Conta corrente: como funciona? Qual banco escolher?

Conta corrente: como funciona

Receber o salário, pagar contas e transferir dinheiro. São atitudes simples e corriqueiras da vida adulta. Mas tudo isso pode ser mais rápido, simples e econômico. Para isso, vamos explicar sobre a conta corrente e como funciona.

Continua após a publicidade

Você vai encontrar detalhes sobre a poupança, contas conjunta, de estudante, digital e decifrar as taxas, vantagens e desvantagens. Leia o conteúdo até o final e encontre a melhor conta corrente e como funciona para acessá-la.

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Entenda o que é a conta corrente e como funciona

A conta corrente funciona como uma conta de depósito. É essencial, por exemplo, para você receber o salário de uma empresa, transferir dinheiro, guardar recursos e realizar empréstimos.

Só para você ter uma ideia de como funciona a conta corrente, separamos aqui os principais serviços que você pode acessar ao abrir a sua, veja:

  • Fazer transferências – Com a sua conta corrente é possível movimentar o dinheiro. Você pode optar pelo DOC (Documento de Crédito), PIX ou a TED (Transferência Eletrônica Disponível). Dá para transferir para pessoa do seu mesmo banco ou de fora dele.
  • Saques – De acordo com o banco que você escolher, dá para realizar saques nos caixas eletrônicos da instituição dos de parceiros.
  • Depósitos – Você utiliza os recursos dos terminais de atendimento para incluir dinheiro na sua conta corrente. Se for uma conta digital, existem diversos procedimentos para realizar esse depósito.
  • Empréstimos – É possível contratar os serviços de crédito que estão disponíveis na sua instituição financeira. Existe o limite de cheque especial, saque no cartão de crédito, financiamentos e muito mais.
  • Cheques – Dá para emitir folhas de cheques para o pagamento de contas.
  • Cartão de Débito e Cartão de Crédito – De acordo com a sua movimentação, o limite do cartão de crédito pode ser aumentado. Inclusive, você pode utilizar esse recurso para facilitar o seu dia a dia financeiro e aproveitar outras vantagens.
  • Contratação de seguros – Você pode proteger a sua família e os seus bens com a contratação de um seguro saúde, de automóveis, além de uma previdência e outros serviços.
  • Contratar corretora – Faça os próprios investimentos contratando o serviço da sua instituição financeira de forma simples e rápida. Afinal, com um relacionamento estabelecido com o banco, será mais ágil investir os recursos.

Ainda está em dúvida sobre a conta corrente e como funciona? Para você decifrar as vantagens e como ela pode apoiar a sua vida financeira, separamos mais algumas informações. Veja o que as instituições financeiras oferecem em troca de guardar o seu recurso:

  • Segurança do dinheiro;
  • Parcelamento de contas;
  • Facilidade em pagamentos;
  • Acesso a empréstimo e financiamento;
  • Transferência bancária.

Tipos de conta corrente e como funciona

Entenda primeiro que a sua conta corrente não faz o dinheiro render, mesmo se ele ficar parado por lá. No entanto, existe a conta poupança. Ela deixa o seu dinheiro render, mas existem algumas considerações sobre ser ou não um bom investimento – vamos explicar isso mais adiante.

Continua após a publicidade

Conheça os principais tipos de conta corrente e como funcionam:

Conta corrente gratuita

Você pode abrir a sua conta e não precisa pagar nada por isso. Esse é um direito garantido pelo Banco Central e você pode solicitar qualquer cancelamento de taxa em qualquer instituição financeira. Só que, nesse caso, é importante entender o tipo de conta corrente e como funciona esse perfil, veja:

  • Quatro saques por mês;
  • Depósito mínimo: para manter a gratuidade, alguns bancos exigem um depósito de um determinado valor;
  • Duas transferências bancárias;
  • Dez folhas de cheque por mês;
  • Consultas pela internet;
  • Fornecimento de cartão com função de débito;
  • Dois extratos bancários por mês.
Continua após a publicidade

Esses são os serviços essenciais que você terá direito. Se exceder qualquer um deles, pagará uma taxa extra pela utilização.

Conta corrente com mensalidade

Continua após a publicidade

Nesse caso, você utiliza todos os serviços e não paga taxa extra. No entanto, existe uma tarifa de R$ 4,00 a R$ 300 por mês. Leia com cuidado os serviços oferecidos na conta corrente e como eles funcionam.

Conta digital

É uma boa opção para quem ainda está descobrindo a conta corrente e como funciona. A abertura é totalmente online e feita pelo site da instituição digital que você escolher. Todas as transações são realizadas pelo app do banco digital. Existem boas e várias opções no mercado. De forma geral, essa conta digital não tem custo.

Conta conjunta

Feita para que pessoas da mesma família ou conhecidos possam movimentar igualmente a conta corrente. Basta vincular os CPFs e ter acesso, contribuir e sacar valores.

Conta para estudantes

Continua após a publicidade

💳 O cartão de crédito Banco PAN não tem anuidade e tem fácil aprovação.

Solicite o seu!

Esse é um tipo de conta corrente destinado exclusivamente para os estudantes e com taxas isentas ou muito baixas. As contas correntes estudantis estão normalmente disponíveis para alunos com idades entre 17 e 24 anos.

Poupança

A conta poupança pode estar vinculada à sua conta corrente. A diferença, é que se o seu dinheiro permanecer na poupança, ele vai render algum juro. No entanto, os serviços de transferência, saques e etc. são limitados. Veja como investir utilizando a poupança:

Continua após a publicidade

Antigamente a poupança rendia 0,5% + taxa referencial (TR). Houve algumas mudanças e os depósitos realizados a partir de 04/05/2012 passaram a ser calculado da seguinte forma:

  • – Taxa SELIC acima de 8,5% ao ano: 0,5% + TR
  • – Taxa SELIC igual ou abaixo de 8,5% ao ano: 70% da SELIC + TR

Gostou das dicas? Temos mais conteúdos no blog do Meu Portal financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
como usar o mercadopago

O que é e como usar o Mercado Pago? Saiba todos os detalhes

Próximo
Empréstimo com débito em conta

Como funciona o empréstimo com débito em conta?

Posts Relacionados