💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

WTI

WTI é um tipo de petróleo bastante denso, produzido nos Estados Unidos. Pode ser encontrada no Texas, Louisiana e Dakota do Norte.

Ele tende a ser mais caro que o Brent porque é mais pesado e mais difícil de refinar. Também pode ser mais caro para extrair.

De acordo com a EIA, West Texas Intermediate (WTI) é um fluxo de petróleo bruto produzido no Texas ou no sul de Oklahoma. Serve como referência e ajuda a definir os preços do petróleo.

Há também outros fluxos dos EUA, como o Light Louisiana Sweet (LLS), Poseidon e o Mars, ambos produzidos na Louisiana e no Southern Green Canyon do Texas.

Os óleos WTI ou BRENT são os dois tipos mais significativos de petróleo negociados na bolsa. A Petrobras usa preços do BRENT assim como é feito na Europa.

Investimento Direto em Petróleo

Os ETFs permitem que você invista diretamente em petróleo. Esses fundos também podem ser negociados em bolsas de valores como ações.

O BNO ETF permite que os investidores invistam em qualquer país por meio de uma corretora no exterior. O ETF BNO também investe em contratos futuros de petróleo, mas este é do tipo BRENT via “ICE Futures Exchange”.

Se você tiver uma conta, é possível abrir ETFs no exterior.

O Brasil permite o investimento indireto em empresas estrangeiras que exploram petróleo por meio de um BDR.

BIYE39 é um BDR brasileiro negociado em bolsa. Ele investe em um ETF chamado iShares U.S. Energy.

Termos relacionados

Tributos

O que são tributos? Em poucas palavras, um tributo é uma taxa, ou encargo financeiro, cobrado por alguma organização governamental sobre os bens e serviços

Ler mais

Análise Fundamentalista

A Análise Fundamentalista é um tipo de análise contábil e financeira que se concentra na saúde e nas demonstrações financeiras das empresas. O método considera

Ler mais

Acordo da Basileia

O Acordo de Basileia é um conjunto de regras para os bancos. O Acordo foi introduzido em 1988 e visava melhorar a adequação do capital.

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter