💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

VPL

A ideia básica por trás do valor presente líquido é medir os benefícios de um investimento ao longo do tempo. Esse cálculo é baseado na estimativa de condições financeiras futuras e na realização de previsões sobre o desempenho de um determinado ativo ou investimento.

A fórmula do valor presente líquido usa premissas sobre o desempenho futuro de um projeto, incluindo uma estimativa da taxa interna de retorno. A taxa interna de retorno pode ser uma estimativa de pagamentos periódicos, como dividendos, participação nos lucros, recompras de ações e outros eventos financeiros.

Conceito do VPL

O conceito de valor presente líquido é simples e intuitivo: a diferença entre um investimento inicial e o fluxo de caixa futuro oferece a oportunidade de avaliar o valor presente dos retornos futuros. Em última análise, os investidores querem que seu investimento retorne mais do que seu investimento inicial para compensar o valor do dinheiro no tempo.

O valor presente líquido é uma ferramenta que pode ajudar os profissionais de marketing a determinar o potencial de crescimento de um projeto. Também ajuda a determinar o valor dos orçamentos de capital e avaliação de investimentos.

Quando ocorre o VPL negativo?

Um valor presente líquido negativo ocorre quando a taxa de retorno é menor do que a taxa de retorno esperada. Embora esta seja uma situação ruim, isso não significa que o projeto irá falhar. No segundo exemplo, o valor presente líquido calculado é mais que o dobro do investimento da Love Flies Co.

Nesse caso, o investimento da Love Flies Co. é significativamente menor que o da Buds and Meadows. Um valor presente líquido negativo não é uma coisa boa, mas pode ajudar a tornar um projeto mais atraente.

Como calcular o VPL?

Uma maneira de calcular o Valor Presente Líquido é combinando fluxos de caixa descontados e livres. Então, você deve levar em consideração os custos de oportunidade de investir.

Por exemplo, se você recebe US $1 milhão hoje e espera ganhar US $25.000 por mês durante cinco anos, é melhor comprar equipamentos do que investir o dinheiro no mercado de ações. Investir no equipamento significa que você pode obter uma taxa de retorno maior do que se investisse o dinheiro no mercado de ações.

Uma empresa que oferece serviços de paisagismo pode querer adquirir novos equipamentos. O equipamento custará $6.000 e aumentará o fluxo de caixa anual em $2.200. O equipamento deve durar seis anos e não tem valor residual. A direção da empresa quer um retorno de 20% sobre todos os seus investimentos.

O cálculo do VPL revelará se deve ou não investir no equipamento. Um VPL positivo indica que a compra do equipamento deve ser considerada. Um VPL negativo, por outro lado, significa que a empresa deve evitar o investimento.

Termos relacionados

IBOVESPA

Já escutou por aí que o Ibovespa subiu? Ou então que caiu? Você está começando a operar na bolsa de valores e tem expectativas que

Ler mais

FIDC

O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios também é conhecido como FIDC. Este fundo pode ser utilizado para aquisição de direitos creditórios. O FIDC tem

Ler mais

Balança Comercial

A balança comercial é uma parte significativa do ativo circulante de um país. Ele mede a renda líquida de um país de investimentos globais.  Em

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter