O que é CDB

O que é CDB? Tudo sobre esse tipo de investimento

Está cada vez mais fácil fazer render aquele dinheirinho que você tem guardado. As modalidades de investimento estão mais acessíveis e variadas. Um dos mais conhecidos é o CDB. Mas você sabe o que é CDB?

Trata-se de um investimento de renda fixa, aplicações que mostram de início o quanto você terá de juros ao final deles. É um jeito seguro de se investir, que abre pouquíssimas possibilidades de perda de valores.

Dentre os produtos de renda fixa, um dos mais populares é o CDB. Confira tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de investimento.

Leia também: Conta Nubank vale a pena? Entenda o rendimento

O que é e como funciona o CDB?

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um tipo de investimento oferecido pelos bancos. A maioria dos correntistas de instituições bancárias têm acesso ao CDB no seu portfólio de aplicações financeiras.

Os juros que rendem nos investimentos no CDB são gerados pelas movimentações financeiras relacionadas aos depósitos bancários. Nesse sentido, os investimentos em CDB diferem das taxas do CDI, que não é um tipo de investimento, mas a taxa que é gerada nas movimentações entre os próprios bancos.

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

As taxas de juros que incidem sobre o valor investido podem ser pré ou pós-fixadas. Nas pré-fixadas, você sabe na hora o quanto seu dinheiro vai render até o final. Já as pós-fixadas podem estar atreladas a outros índices, como o CDI, fazendo com que o rendimento possa variar.

Investir em CDB é seguro?

Os CDBs são investimentos pouco voláteis, ou seja, há pouca oscilação do valor das taxas. Ao mesmo tempo, existe um tempo pré-fixado para deixar o dinheiro no fundo, mas os juros para retirada antes do tempo costumam ser baixos. No momento da contratação, estará exposto o tempo de liquidez e os juros gerados pelo produto.

O CDB é protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ por conjunto de depósitos e investimento em cada banco. O fundo também garante o limite ao teto de R$ 1 milhão, por período de 4 anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.

Sendo assim, os investimentos em CDB estão entre as aplicações mais seguras disponíveis no mercado.

Leia também: Como funciona o Picpay? Entenda e veja se vale a pena

Vale a pena investir nessa modalidade?

Por ser um investimento de risco baixo, a remuneração também não é a mais alta do mercado. Mas nem por isso os investimentos em CDB não valem a pena serem feitos, especialmente se você é um investidor iniciante.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

O retorno não é tão grande se comparado com o mercado de ações, que pode gerar milhões em um único dia. Mas ao mesmo tempo, esses investimentos possuem alto risco, podendo levar investidores sem experiência à falência financeira.

Já se compararmos aos demais investimentos de renda fixa, como a poupança ou o Tesouro Direto, o CDB tem os melhores rendimentos.

Quais as vantagens desses investimentos?

A principal vantagem dos investimentos em CDB é a disponibilidade desses produtos na maioria das instituições financeiras. Assim, qualquer correntista pode se tornar um investidor em potencial.

Outra vantagem importante do CDB em relação a outros investimentos é possuir maior liquidez em relação a outros produtos. Liquidez é a capacidade que o investidor tem de converter qualquer investimento em dinheiro rapidamente. Você não precisa esperar tanto para retirar o seu dinheiro. Existem CDBs no mercado em que é possível sacar o valor no mesmo dia.

Além disso, é muito fácil aplicar no CDB. Você não precisa de uma corretora de investimentos, por exemplo, para começar a aplicar valores nessa modalidade. Ao mesmo tempo, os CDBs são formas seguras de se aplicar os seus rendimentos.

No caso dos investimentos em CDBs pré-fixados, você consegue saber o quanto a aplicação vai render no momento da contratação. Já nos CDBs pós-fixados, as taxas são variáveis, então a aplicação depende da incidência de outros juros, como o CDI.

O que preciso considerar ao investir em CDB?

Na hora de investir, é sempre importante pontuar quais são as suas prioridades no investimento. No caso do CDB, as perguntas essenciais que você deve fazer na hora de fazer a aplicação é:

  • Em quanto tempo você precisará da aplicação?
  • Qual o índice econômico que tem apresentado os juros mais lucrativos?
  • Você confia na instituição onde está aplicando estes valores?

Você também deve considerar que existem tributações que incidem no valor final do CDB. Pode haver a incidência de dois impostos: o imposto de renda e o IOF. 

Continua após a publicidade

As alíquotas do IOF são cobradas se o resgate do dinheiro for feito em menos de 30 dias do início da aplicação. Já o imposto de renda é cobrado de acordo com o tempo do investimento. Quanto maior o tempo da aplicação, menor é a alíquota do imposto de renda.

Leia também: Como contratar cartão de crédito online? 5 dicas úteis

Como fazer um investimento em CDB?

Para começar a investir em CDB basta abrir uma conta em um banco ou corretora e solicitar o investimento.

Essas instituições oferecem CDBs pré e pós-fixados. Na hora de escolher o produto, o banco ou a corretora devem apresentar os índices que incidem sobre a aplicação. É importante estar atento, no momento da contratação, quais os índices que mais renderam no último ano, por exemplo.

É importante ficar atento também ao prazo de vencimento da aplicação, para que você possa fazer render ao máximo o seu dinheiro.

Aí é só escolher e pronto, você passa a ser um investidor!

Esse texto ajudou você? Acompanhe outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
quanto rende 100 mil na poupança

Quanto rende 100 mil na poupança? Veja se o investimento vale!

Próximo
melhor corretora de investimentos

Qual é a melhor corretora de investimentos? Confira os detalhes

Posts Relacionados
Total
0
Share