VWAP

VWAP significa Preço Médio Ponderado por Volume e é uma ferramenta útil para negociação. Ele calcula o preço médio de um título em um período especificado.

O cálculo pode ser baseado na sessão de troca, na sessão primária ou em sessões definidas personalizadas. Tal como acontece com outros indicadores, há um atraso entre o VWAP e o preço real.

É mais adequado para análise intradiária. Além disso, não se limita à negociação do dia. O valor de um dia de dados pode ser representado por centenas de períodos.

Análise técnica com VWAP

O VWAP é uma importante ferramenta de análise técnica. Ele mede o preço médio das ações, ponderado pelo volume, e é comumente usado com gráficos intradiários para determinar a direção geral do mercado.

Semelhante a uma média móvel, o VWAP é um indicador de atraso e só funciona quando possui dados anteriores.

Por isso, o VWAP é frequentemente usado por traders que desejam encontrar preços atraentes. No entanto, os comerciantes devem ter em mente que esta ferramenta não deve ser considerada um valor absoluto.

Um volume alto significa que o preço está subindo. Um volume baixo significa que o estoque está caindo.

O volume alto indica que uma ação está subindo. Se cair, é para baixo.

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback

Esta é uma indicação de que o mercado atingiu o fundo. Além disso, o VWAP é um indicador de atraso, o que significa que é baseado em dados anteriores.

Como tal, não pode ajudá-lo a fazer previsões. Além disso, é um indicador de atraso, portanto, não é útil para determinar o ponto de entrada de uma negociação.

Termos relacionados

IRRF

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é o imposto IRRF e como ele é calculado. Trata-se de uma obrigação tributária cobrada de alguns trabalhadores

Ler mais

G7

O Grupo dos Sete é um fórum político intergovernamental composto por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Historicamente, tem sido uma

Ler mais

Indexação

A indexação é um processo que permite aos investidores armazenar as informações de muitas ações diferentes em um único portfólio. Isso permite que o investidor

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter