O Pix não chegou na conta: veja aqui o que fazer!

Seu PIX não chegou na conta ou está com problemas? Aqui você vai ver como identificar se seu banco está com problemas e como você pode resolver a situação em alguns casos

Desde que o Banco Central (BC) o lançou, o Pix se tornou um sucesso de público. Afinal, uma operação que não cobra nada e que, de acordo com o BC, pode levar apenas 10 segundos, definitivamente tem seu valor. Porém, o que fazer quando, após você mandar, o Pix não chegou?

Primeiro, não é motivo para desespero. Isso porque pode ser que ele só esteja “trancado” no servidor de pagamento. Explicaremos ao longo do texto, mas por agora basta saber que, dependendo da transação, o servidor pode querer verificar sua segurança.

Existe também a hipótese de golpe, ou de um erro na hora de mandar. Nesse texto vamos explicar quais os cuidados que você deve tomar para não cair em fraudes e ter, dessa forma, uma vida financeira mais segura.

Leia mais: Como abrir conta no BTG Banking? Veja o passo a passo aqui!

O Pix não chegou, e agora?

Você acabou de pagar um empréstimo a um amigo e já faz algumas dezenas de minutos que o dinheiro não “cai”? Aproveite para checar se mandou os dados corretamente e conferir qual hora você fez a transferência. Isso porque, embora possa ser tão rápido quanto 10 segundos, o Pix pode demorar uma hora até cair na conta.

É isso mesmo que você leu: às vezes o Pix não é tão instantâneo assim. Existem vários motivos para o atraso ocorrer. Pode ser que ele esteja sendo processado por um Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) muito burocrático. Ou que a transação foi muito além do valor habitual e, por isso, tenha despertado um alerta.

Por algum desses motivos, é razoável que seu Pix não chegue em alguns segundos. Se, ao final de uma hora, o dinheiro não tiver chegado ao destino, nem voltado ao remetente, aí estaremos com problemas. Mas para isso, também, há um jeito. É o que veremos agora.

Leia também: Descubra o cartão de crédito do seu jeito no BTG Pactual

O que fazer quando o Pix não chegou em mais de uma hora?

Como dito acima, só estamos em uma situação realmente anormal quando o Pix demora mais de uma hora. Isso não quer dizer que você foi roubado, mas que algum problema ocorreu. Pode ter sido uma falha no servidor, ou suspeita de fraude e, é claro, erro humano – é sempre bom checar várias vezes antes de mandar.

Primeiramente, você deve entrar em contato com o SAC da empresa – isto é, do banco, carteira digital ou qualquer plataforma que você esteja usando. Caso tenha havido um erro nos servidores deles, há uma obrigação de resolver o problema.

No entanto, sabemos que o atendimento de algumas empresas é, para dizer o mínimo, menos que o ideal. Nesse caso, o próximo nível é falar com a ouvidoria. Enquanto o SAC é uma instância “normal” de atendimento ao cliente, a ouvidoria já pressupõe que algo está errado.

O Pix não chegou e o banco não fez nada, o que faço?

Todo mundo tem uma história de terror com o atendimento de empresas. De qualquer modo, é o momento de botar a boca no mundo. Em casos mais extremos, você pode querer judicializar a questão, isto é, levar o assunto para os tribunais.

Faça um post no Reclame Aqui

Como já está no próprio nome, o Reclame Aqui é um site onde você compartilha problemas com determinados serviços. As empresas se importam em aumentar a nota nessa plataforma, pois muita gente usa o site para decidir qual serviço escolher. Então, caso você a utilize, é provável que alguém te responda.

Use as redes sociais

Redes sociais são um lugar ótimo para vender seu produto, mas também uma forma excelente de perder credibilidade caso as pessoas reclamem sem resposta. Dessa forma, constranger empresas nas redes é um jeito de fazê-las ouvir sua reclamação.

Meios jurídicos

Caso nada funcione, você pode usar este link para a página de defesa do consumidor do governo. Além disso, pode abrir uma reclamação junto ao Procon do seu Estado. Outra possibilidade é registrar uma reclamação no Banco Central, algo que pode ser feito por qualquer pessoa sobre qualquer serviço na área financeira. Isso pode, inclusive, ajudar a resolver a questão para outras pessoas que tenham o mesmo problema.

Saiba mais: Bancos fora do ar hoje? Veja o que fazer

Cuidados ao fazer um Pix

Sempre tenha em mente que qualquer operação financeira digital envolve certo risco. Isso não deve te afastar da tecnologia, mas estimular a saber quais cuidados tomar. Afinal, saímos todos os dias na rua e andamos de carro, mesmo sabendo que existem os riscos de atropelamentos e acidentes. É tudo uma questão de saber se prevenir.

Assim, quando for fazer um Pix confira se os números da chave conferem, se o nome do beneficiário também confere. Isso ajuda a prevenir contra golpes e simples enganos. O stress que não conferir pode gerar é muito maior do que o esforço colocado em dar uma olhadinha a mais antes de enviar!

Quer saber mais sobre Pix e outras tecnologias financeiras? Continue acompanhando nosso blog! No Meu Portal Financeiro você fica sabendo das melhores formas de lidar com o seu dinheiro e, quem sabe, até fazê-lo crescer!