Como montar uma boa planilha de controle financeiro?

planilha de controle financeiro

Ter controle sobre os seus gastos é imprescindível na hora de economizar e fazer o dinheiro render. Algumas ferramentas podem ser bastante simples para te ajudar a entender melhor suas finanças, onde você pode economizar e o quanto você pode guardar. As planilhas de controle financeiro podem ser grande aliadas. Mas como montar uma planilha de controle financeiro?

Ela pode ser útil tanto nas finanças pessoais quanto nas de sua empresa. Com ferramentas bem simples como o Microsoft Excel ou o Google Sheets, por exemplo, ficou cada vez mais prático e fácil de criar uma dessas planilhas, que podem ajudar você a sair do vermelho.

Leia também: Como funciona o PIX? Tire todas as suas dúvidas

O que é uma planilha de controle financeiro?

Para começar, é preciso distinguir uma planilha de controle financeiro pessoal da planilha de controle financeiro empresarial. Mesmo que seus rendimentos sejam provenientes unicamente de sua empresa, a melhor forma de manter seu empreendimento com as finanças organizadas é separá-las de seus gastos pessoais.

A planilha de controle financeiro pessoal irá se basear nos gastos do seu dia a dia, possibilitando uma leitura completa de como você está gastando o seu dinheiro. Parece trivial, mas muita gente acaba se perdendo nas despesas pequenas e não consegue reconhecer caminhos para economizar.

Continua após a publicidade

Já a planilha de controle financeiro empresarial irá se basear nas entradas e saídas, compras e vendas de seus produtos ou serviços. Ela é muito importante para ajudar no balanço do mês e possibilita analisar onde é possível investir ou economizar a fim de conseguir mais lucros.

Quais as vantagens de ter uma planilha de controle financeiro?

A principal vantagem de uma planilha de controle financeiro é a possibilidade de criar mudanças na sua rotina financeira. Essas mudanças não só são necessárias para alcançar objetivos, mas para garantir a qualidade de seus rendimentos. 

A verdade é que muito do dinheiro gasto em compras é feito sem perceber. Compras e parcelas no cartão de crédito, por exemplo, podem ser um grande potencializador para as dívidas.

Com a ferramenta, as mudanças que você precisa fazer na sua vida financeira são feitas com conhecimento e propriedade.

Leia também: Como usar o cartão de crédito a seu favor e ter muitos benefícios?

Como a planilha ajuda a reduzir custos?

Quando você anota todos os seus gastos, fica evidente onde você está gastando demais. Pode-se dizer que os custos podem ser divididos entre fixos (contas que você paga todo mês, como luz, água, internet, mensalidades…) e variáveis (despesas que ocorrem eventualmente, como compra de roupas, delivery de comida e idas ao cinema, por exemplo).

Quando chegar o final do mês e todas essas despesas estiverem anotadas você pode se surpreender. Compras que parecem ter pouco impacto no dia a dia podem gerar uma despesa gigante no final do mês. A partir daí, fica fácil saber onde você deve reduzir os custos.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Como auxilia a estabelecer e atingir metas?

O dinheiro que você economizar na redução de custos pode te ajudar a visualizar e atingir novas metas. A compra de um bem de alto valor, como um imóvel ou um veículo, não vai mais parecer impossível de se alcançar, por exemplo. 

Para isso, é fundamental que haja esforço no corte de alguns custos supérfluos e começar a estipular metas mês a mês. Você pode começar por estabelecer um percentual de seu salário que pode ser utilizado para investir ou para conquistar esses objetivos.

Continua após a publicidade

Outra possibilidade para sua segurança financeira é a criação de uma reserva emergencial, para aqueles gastos inesperados. Criando essas metas de economia você consegue criar essa pequena poupança.

Leia também: Como contratar cartão de crédito online? 5 dicas úteis

Planilha de controle financeiro para sair do saldo negativo

Se você está negativado e precisa dar um jeito nas suas contas, a planilha de controle financeiro é uma ótima alternativa para começar. Isso porque ela pode te ajudar a ver o princípio da dívida, por exemplo.

Além da planilha, você pode tentar outras alternativas. Confira alguns passos essenciais.

Como montar uma planilha de controle financeiro?

O que antes era feito com papel e caderno foi facilitado pela era digital. Softwares como o Microsoft Excel e o Google Sheets são aliados essenciais na hora de criar uma planilha de gastos intuitiva.

Ambas as ferramentas permitem criar e classificar cédulas no valor da moeda. No Excel, por exemplo, basta selecionar as cédulas que irão receber os valores e alterar o estilo para “Moeda”.

Caso você não queira usar a calculadora, é possível criar fórmulas que calculam os valores automaticamente. Aí fica muito mais fácil.

Quais valores não podem faltar na planilha?

Na hora de montar uma planilha de controle financeiro, seja pessoal ou empresarial, um dos valores que se deve levar sempre em conta é a receita disponível no mês. É ela que determina todos os valores disponíveis para o gasto.

Continua após a publicidade

Se seu desejo é controlar os gastos, é importante categorizá-los. Pense nos seus principais gastos do mês e comece a classificar por aí. Comece categorizando as despesas como fixas e variáveis, para facilitar.

A medida que a tabela for sendo preenchida com os valores, você perceberá que novas categorias de gastos surgirão, por isso é importante deixar um espaço para elas. 

Se você possui mais de uma conta, ou mais de um cartão de crédito, por exemplo, é importante separar os valores gastos em cada um. As colunas da tabela devem te ajudar com isso. Só assim você saberá onde deve começar a economia.

As suas metas também precisam aparecer na planilha e devem ser atualizadas constantemente. Logo, se você possui dívidas e uma de suas metas é pagá-las, os valores precisam ser incluídos na planilha.

Depois de inseridos os valores, a visualização deles deixará claro onde você precisa economizar, para alcançar os seus objetivos.

Esse texto ajudou você? Acompanhe outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
melhor corretora de investimentos

Qual é a melhor corretora de investimentos? Confira os detalhes

Próximo
calendário do PIS

Calendário do PIS 2021: veja quando você pode sacar!

Posts Relacionados
Total
0
Share