e anote o que deve comprar.

5. Não compre em intervalos grandes

Separe quais produtos devem ser repostos em intervalos maiores ou menores. Ou seja, defina o que deve ser comprado com frequência ou apenas uma vez ao mês, por exemplo.

Alimentos como feijão e arroz tem prazo de validade maior, por isso devem estar na lista de compras mensais. Já vegetais, carnes e laticínios precisam ser adquiridos semanalmente, pois têm data de validade menor. 

6. Não vá ao supermercado com fome

Quando vamos ao supermercado com fome, acabamos comprando mais e escolhendo alimentos pobres em nutrientes.

Porém, ao ir saciado, o consumidor atua de forma mais consciente. Ou seja, se sair com o estômago cheio, vai economizar mais e comprar só o necessário.

7. Dê preferência às frutas e legumes 

Falar da importância nutricional desses alimentos nunca é demais. São ricos em vitaminas e fibras e ajudam a manter uma dieta balanceada.

Além disso, são dinâmicos e econômicos. Já pensou em todas as formas de se consumir batata? Existem muitas receitas e pratos com o alimento.

Por isso, opte por verduras e frutas ao invés de industrializados. Você terá maior diversidade culinária e nutricional!

Mas atenção!!! Pegue frutas e verduras da estação. Assim, estará consumindo alimentos frescos e mais em conta.

8. Verifique embalagens

Pacotes elaborados e bonitos chamam muita atenção. Porém, não têm, necessariamente, o melhor produto.

Continua após a publicidade

Por isso, avalie a tabela nutricional e os ingredientes na embalagem. Repare se ela destaca muitos conservantes ou sódio e açúcar. 

Dessa forma, além de economizar, você terá alimentos melhores e mais saudáveis.

9. Vá com tempo e repare em todos os produtos

Não precisa ter pressa! Ao fazer as compras mais rápido, você esquece o que deve levar ou pega algo desnecessário.

Por isso, vá ao mercado em um dia pouco corrido, quando puder passar um tempo olhando e comparando preços.

Além disso, repare bem nas prateleiras. Não olhe apenas os produtos mais visíveis e acessíveis. Preste atenção a todas as etiquetas para fazer escolhas mais inteligentes. 

10. O atacado pode ser uma boa opção

Economize ao comprar em atacadistas. Nesses supermercados, as compras vem em maior quantidade e oferecem menor custo por item.

Se precisa de muitos produtos, essa alternativa pode ajudar na economia. Porém, não ultrapasse o limite: compre o necessário e não porque está barato.

Economize no supermercado e organize suas finanças

Seguindo essas dicas ficou bem mais fácil ir às compras, não é? Ao economizar no supermercado você consegue se organizar e evitar problemas financeiros no futuro!

Para outras dicas, acesse o blog do Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
como limpar o nome no serasa

Como limpar o nome no Serasa? Veja 4 dicas essenciais!

Próximo
Banco digital para os condomínios

Banco digital para os condomínios: veja as melhores opções

Posts Relacionados
Total
0
Share