O que é empréstimo consignado? Saiba tudo sobre essa modalidade

Contratar crédito com garantias é uma das maneiras mais vantajosas. Afinal, levando em consideração as garantias, as instituições financeiras podem cobrar menos juros. E quando falamos em juros baixos é fundamental saber o que é empréstimo consignado.

Os avanços da tecnologia e a concorrência no mercado financeiro trouxeram reflexos positivos para os consumidores. Anteriormente, ter acesso a crédito era muito mais difícil do que é nos dias de hoje. Assim, para conseguir juros mais baixos, cada vez mais gente tem procurado opções mais vantajosas, como é o caso do empréstimo consignado. Então se você quer saber o que é empréstimo consignado, continue lendo este conteúdo!

Leia também: Empréstimo para negativado: é possível conseguir?

O que é empréstimo consignado?

Primeiramente, o empréstimo consignado é um dos diversos tipos de empréstimo e, à primeira vista, se assemelha aos outros. Ou seja, você toma dinheiro emprestado e depois precisa pagar de volta para a instituição financeira.

A diferença dessa modalidade é a sua taxa de juros, que é consideravelmente mais baixa do que a do empréstimo convencional. Isso acontece porque o empréstimo é feito com garantias.

A garantia, nesse caso, é o fato do pagamento das parcelas acontecer automaticamente. Dessa forma, o cliente não precisa lembrar ou separar o dinheiro para pagar, basta autorizar o desconto mensal. Ou seja, o banco desconta diretamente da folha de pagamento todos os meses.

Como funcionam os juros e as garantias?

Instituições financeiras emprestam dinheiro para seus clientes todos os dias. Conforme se pode imaginar, alguns desses clientes não pagam suas dívidas adequadamente. Dessa forma, existe um risco inerente à operação de emprestar dinheiro.

Então o que acontece é que os bancos fazem uma relação entre o risco da inadimplência e os juros aplicados. Assim, operações com garantias, por serem menos arriscadas, são mais vantajosas para as instituições financeiras. Consequentemente, acabam sendo mais vantajosas para os clientes também.

Tipos de empréstimo com garantia

O empréstimo consignado não é o único com garantias. Entretanto, é o melhor entre todos eles. Isso porque as outras formas de oferecer alguma garantia costumam envolver bens de alto valor. Por exemplo: imóveis (incluindo terrenos) e automóveis – às vezes mais do que um.

Entendeu por que o empréstimo consignado é melhor? Porque você não precisa arriscar perder um bem no caso de não conseguir pagar adequadamente.

Como funciona o empréstimo consignado?

Conforme mencionamos anteriormente, o empréstimo é simples. Basta você autorizar a instituição financeira a descontar todos os meses o valor da parcela da sua folha de pagamento. O desconto também pode acontecer da pensão, da folha de pagamento ou da aposentadoria.

Antes que o dinheiro caia na sua conta, o valor da parcela é descontado. Assim, não existe risco de atraso e nem de inadimplência. Afinal, o pagamento não é uma escolha, ele acontece de maneira automática.

Quem pode fazer empréstimo consignado?

O empréstimo consignado tem suas limitações. Trabalhadores autônomos ou prestadores de serviço com ganhos variáveis, por exemplo, não conseguem fazer.

Veja uma lista com exemplos de quem pode solicitar:

  • Aposentados do INSS;
  • Pensionistas do INSS;
  • Pensionistas de órgãos municipais, estaduais e federais;
  • Trabalhadores assalariados CLT;
  • Militares;
  • Pensionistas das Forças Armadas;
  • Servidores públicos.

Ao passo que pode parecer uma lista restrita, vale lembrar que são essas limitações que asseguram as garantias. Consequentemente, isso ajuda a construir as condições com juros mais baixos que são tão atraentes para os clientes.

Apesar de ser aparentemente restrito, o perfil de cliente pode variar bastante. Afinal, como é um crédito com condições vantajosas, acaba atraindo mais interessados.

Idosos, por exemplo, podem aproveitar o crédito descontado da aposentadoria para resolver alguma emergência de saúde. Ou então para fazer uma viagem, adaptar a casa ou trocar de carro.

Em contrapartida, jovens que acabaram de passar em um concurso público, por exemplo, também podem aproveitar. Entretanto, como estão em outro momento da vida, o foco do empréstimo costuma ser na conquista da casa própria.

Quanto tempo demora para liberar o empréstimo consignado?

Assim como as taxas de juros são melhores, a burocracia também costuma ser melhor, ou seja, menor. Dessa forma, o tempo de análise e de aprovação são mais curtos do que em um empréstimo convencional.

As instituições financeiras costumam, por garantia, informar o tempo máximo. Dessa forma, ao solicitar um empréstimo, provavelmente você será informado que o dinheiro pode levar até cinco dias úteis para cair na sua conta. Contudo, na prática o tempo costuma ser mais curto. Dependendo do banco e do valor, o dinheiro pode ser liberado dentro de 48 horas.

Como declarar o empréstimo consignado?

Por fim, vamos tirar uma dúvida a respeito da declaração. Apesar do processo de declaração parecer complicado, preencher a parte do empréstimo consignado é fácil.

Usando o programa oficial da Receita Federal, vá no campo “Dívidas e ônus reais”. Além de preencher informações sobre o empréstimo consignado, lá também é o lugar para declarar outras possíveis dívidas que você pode ter.

Vale lembrar que todos são obrigados a declarar o Imposto de Renda adequadamente.

Leia também: Banco Pan Consignado: saiba tudo sobre esse tipo de empréstimo!

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre o empréstimo consignado.

Se você conhece alguém que está pensando em fazer um empréstimo, compartilhe este conteúdo!

E para mais dicas e informações sobre crédito, juros e empréstimos, continue acompanhando o Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

BTG Digital: Como abrir conta de investimentos no BTG

Próximo

Como calcular juros de empréstimo? Entenda!

Posts Relacionados