💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Volatilidade de Mercado

Ao procurar investir, você deve entender que a volatilidade do mercado afeta tanto os retornos quanto os riscos.

Para gerenciar os riscos e aumentar seus lucros, você deve diversificar seu portfólio. Por exemplo, um portfólio Acorns inclui exposição a milhares de ações e títulos, e você pode iniciar seu portfólio por apenas US $5.

Durante períodos de alta volatilidade, você deve observar cuidadosamente as ações em tendência. Se essas ações estão subindo ou descendo, você precisa prestar atenção a elas.

Causas da volatilidade de mercado

Entre as causas mais comuns da volatilidade do mercado estão os eventos políticos e os desastres naturais.

Por exemplo, se houver um terremoto em uma área produtora de petróleo, o preço do petróleo pode disparar, causando consequências globais. Por isso, é importante estar atento às notícias e investir de acordo.

Independentemente da causa, a volatilidade é um resultado inevitável de eventos econômicos e políticos. Você deve saber quando e onde investir em tais títulos. Dessa forma, você pode se beneficiar dos altos e baixos do mercado.

As maiores causas da volatilidade do mercado são incertezas e notícias. Quando novos produtos são lançados, investidores e consumidores correm para os mercados. Quando o hype é real, os investidores fogem das marcas problemáticas e os preços caem.

O mercado deve determinar se esses eventos afetarão a economia. Em muitos casos, a mídia não divulga notícias sobre volatilidade, e isso cria um ambiente volátil.

Se você tem acompanhado as notícias, pode ver por que é tão importante entender os fatores que contribuem para a volatilidade do mercado.

Estratégias adaptáveis ao mercado

Se você precisa de liquidez de curto prazo, uma estratégia de investimento menos volátil pode ser adequada para você. No entanto, se você precisar de dinheiro para suas necessidades de curto prazo, considere outras estratégias de investimento menos voláteis.

Se você estiver perto da aposentadoria, é importante reequilibrar suas participações para incluir mais renda fixa e títulos. A chave é entender o impacto da volatilidade do mercado. Se você precisar se aposentar em breve, considere reequilibrar seu portfólio.

A volatilidade do mercado também pode ser desencadeada por eventos externos. A recente pandemia de COVID-19 na África do Sul foi um bom exemplo disso. O medo de uma pandemia nos EUA afetou os dois países. Embora tenha durado apenas alguns dias, a recessão global afetou os mercados de ações em outros países. A crise financeira de 2008-11 criou muito mais incerteza e pânico, fazendo com que o mercado de ações subisse ainda mais. Foi um grande golpe para o sistema financeiro.

O mercado está sempre tentando avaliar tudo o que está acontecendo. Outros eventos reais criam incerteza, e o mercado deve descobrir como esses eventos afetarão os mercados.

Os momentos mais voláteis são os momentos em que você precisa mover seu dinheiro para um investimento de baixa volatilidade. Este é o melhor momento para iniciar um portfólio.

Termos relacionados

Subprime

Se você está interessado em comprar uma casa, provavelmente já ouviu falar de empréstimos subprime. Se sim, você não está sozinho. Os credores subprime normalmente

Ler mais

Dólar Futuro

O dólar americano é a principal moeda de reserva do mundo, representando cerca de 60% das reservas do banco central. É também a unidade padrão

Ler mais

G8

O G8 é um grupo de oito países altamente industrializados que se reúne todos os anos para discutir questões globais. O objetivo das reuniões é

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter