Banco Pan é bom? Veja nossa avaliação e entenda!

banco pan é bom

Você provavelmente já viu algum anúncio ou propaganda do banco Pan. Isso porque ele é uma das mais populares alternativas de bancos digitais, com 11,1 milhões de usuário. Porém, você talvez pense: “mas será que o banco Pan é bom, mesmo?”.

Faz todo o sentido essa dúvida, afinal, não é porque um serviço é popular que, necessariamente, ele é bom. Se você viu um anúncio, ou recebeu uma indicação de algum amigo, a melhor atitude é realmente ir procurar. Escolher o banco certo significa poupar o próprio dinheiro!

Neste post vamos analisar a conta corrente do banco Pan, os cartões de crédito e serviços financeiros, como o empréstimo consignado e investimentos. Ao final, iremos dar um veredito, respondendo a pergunta do título.

Saiba mais: Como abrir uma conta digital: Tudo que você precisa saber para ter a sua

O banco Pan é bom? Informações iniciais

Continua após a publicidade

O banco Panamericano, a partir de 2013, virou o banco Pan, como parte das mudanças que sofreria até ser o que conhecemos hoje. Foi em 2019 que ele tomou a forma atual, voltada principalmente para empréstimos consignados e contas digitais. Atualmente, ele é o segundo banco digital mais popular do Brasil.

Dessa forma, a estratégia do banco Pan é apostar na praticidade e na economia superiores dos serviços digitais. De fato, sua conta corrente não possui taxa de manutenção e inclui uma série de serviços gratuitos. Com uma conta Pan você pode realizar até 30 saques, TEDs ou depósitos em boleto gratuitos.

Para abrir uma conta no banco Pan é, também, muito simples. Basta baixar o aplicativo na App Store ou no Google Play e iniciar o cadastro. Em poucos minutos, todos os serviços estarão disponíveis.

Cartões

O cartão de crédito básico do banco Pan não tem anuidade, mas é sem cashback, programa de pontos e, também, não é internacional. Além disso, é preciso comprovar renda de um salário mínimo, o que é um óbvio ‘contra’.

Há opções mais sofisticadas: os cartões Internacional, Gold e Platinum. O diferencial que eles oferecem é o cashback, compras internacionais e programa de pontos. O contrapeso é que a renda a se comprovar e a anuidade vão crescendo junto com os benefícios – como em qualquer serviço do tipo.

Se você é aposentado, funcionário público ou pensionista do INSS, também pode usar o cartão consignado. O cartão consignado é uma forma de crédito em geral mais barata, que é aconselhável pelo menos considerar.

Investimentos

O banco Pan oferece investimentos em renda fixa. Então, se você procura um lugar para poupar, isso não será um problema. Porque o investimento em renda fixa é aconselhado para quem não quer correr grandes riscos. Em contrapartida, o dinheiro colocado nesse tipo de investimento rende modestamente.

Continua após a publicidade

Um problema do banco é não ter outras formas de investimento. Caso você tenha essa demanda, deve procurar um banco que ofereça renda variável, especialmente se for oferecido um bom serviço de corretagem – pois o risco aumenta conforme aumentam os rendimentos.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Empréstimo consignado

Um dos “carros-chefes” do banco Pan é o empréstimo consignado. Você tem acesso a ele caso seja servidor federal, aposentado ou pensionista do INSS. Essas categorias têm uma forma de empréstimo disponível para elas porque têm rendimentos praticamente garantidos. Assim, os riscos de emprestar diminuem, junto com os juros, que chegam a ser três vezes menores do que os empréstimos comuns.

O desconto do empréstimo consignado é feito direto na folha de pagamento, com um limite máximo fixado por lei – a chamada “margem consignável”. O banco Pan oferece o empréstimo mesmo para negativados. Isso pode ajudar bastante a fazer um refinanciamento, ou seja: trocar uma dívida com juros altos por uma com juros menores – no caso, os do empréstimo consignado.

Embora seja uma forma barata de crédito, o consignado deve ser usado com a mesma responsabilidade que qualquer outro serviço financeiro. Afinal, ninguém quer ficar endividado!

Avaliação do app

O app na Google Play está com a nota de 4,2, praticamente empatado com o Nubank (que tem 4,1), mas bastante abaixo do banco Inter (4,6). As reclamações são praticamente todas sobre a organização das informações no aplicativo.

Na App Store o quadro basicamente se repete. O Banco Pan tem avaliação de 4.3, junto com o Nubank, enquanto o Inter tem 4,8. Aqui, porém, há um pouco mais de reclamações sobre a lentidão e travas no aplicativo.

Continua após a publicidade

No todo, temos um aplicativo que tem alguns problemas, mas que não foge aos serviços mais populares do mercado.

Leia mais: Empréstimo pessoal para negativado: 3 entidades que oferecem

Afinal, o banco Pan é bom?

Como banco digital, ele tem algumas limitações, como cobrar após fazer 30 transferências, saques ou depósitos. Já existem alternativas no mercado que fazem isso gratuitamente. Além disso, não tem conta PJ, o que afasta um importante público dos bancos digitais.

Porém, o serviço de crédito consignado é um pouco mais incomum nesse mercado. O banco Pan nessa área se destaca mais, e pode ser uma boa alternativa para aposentados e pensionistas do INSS, além de funcionários públicos.

Se você quer conhecer tudo sobre banco, continue ligado nos posts do Meu Portal Financeiro. Aqui nós publicamos as últimas informações não apenas sobre este assunto, mas também sobre tudo que está acontecendo no mundo das finanças.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
banco inter é bom

Banco Inter é bom? Veja nossa avaliação e entenda!

Próximo
banco bs2 é bom

Banco BS2 é bom? Veja a avaliação!

Posts Relacionados
Total
0
Share