Empréstimo Pessoal vale a pena? Entenda!

Related articles

Você já esteve na complicada situação onde precisava de dinheiro de forma rápida para uma emergência, não tinha ninguém para emprestar e não possuía uma reserva financeira? Nessas horas, um empréstimo pessoal é um dos maiores aliados para ajudar você a deixar as contas em dia.

As taxas de juros são menores em relação a outras modalidades, como cartão de crédito e cheque especial e a liberação é rápida – dependendo do seu score de crédito, até instantânea. Vale frisar que após contratar o empréstimo, é extremamente importante pagar as parcelas no prazo para que a dívida não vire uma bola de neve.

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

 

O que é e como funciona o empréstimo pessoal?

Talvez o ponto mais importante aqui seja que você não precisa justificar o motivo do empréstimo, em outras palavras, não é necessário nomear o destino dos valores. Assim, você ganha flexibilidade para usar o dinheiro com produtos, serviços, despesas pessoais, reformas, entre outros.

Continua após a publicidade

Os juros geralmente são fixos e bem mais baixos que os de cartão de crédito ou cheque especial. Há ainda a opção de oferecer um bem próprio como garantia para diminuir ainda mais as taxas de juros, em geral as financeiras aceitam imóveis, veículos ou celulares como garantia.

Para que o contrato de empréstimo seja gerado, o cliente passa por análise de crédito. É válido ressaltar que algumas financeiras fazem empréstimos para negativados ou pessoas com score mais baixo. A análise de crédito também influencia em fatores como valor disponível e taxa de juros.

Os pré-requisitos para solicitar um empréstimo são: ter 18 anos ou mais, possuir um documento de identidade e CPF válidos e residir no Brasil.

 

Vantagens do empréstimo pessoal

Conheça as principais características do empréstimo pessoal:

  • Contratação rápida e fácil;
  • Taxas de juros mais baixas em relação a outras modalidades;
  • Pode ser feito por qualquer pessoa;
  • Pode ser realizado por aplicativos de bancos;
  • Em várias situações, há valores pré-aprovados que caem na hora;
  • Flexibilidade na utilização do dinheiro;
  • Valores liberados entre 1 a 3 dias úteis

 

Quando o empréstimo pessoal é recomendado?

Em geral, emergências são as principais causas para solicitar um empréstimo pessoal: uma reforma em casa, conserto de veículos, despesas médicas ou quitação de dívidas com juros maiores estão entre os pontos mais comuns.

Voltamos a lembrar que é importante sempre agir com responsabilidade em questões financeiras. Faça seu planejamento e reserve uma parte de seu salário para pagar a parcela, assim você evita perder pontos no score de crédito e que sua dívida se torne algo impossível de pagar no médio e longo prazo.

Uma grande facilidade é solicitar que o valor seja debitado de sua conta corrente, assim não corre o risco de esquecer a data de pagamento.

 

Dicas para pedir um empréstimo com segurança

Saiba que uma das coisas mais importantes no ato de solicitar seu empréstimo, é entender que há golpes e taxas abusivas praticadas por empresas de crédito o tempo todo. Dito isso, é muito importante seguir algumas dicas básicas:

  • Procure uma instituição financeira confiável

Bancos consolidados no mercado e financeiras tradicionais são excelentes opções para solicitar seu empréstimo com segurança. Isso porque tudo é feito dentro da lei e amparado pelos órgãos de defesa do consumidor.

Ainda assim, você pode verificar a página do Reclame Aqui e das redes sociais para averiguar as principais reclamações de clientes em relação àquela determinada empresa.

A segurança da sua transação deve vir em primeiro lugar.

 

  • Calcule todos os custos que você terá com o empréstimo

Continua após a publicidade

Quer saber qual cartão de crédito mais combina com você?
Faça o nosso teste gratuito e descubra!

Descubra o cartão de crédito ideal para você

Considere que além do valor emprestado – que será dividido em parcelas, você deverá pagar taxas de manutenção, juros e encargos, além de seguros que muitas vezes são contratados juntos com o empréstimo.

Fique atento a estas informações em seu contrato de empréstimo para não cair em pegadinhas ou pagar taxas abusivas: o papel e a caneta, planilhas e calculadora são seus aliados nisso!

 

Afinal, empréstimo pessoal vale a pena?

Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

De forma geral, é possível dizer que sim

Empréstimos pessoais são excelentes em diversas situações, contudo, como tudo que diz respeito à nossa vida financeira, é preciso agir com extrema cautela para não se afundar em dívidas.

Utilizar a modalidade para coisas importantes e essenciais é uma estratégia inteligente, mas é preciso tomar cuidado, pois às vezes o limiar entre o essencial e o fútil pode ser muito sutil.

Lembrar sempre das responsabilidades financeiras que já temos, fazer cálculos e pesquisas ajudarão você a encontrar a melhor solução para cada situação.

728x90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Cadastre-se e receba dicas, notícias e informações sobre cartões de crédito, contas, bancos e finanças!

    Aceito entrar em contato

    | Publicidade |

    Posts recentes